Você sabe qual é o maior mercado online do Brasil? É o Mercado Livre. Provavelmente você já ouviu falar, visitou e quem sabe até fez compras nesse site.
Mas será que realmente vale a pena montar loja no Mercado Livre?
É sobre isso que vamos falar neste artigo. Primeiramente, vamos explicar o que é e como funciona este gigantesco marketplace, e então mostrar dicas para montar sua loja no Mercado Livre.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Contábil Rio pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Nesse artigo você vai ver:
ToggleO que é o Mercado Livre?
O Mercado Livre é um marketplace – tipo de canal de vendas que se tornou febre na Internet. Ou seja, consiste em um tipo de shopping virtual, pois reúne várias lojas, vendedores e compradores: uma imensa vitrine. Uma vitrine visualizada por quase 35 milhões de usuários cadastrados (dados estimados em 2019).
O marketplace foi criado no ano de 1999 por dois economistas, Hernan Kazah e Marcos Galperin. O site tem, portanto, 20 anos de história. Com o tempo, foi se aperfeiçoando, crescendo exponencialmente e ampliando seus recursos.
O Mercado Livre é um local em que pessoas físicas e pessoas jurídicas podem comprar e vender de forma rápida, simples e muitas vezes com preços competitivos. É notável a variedade de mercadorias, e você pode avaliar a confiabilidade do vendedor ou comprador através das avaliações que ele recebeu, além do volume de vendas ou compras finalizadas.
Ele também categoriza seus vendedores e compradores em diferentes status, conforme se tornam mais ativos e mais confiáveis no site.
Imagine um mercado público de uma grande cidade, só que na web e mais organizado, com normas específicas e recursos tecnológicos: esse é o Mercado Livre, um site que se tornou referência em compra e venda de produtos e vem adquirindo cada vez mais credibilidade.
Vale a pena montar loja no Mercado Livre?
A resposta mais sucinta é: depende. Depende do seu negócio, dos seus objetivos, dos seus recursos. Existe uma disputa entre vendedores sobre loja virtual ou Mercado Livre – e marketplaces em geral. Ambos apresentam vantagens e desvantagens.
Vantagens de montar loja no Mercado Livre
- o Mercado Livre é o marketplace mais importante no nosso país, e um dos maiores do mundo, com mais de 34 milhões de usuários cadastrados;
- não há despesas com divulgação e marketing, mas você paga uma comissão de 10 a 16% por cada venda finalizada;
- você pode criar uma conta como pessoa física ou como empresa;
- é possível ter uma loja virtual e uma loja no Mercado Livre ao mesmo tempo, integrando-as perfeitamente;
- ideal para pequenos e médios empresários;
- você pode criar valor para a sua loja ao atingir status cada vez mais altos, por exemplo o MercadoLíder Gold e MercadoLíder Platinum, conforme a quantidade de vendas concretizadas e atendimento eficiente aos clientes;
- possibilidade de atingir diferentes públicos, que buscam pelos mais variados artigos, alguns difíceis de serem encontrados no Brasil ou muito caros em outros sites ou lojas físicas;
- alta captação de clientes;
- muitos consumidores têm o hábito de comprar de forma contínua no Mercado Livre, sejam os mesmos produtos ou produtos diferentes;
- você pode personalizar sua loja de acordo com as normas do site;
- estrutura para receber e enviar pagamentos definidas no MercadoPago;
- MercadoLivre Publicidade: vendedores podem criar propagandas no marketplace;
- MercadoLivre Classificados: anúncios de veículos, imóveis, e serviços;
- MercadoEnvios: vantagens nos fretes realizados pelos Correios;
- dispõe de aplicativo para smartphone.
Conclusão
É vantajoso, afinal, montar loja no Mercado Livre? Sim, em qualquer cenário. Isso porque você pode ter uma loja virtual própria e integrá-la ao Mercado Livre, ou loja física e loja no Mercado Livre. Agora, se você vai montar loja no Mercado Livre, é premente que avalie seu planejamento estratégico e seus objetivos, assim como as características do seu negócio.
O Mercado Livre tem um tráfego extremamente alto, o que leva seus produtos até um público muito diversificado, muito maior do que aquele que você conseguiria com uma loja virtual – embora a loja virtual tenha vantagens, como o fato de o vendedor não pagar taxas e comissões pelas vendas.
Esperamos que você tenha apreciado nosso conteúdo sobre montar loja no Mercado Livre.
Se gostou do artigo, compartilhe! Deixe sua opinião ou sua dúvida e responderemos prontamente. Queremos ajudá-lo a aumentar suas vendas.
Aproveite e veja nosso conteúdo sobre Abertura e Legalização de Empresa de E-commerce.