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ToggleMedidas Provisórias e Compliance Trabalhista – Um guia Para Manter A Folha De Pagamento De Acordo Com A Lei
Finanças Apertando E Folha De Pagamento Cara Demais, Entenda Como Dar Um Fim A Esse Dilema Fazendo Uso Do Compliance Trabalhista E Das Medidas Provisórias Vigentes!
Não é novidade alguma afirmar que a pandemia abalou as estruturas financeiras das empresas que lutam para se manter no mercado.
Contudo, ainda com o ano no seu segundo semestre, são poucas as empresas que podem afirmar ter o que é necessário para “respirar” com tranquilidade.
Tanto o cenário incerto quanto as adaptações constantes vêm dificultando a tranquilidade dos empresários e um velho problema financeiro está se tornando cada vez mais duro se enfrentar a cada mês…
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A Contábil Rio pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Portanto, no artigo de hoje, vamos te mostrar como pegar todos esses aspectos e solucioná-los de maneira segura, progressiva e metódica, mas que, decerto, poderá salvar a sua empresa para que aproveite bastante os lucros de um período melhor.
Então, sem mais introduções, vamos escancarar de vez essa ferida que vem impedindo a sua empresa de crescer para que, assim, possamos finalmente curá-la efetivamente.
O problema do “jeitinho de fazer as coisas” é que ele é frágil demais!
Antes de tudo abordarmos o tema com maior profundidade, sim, este artigo fala sobre compliance trabalhista e sobre a utilização das medidas provisórias no seu negócio.
Porém, antes de chegarmos com clareza a esses tópicos, primeiro, é necessário que você identifique um erro que não dá mais para levar adiante dentro das empresas – e que pode estar acontecendo na sua sem que você saiba!
A verdade é que a burocracia brasileira é extensa, cansativa e complexa, no entanto, mesmo assim precisa ser seguida para que o seu negócio opere sem maiores preocupações – mesmo que isso custe mais para o seu caixa.
Portanto, em meio à crise que enfrentamos, manter essas burocracias se tornou um desafio ainda maior e quando falamos da área trabalhista, o menor erro pode te custar muito mais do que você esperava!
O momento é difícil para todos – tanto para colaboradores quanto para empregadores -, mas deixar de fazer a sua parte, no mínimo aspecto que seja, significa abrir portas para a saída do seu capital.
Produtividade é importante, mas cumprir com seus deveres como empregador é essencial para que sua empresa não pague por um erro que pode custar muito mais do que um multa trabalhista.
Sendo assim, quando falamos em compliance – ou conformidade, traduzido do inglês – falamos sobre a segurança que sua empresa precisa para não sofrer com maiores perdas em um momento tão frágil.
Contudo, vamos explicar com mais detalhes o compliance trabalhista…
O que é compliance trabalhista?
Compliance trabalhista é o serviço pelo qual uma empresa monitora e corrige todas as irregularidades referentes às relações trabalhistas do negócio ao qual, presta seus serviços.
Em outras palavras, é o processo pelo qual você se assegura de não fazer algo errado.
Sendo assim, valores como ética, transparência e compromisso com os colaboradores podem ser plenamente sustentados por qualquer negócio que tenha em seu escopo a plena conformidade trabalhista.
E, sabendo disso tudo, te convidamos, agora, a acertar as contas e evitar que elas custem ainda mais por conta de processos trabalhistas…
Como lidar com seus colaboradores em meio à crise?
Portanto, agora que sabemos o que as empresas têm passado e a importância de se manter em conformidade com a sua folha de pagamento, também é preciso pensar no seu lado, ou seja, em como você, empregador, pode obter retornos sobre todo esse esforço que é dedicado ao sucesso do seu negócio.
Dessa forma, te apresentamos o nosso guia para manter a sua folha de pagamento em acordo com a lei:
Guia para manter sua folha de pagamento de acordo com a lei
#1 – O ideal é se manter em legalidade
Como destacamos até aqui, o segredo para se livrar de problemas é não fazer parte deles…
Porém, quando não há mais alternativas, o melhor é parar, analisar e identificar as melhores soluções para o seu negócio.
