Como calcular valor FOB (Free On Board)?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Como Calcular Valor Fob Free On Board (1) - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

Você sabe como calcular o valor da importação no Brasil? Sabe quais são as normas desse processo? Neste artigo, você entenderá como calcular valor FOB (Free On Board).

Vamos verificar, como exemplo, a relevância da não negociação do Incoterm CIF em relação a cargas que chegam ao Porto de Santos. Acompanhe a leitura e confira todos os detalhes.

Afinal, o que é FOB?

FOB (Free On Board) quer dizer “Livre a Bordo”, em português. Esse é um tipo de frete em que a totalidade de custos e riscos inerentes ao transporte do produto é assumida pelo comprador, tão logo seja colocado a bordo do navio. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contábil Rio pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Portanto, o fornecedor arca com o risco e a responsabilidade de pôr o produto a bordo, no porto de embarque que o importador designou.

Cdfdf - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

Outros termos importantes para o valor da importação

Primeiramente, conheça os termos-chave para compreender como calcular valor FOB:

  • CIP: Carriage and Insurance Paid, “Custo e Seguro Pago” em português. Envolve o valor do seguro internacional e do frete; 
  • CIF: Cost, Insurance and Freight, “Custo, Seguro e Frete” em português. É uma modalidade de frete em que a totalidade dos custos e riscos da entrega da carga é assumida pelo fornecedor. Isso inclui frete e seguro marítimo. A responsabilidade do fornecedor, no entanto, termina no momento em que o produto atinge o porto determinado pelo comprador;
  • Ex Works: nesse sistema, o estabelecimento pertencente ao vendedor ou outro lugar designado, como armazém ou fábrica, disponibiliza o produto ao comprador. Essa mercadoria não está, ainda, pronta para ser exportada ou transportada em um veículo.

Aqui, o envolvimento do exportador é encerrado ao acondicionar o produto na embalagem para transporte. A mercadoria fica disponível no prazo acordado, no estabelecimento do exportador;

  • Valor Aduaneiro: essa é a chave para saber como calcular o imposto de importação. 

Veja:

Como é calculado o Valor Aduaneiro?

O cálculo do Valor Aduaneiro ocorre assim:

Custo do produto + Frete + Seguro

Sendo que o seguro corresponde aos custos de deslocamento até o local da entrega.

O Valor Aduaneiro é o primeiro passo para calcular o imposto (CIF) em nosso país. Este, por sua vez, é empregado para determinar o valor do Imposto de Importação (II), e em seguida o IPI – calculado somando o imposto de importação e o Valor Aduaneiro. 

Como calcular o valor FOB na prática?

Para saber como calcular o valor FOB, ou seja, o valor do frete FOB, é necessário avaliar diversas informações. Calcular manualmente não é a melhor alternativa, pois há muitas variáveis que podem gerar erros.

Os principais dados que influem em como calcular o valor FOB são:

  1. peso do produto (e ainda o tamanho ocupado por ele);
  2. valor do produto;
  3. distância percorrida;
  4. modais do transporte;
  5. pedágios e tributos.

Softwares de logística e transporte são recomendados para efetuar cálculos envolvendo o frete FOB. As informações são adicionadas ao sistema e o valor correto é extraído de forma automática.

Observações

No Porto de Santos, por exemplo, cargas do tipo LCL não podem ter frete pago, ou seja, não contam com Incoterm CIF.

No entanto, a legislação brasileira permite esse processo. O problema é que os terminais do Porto de Santos avaliam que não ocorreu acordo de cotação e negociação com eles. Assim, acabam cobrando valores mais elevados para armazenar mercadorias: essas cargas são conhecidas como Free Hand.

Por fim, se o modo de embarque é marítimo LCL – esta já consolidada – os preços do destino serão muito influenciados pelo Incoterm. Isso em razão, principalmente, da armazenagem e, ainda, do que o agente de carga deverá exigir como pagamento assim que a carga atingir seu destino.

Concluindo: para cargas marítimas LCL, o Incoterm mais indicado é o FOB.

Curtiu o conteúdo sobre como calcular valor FOB  e outras taxas relacionadas? Se gostou, compartilhe! Caso tenha dúvidas ou uma opinião, deixe nos comentários. 

Aproveite e conheça nosso material sobre Abertura e Legalização de Empresa de Importação e Exportação.

5/5 - (2 votes)

Summary
Como calcular valor FOB (Free On Board)?
Article Name
Como calcular valor FOB (Free On Board)?
Description
Você sabe como calcular o valor da importação no Brasil? Sabe quais são as normas desse processo? Neste artigo, você entenderá como calcular valor FOB (Free On Board).
Author
Publisher Name
Contábil Rio
Publisher Logo

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

4 respostas

    1. Boa tarde. Em geral sim, quando o remetente é o responsável pelo pagamento ele repassa o custo para o adquirente. Normalmente vem descrito no valor da nota fiscal. Porém o remetente pode dar o frete grátis, isso vai depender do acordado entre as partes. De acordo com o PROCON nos sites de vendas on line é obrigatório informar o valor do frete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado só para você!
Para quem trabalha com importação de mercadorias, o Mercosul disponibiliza…