Conhecimento de embarque é um assunto que frequentemente gera dúvidas em quem trabalha com importação. A questão básica é como o documento deve ser preenchido. Afinal, o conhecimento de embarque é essencial para as atividades de importação.
Neste artigo, você entenderá o que é conhecimento de embarque e qual sua função. Além disso, vai descobrir como efetuar o preenchimento correto do conhecimento de embarque.
Siga lendo, e aprenda tudo o que precisa sobre bill of lading ou conhecimento de embarque. Se você trabalha com importação, não pode deixar de se informar sobre esse processo.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Contábil Rio pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
O que é conhecimento de embarque?
Conhecimento de embarque – bill of lading – é um documento emitido pelo transportador de vital importância para empresas que trabalham no comércio exterior.
Este documento:
- realiza a descrição da quantidade e do tipo de mercadorias que vão ser embarcadas;
- possui dados sobre o embarcador, portos (aeroportos) do embarque, consignatário, descarga, transportador, nome do avião ou navio e custos do frete;
- consiste em um documento, como dito acima, que é emitido pelo transportador. Estão aptos a assiná-lo: comandante do navio e agência aérea ou marítima que representem o transportador através de seu nome.
Modalidades de conhecimento de embarque
Há diferentes tipos de conhecimento de embarque, podendo ser classificados essencialmente como:
- Porto a porto: documento que realiza a cobertura da carga apenas na trajetória marítima. Ou seja, do porto em que ocorreu o embarque ao porto de destino. É, em geral, emitido para embarques em navios com linhas regulares;
- Multimodal: conhecidos como through bill of lading, ocorre quando um transporte para uma mercadoria é contratado através de um armador, sendo que os trajetos ponto a ponto, porto a porto ou ponto a porto são cobrados.
Neste caso, é coberto o transporte do produto através de mais de um modal. Isso significa que o transportador assume maiores responsabilidades sobre o transporte do produto entre portos ou pontos previamente acordados. O frete é combinado antes. A opção é adequada para o exportador cuja função se resuma a fornecer o produto ao transportador;
- Charter party bill of lading: referente a uma carga única ou uma das que forem únicas em um navio. Envolve poucos embarcadores e sua emissão não é destinada a navios com linha regular, tampouco admitida por consignatários. Isso porque não há afretamento, apenas reservas de espaços.
Seja como for, as funções do conhecimento de embarque, em geral, são 3:
- Contrato de transporte entre embarcador e transportador;
- Recibo de entrega do produto a bordo de um navio ou a um transportador: trata-se de um comprovante do armador de recebimento da mercadoria transportada;
- Título de crédito, ou seja, documento para resgatar uma carga através do transportador, no ponto final da trajetória, previamente acertado.
Como preencher o conhecimento de embarque
O documento deve ser preenchido no verso, constando os dados sobre embarque e armador. Preencha de acordo com o que é pedido em cada campo, evitando multas por erros.
Algumas informações obrigatórias são o CNPJ do importador; NCM; tipo de frete e seu valor, e ainda poderão aparecer:
- data de emissão;
- nome da organização emissora;
- número de conhecimento;
- nome do navio e sua rota;
- consignatário;
- embarcador;
- notificado;
- destino;
- pontos ou portos de embarque,
- tipo e características das mercadorias: peso bruto, embalagem, quantidade, volume, entre outros;
- container e suas peculiaridades ou o palle e
- local de pagamento e frete.
Esperamos que você tenha conseguido entender o que é o documento chamado conhecimento de embarque e como preenchê-lo. Se gostou do conteúdo, compartilhe! Deixe seus comentários e suas dúvidas e iremos respondê-lo.
Entre em contato com nosso Departamento Fiscal para Importação e Exportação e conte com a ajuda dos melhores especialistas quando o assunto é comércio internacional.