Visto isso, começando mesmo que hoje, você pode apurar quais são as pendências do seu negócio com o Ministério do Trabalho e órgãos competentes e dar um fim às pontas soltas do seu negócio.
#2 – Saiba o momento de reconhecer o erro
Com tudo em ordem – ou pelo menos caminhando para a ordem – chega o momento de saber identificar as más decisões do seu negócio…
Que podem vir desde contratações ineficientes até mesmo a escolha de um regime de tributação que não favoreça as suas finanças – na verdade, como são suas finanças que garantem os salários, cada detalhe conta.
Sendo assim, é momento de agir!
#3 – Planejamento e organização
O processo de transição se inicia com o planejamento das suas ações contábeis, financeiras, fiscais e, principalmente, trabalhistas, onde será necessário muito cuidado com suas contribuições à Receita Federal, à Previdência, além das plenas condições de trabalho dos seus colaboradores.
Mas colocando as contas na ponta do lápis – ou em uma planilha de fluxo de caixa, preferencialmente – é possível reorganizar cargos, salários, fornecedores, contas a receber e finalmente achar a “luz no fim do túnel”.
#4 – Fique de olho na rotatividade e amplie seu capital de giro
E, já que entramos em um nível mais técnico e gerencial das suas tomadas de decisão, o melhor é contar com o auxílio de um escritório de contabilidade no Rio de Janeiro experiente e capacitado.
Desse modo, você poderá analisar seus indicadores de desempenho com muito mais precisão, sabendo exatamente quando a sua empresa está ganhando ou perdendo dinheiro – mesmo que isso não apareça com clareza em seu saldo bancário.
Portanto, nós, da Contábil Rio, podemos te ajudar no monitoramento tanto da sua rotatividade, te dando dados preciosos para que evite um furo financeiro e produtivo dentro do seu negócio, além de proporcionar uma otimização fiscal e contábil capaz de otimizar o seu capital de giro, trazendo assim maior tranquilidade para que seu negócio enfrente os desafios do momento atual.
Aliás, já que falamos em ampliar o seu capital de giro, por que não falar agora mesmo das Medidas Provisórias e como elas podem te ajudar?
O auxílio das medidas provisórias
Infelizmente, a maior medida provisória que dava auxílio às empresas que enfrentam problemas com a folha de pagamento perdeu sua validade no dia 19 de julho de 2020, como previsto no Ato Declaratório Do Presidente Da Mesa Do Congresso Nacional Nº 92, De 2020.
Contudo, mesmo sem essa grande ajuda dada pelo Governo, é necessário que você se atente tanto às regras da CLT quanto às Medidas Provisórias que estão em vigência e que concedem facilidade de crédito – principalmente a empresas do Simples Nacional.
Na verdade, tais Medidas vão desde o adiamento de pagamentos tributários até a concessão de crédito facilitado – o que amplia o seu capital de giro.
Porém, é preciso se atentar para que a ajuda não saia cara, posteriormente!
Visto isso, ressaltamos o auxílio de um escritório contábil experiente e muito bem preparado para guiar a sua empresa às melhores ações,com comprometimento e conformidade com o seu sucesso.
No entanto, caso queira conhecer essas medidas provisórias e entender como elas funcionam, é possível acessar este site do Congresso Nacional, onde se mantêm atualizadas todas as Medidas Provisórias em tramitação:
Medidas Provisórias | Em tramitação
#5 – Com controle e compromisso tudo caminhará bem
Então, não se esqueça, apenas mantenha o controle e compliance trabalhista que tudo dará certo e a sua folha de pagamento continuará gerando empregos – em vez de preocupações!
O ideal é contar com alguém que esteja ao seu lado, independente dos momentos adversos, assim, você mantém o controle sobre suas obrigações com segurança e de maneira otimizada, focando apenas na sua produção e deixando as burocracias na mão de quem entende do assunto.
