Como calcular valor FOB (Free On Board)?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você sabe como calcular o valor da importação no Brasil? Sabe quais são as normas desse processo? Neste artigo, você entenderá como calcular valor FOB (Free On Board).

Vamos verificar, como exemplo, a relevância da não negociação do Incoterm CIF em relação a cargas que chegam ao Porto de Santos. Acompanhe a leitura e confira todos os detalhes.

Afinal, o que é FOB?

FOB (Free On Board) quer dizer “Livre a Bordo”, em português. Esse é um tipo de frete em que a totalidade de custos e riscos inerentes ao transporte do produto é assumida pelo comprador, tão logo seja colocado a bordo do navio. 

Portanto, o fornecedor arca com o risco e a responsabilidade de pôr o produto a bordo, no porto de embarque que o importador designou.

Cdfdf - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

Outros termos importantes para o valor da importação

Primeiramente, conheça os termos-chave para compreender como calcular valor FOB:

  • CIP: Carriage and Insurance Paid, “Custo e Seguro Pago” em português. Envolve o valor do seguro internacional e do frete; 
  • CIF: Cost, Insurance and Freight, “Custo, Seguro e Frete” em português. É uma modalidade de frete em que a totalidade dos custos e riscos da entrega da carga é assumida pelo fornecedor. Isso inclui frete e seguro marítimo. A responsabilidade do fornecedor, no entanto, termina no momento em que o produto atinge o porto determinado pelo comprador;
  • Ex Works: nesse sistema, o estabelecimento pertencente ao vendedor ou outro lugar designado, como armazém ou fábrica, disponibiliza o produto ao comprador. Essa mercadoria não está, ainda, pronta para ser exportada ou transportada em um veículo.

Aqui, o envolvimento do exportador é encerrado ao acondicionar o produto na embalagem para transporte. A mercadoria fica disponível no prazo acordado, no estabelecimento do exportador;

  • Valor Aduaneiro: essa é a chave para saber como calcular o imposto de importação. 

Veja:

Como é calculado o Valor Aduaneiro?

O cálculo do Valor Aduaneiro ocorre assim:

Custo do produto + Frete + Seguro

Sendo que o seguro corresponde aos custos de deslocamento até o local da entrega.

O Valor Aduaneiro é o primeiro passo para calcular o imposto (CIF) em nosso país. Este, por sua vez, é empregado para determinar o valor do Imposto de Importação (II), e em seguida o IPI – calculado somando o imposto de importação e o Valor Aduaneiro. 

Como calcular o valor FOB na prática?

Para saber como calcular o valor FOB, ou seja, o valor do frete FOB, é necessário avaliar diversas informações. Calcular manualmente não é a melhor alternativa, pois há muitas variáveis que podem gerar erros.

Os principais dados que influem em como calcular o valor FOB são:

  1. peso do produto (e ainda o tamanho ocupado por ele);
  2. valor do produto;
  3. distância percorrida;
  4. modais do transporte;
  5. pedágios e tributos.

Softwares de logística e transporte são recomendados para efetuar cálculos envolvendo o frete FOB. As informações são adicionadas ao sistema e o valor correto é extraído de forma automática.

Observações

No Porto de Santos, por exemplo, cargas do tipo LCL não podem ter frete pago, ou seja, não contam com Incoterm CIF.

No entanto, a legislação brasileira permite esse processo. O problema é que os terminais do Porto de Santos avaliam que não ocorreu acordo de cotação e negociação com eles. Assim, acabam cobrando valores mais elevados para armazenar mercadorias: essas cargas são conhecidas como Free Hand.

Por fim, se o modo de embarque é marítimo LCL – esta já consolidada – os preços do destino serão muito influenciados pelo Incoterm. Isso em razão, principalmente, da armazenagem e, ainda, do que o agente de carga deverá exigir como pagamento assim que a carga atingir seu destino.

Concluindo: para cargas marítimas LCL, o Incoterm mais indicado é o FOB.

Curtiu o conteúdo sobre como calcular valor FOB  e outras taxas relacionadas? Se gostou, compartilhe! Caso tenha dúvidas ou uma opinião, deixe nos comentários. 

Aproveite e conheça nosso material sobre Abertura e Legalização de Empresa de Importação e Exportação.

Compartilhe nas redes!

Summary
Como calcular valor FOB (Free On Board)?
Article Name
Como calcular valor FOB (Free On Board)?
Description
Você sabe como calcular o valor da importação no Brasil? Sabe quais são as normas desse processo? Neste artigo, você entenderá como calcular valor FOB (Free On Board).
Author
Publisher Name
Contábil Rio
Publisher Logo

2 respostas para “Como calcular valor FOB (Free On Board)?”

  1. […] Independentemente do responsável por contratar a transportadora ser o remetente ou destinatário, é quem recebe o produto em mãos que vai pagar o custo da operação, ou seja, o cliente final é quem paga o frete. […]

    • contabil@rio disse:

      Boa tarde. Em geral sim, quando o remetente é o responsável pelo pagamento ele repassa o custo para o adquirente. Normalmente vem descrito no valor da nota fiscal. Porém o remetente pode dar o frete grátis, isso vai depender do acordado entre as partes. De acordo com o PROCON nos sites de vendas on line é obrigatório informar o valor do frete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado só para você!
Para quem trabalha com importação de mercadorias, o Mercosul disponibiliza…
Open chat