Nesse artigo você vai ver:
ToggleCusto de estoque: o que é e como calcular?
Venha descobrir neste post sobre todos os detalhes do custo de estoque!
Você já ouviu falar sobre o custo de estoque? Se sua resposta foi “não”, então saiba que pode estar perdendo uma grande vantagem competitiva!
Afinal de contas, se bem elaborado, é possível se tornar uma empresa mais responsável em relação a sua gestão de estoque, e dessa maneira, ter sucesso pelo posicionamento da sua marca no mercado.
É o que aconteceu com a Amazon, por exemplo, que sempre prezou pelo seu custo de estoque.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Contábil Rio pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Ou seja, conhecer com detalhes sobre o custo de estoque pode trazer uma série de benefícios e vantagens para as finanças do seu negócio. Mas, afinal, o que é o custo de estoque e como eu posso calculá-lo?
Se você possui dúvidas sobre esse conceito e quer saber como otimizar os seus produtos em estoque e diminuir os custos, então chegou ao local certo.
Nas próximas linhas, nós preparamos um conteúdo exclusivo para te explicar com mais detalhes sobre o custo de estoque e como calculá-lo de forma eficiente.
Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
O que é custo de estoque?
Basicamente, o custo de estoque pode ser entendido como um cálculo que envolve diversos custos. Ele é realizado por meio da seguinte fórmula CMV, que significa Custo de Mercadoria Vendida. Para calculá-lo, uma empresa precisa classificar todos custos envolvidos, como:
- Custo de processamento;
- Custo de armazenagem dos produtos e insumos
- Custo de falta;
- Custo de carregamento de estoque; entre outros;
Dessa maneira, com o levantamento de todos os custos, e empresa pode melhorar as vantagens competitivas para que a mesma tenha destaque frente a outros concorrentes do seu setor.
Todas essas variáveis impactam, posteriormente, na margem de lucro do negócio. Por essa razão, o custo de estoque é um processo essencial e que deve ser feito por todos os gestores, sejam eles donos de comércios, restaurantes, entre outros.
Como calcular o custo de estoque?
Para calcular os custo total de estoque, é necessário realizar uma soma simples entre três variáveis:
- O custo dos pedidos: refere-se a todos os custos envolvidos nas ordens.
- O custo dos ajustes: quando a empresa que estamos analisando tem um ambiente de produção, é adicionado os custos dos ajustes.
- O custo de manutenção do estoque: se trata de custos como gastos de capital, espaço e riscos existentes.
Ao organizar a forma, ela ficará da seguinte maneira:
Custo Total de Estoque = Custo do pedido + Custo Total de Ajuste + Custo de Estocagem.
Ao realizar esse cálculo, uma empresa poderá ter mais precisão ao saber como está o seu gerenciamento logístico. Com ele, é possível ter mais facilidade nos processos de gerenciamento de estoque, além de otimizar as atividades.
Agora que você já sabe o que é o custo de estoque e como calculá-lo, o que acha de apostar nesse cálculo e ter sucesso?
Fonte: Contábeis