Rotinas de um departamento pessoal
E já que estamos falando tanto de se contar com alguém preparado, vamos entender com melhor esclarecimento quais são as rotinas de um departamento pessoal bem gerido e que pode manter sua empresa blindada de problemas trabalhistas;
Pagamento de Colaboradores
O essencial é remunerar aquelas que garantem a sua produção, contudo, mesmo no básico podem surgir problemas pequenos, mas que saem caros ao longo prazo, como:
- Atrasos;
- Apurações ineficientes;
- Incompatibilidades de remunerações; e por aí vai…
Não estamos dizendo que erros assim nunca irão acontecer, mas repeti-los ou até mantê-los e o mesmo que deixar a sua saúde financeira à beira de um penhasco de solo árido.
Portanto, o ideal, como destacamos, é lembrar-se de que o seu capital é a fonte de vitalidade da empresa e que todas as demais ações refletem na disponibilidade do mesmo para realizar o pagamento dos seus funcionários.
Sendo assim, desde as contribuições previdenciárias, à Receita, cálculo de benefícios e adicionais e até mesmo do 13º, você deve se atentar à melhor execução possível.
Adequação à CLT
Outro ponto muito importante é garantir que as condições de trabalho sejam favoráveis aos profissionais.
Desse modo, todos poderão exercer suas atividades com máximo desempenho e produtividade.
Do contrário, você não perderá apenas isso, como também muito tempo e recursos com adaptações e multas geradas pela falta de atenção ao seu capital humano.
Lembre-se que uma gestão efetiva é cautelosa – e nem sempre você conseguirá dar esse nível de atenção a todos os setores do seu negócio.
Portanto, contar com auxílio especializado vai além da simples segurança de uma boa execução, mas é focado também no crescimento progressivo do seu negócio, assim tanto empregados quanto empregadores podem se manter mais tranquilos, mesmo em meio à crise que vivemos, pois terão seus direitos e seus deveres sem cumpridos em dia e com a cautela necessária.
O melhor é prevenir, sempre!
Portanto, não há ditado melhor que defina o compliance do que esse:
“Melhor prevenir do que remediar!”
Afinal, todos os medicamentos que irão curar a sua empresa podem ser caros demais e, de maneira contraditória, podem matar o seu negócio.
Então, corrija-se, alinhe sua empresa com a legislação e faça o básico – mas bem feito – para manter seu negócio em dia com quem ele precisa estar – sejam seus colabores, sejam seus clientes, sejam seus fornecedores ou a legislação.
E, para tudo isso, lembre-se que você pode contar conosco, da Contábil Rio!
Conte com um escritório de contabilidade no Rio de Janeiro que garante o compliance ao seu negócio!
Desde 1955, trabalhamos focados em auxiliar empresários a realizarem os seus sonhos de todos que compõem seus negócios, de maneira transparente e comprometida com seus resultados.
Já enfrentamos muitas crises, baixas e momentos de aperto, porém, sempre com dedicação e focados em fazer o correto da melhor forma possível…
E é justamente por isso que estamos aqui, hoje, oferecemos os nossos serviços para que você também possa se manter em compliance trabalhista em um momento onde todos tentam “dar o seu jeito”.
Manter a convicção em suas ações é o que te faz um empresário ou empresário de sucesso, que contrata, emprega e gera renda a outras famílias que também passam por esse momento difícil…
E é entendendo com clareza – e vivenciando – isso que entendemos a nossa mão a você, como sinal de uma parceria duradoura e de muito sucesso.
Podemos te ajudar não só com a compliance trabalhista, como também com a gestão dos seus tributos, das suas finanças e da sua contabilidade.
Sempre com o foco principal no seu sucesso!
Portanto, caso queira firmar essa parceria, basta acessar esta página agora mesmo e falar com um de nossos especialistas em contabilidade: Assessoria Contábil.
Esperamos o seu contato para a transformação e crescimento dos nossos negócios!