Como declarar o Imposto de Renda da maneira correta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você possui um e-commerce, saiba como declarar o seu Imposto de Renda junto à Receita Federal

Entenda tudo sobre declaração de Imposto de Renda e mantenha a sua regularidade com a Receita Federal

Todo mundo sabe que o comércio vem sendo um dos setores mais afetados por conta da pandemia, afinal, medidas mais restritivas como o lockdown e o isolamento social fizeram com que o setor fechasse as suas portas e, também, as pessoas deixassem de circular pelas ruas.

Sabemos que isso vem desde o início da pandemia e que em um certo momento o comércio reabriu, mas ainda assim é notório que o fluxo já não era mais o mesmo e os gestores precisavam adotar novas medidas estratégicas para continuar faturando.

Bom, não sabemos se esse foi o seu caso, mas fica bastante evidente que a sua atuação no ramo de e-commerce é uma ideia bastante positiva, pois você captou com exatidão as novas tendências de consumo, com uma vasta possibilidade de prospectar clientes através da internet e dos seus recursos – como o marketing digital.

Ou seja, é plenamente possível se manter firme no seu mercado, mesmo em um cenário desfavorável como o atual e, além de tudo, lucrar de forma consistente, logicamente dependendo da sua atuação, expertise e gerenciamento.

Temos total consciência que não é fácil, até mesmo porque a concorrência vem atuando forte no digital, mas você há de concordar que é um meio muito mais democrático e que basta você utilizar as ferramentas certas, do jeito certo, para fazer o seu negócio decolar.

Pois bem, e em meio a tudo isso você bem sabe que existem obrigações a serem cumpridas, seja em seu e-commerce ou na vida pessoal, sendo algo imprescindível para garantir a regularidade com entidades como a Receita Federal.

Por isso mesmo, decidimos trazer como pauta um assunto muito importante, que na maioria das situações surge como uma dúvida na vida de gestores como você.

Como declarar o Imposto de Renda da maneira correta?

Bom, por mais que você considere isso algo complexo, tal demanda tem que ser feita e estamos aqui para te auxiliar com todas as informações necessárias.

Desse modo, introdução devidamente concluída, vamos direto ao que interessa!

Tenha uma boa leitura.

Mindset do gestor de e-commerce

Antes de partirmos para o lado mais objetivo deste artigo, que é mostrar como declarar o Imposto de Renda, achamos necessário falar um pouco sobre algo mais subjetivo, que é a mentalidade do gestor de e-commerce.

Muitas vezes a gente observa que o pensamento está sempre voltado para os aspectos ligados à finalidade do negócio, ou seja, a aquisição de produtos com fornecedores, a elaboração de um bom site de vendas e todas as relações com os clientes.

Sim, isso é extremamente importante e fundamental para gerar os lucros que você almeja, mas o que mais observamos são gestores que simplesmente deixam de lado outros assuntos relevantes, que estão mais ligados aos bastidores do negócio.

Exemplo: o cumprimento de obrigações fiscais, contábeis, legais e trabalhistas dentro dos prazos estabelecidos.

“Empurrar com a barriga” poderá representar riscos muito grandes ao seu negócio e somente o seu papel de liderança e gestão é capaz de proporcionar a atenção que esses aspectos merecem.

Com isso, a nossa primeira dica é justamente essa: dê a devida importância aos seus processos internos, da mesma forma que dá às questões ligadas ao próprio negócio, em si.

Assim, podemos seguir em frente para falar sobre o nosso tema principal, que é te mostrar como declarar o Imposto de Renda em 2021 de maneira adequada.

Como declarar o Imposto de Renda

Entra ano e sai ano, é sempre a mesma coisa, pois praticamente todo mundo quer saber como declarar o Imposto de Renda.

Ninguém pode julgar, afinal, em um ano, todo mundo precisa focar as suas atenções em seus negócios e também na vida pessoal, buscando prosperidade em todas as áreas da vida.

Com isso, é bastante comum que as pessoas deixem a declaração do Imposto de Renda para última hora e fiquem, literalmente, perdidas a respeito do que deve ser feito.

Outro aspecto que devemos considerar é que em todos os anos surgem alterações nas regras, assim como a estipulação do prazo para entrega.

Mas fique tranquilo, pois tudo isso será relatado por nós, para que você consiga realizar a sua declaração sem nenhum tipo de problema.

Então, de uma forma bastante objetiva, vamos ao primeiro passo de como declarar o Imposto de Renda em 2021.

Primeiramente, o que você precisa saber é se em seu caso há ou não a obrigatoriedade de declarar, e as regras a gente te explica logo abaixo:

  • Obrigatório para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 em 2020;
  • Obrigatório para quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou retidos exclusivamente na fonte, com valores acima de R$40.000, também em 2020.

Há também outras situações, como as pessoas que exercem atividade rural, mas como não é o seu caso, iremos focar na sua realidade, até mesmo para você considerar apenas o que é necessário para você.

Bom, o primeiro passo de como declarar o Imposto de Renda já foi dado, mas agora vamos te mostrar a forma de realizar a sua declaração.

Segue o guia aqui abaixo:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Faça o download do programa IRPF 2021;
  • Execute o programa em seu computador;
  • Tenha em mãos os seus dados pessoais e informe de rendimentos;
  • Preencha com cuidado e atenção aos detalhes;
  • Envie.

É muito importante guardar todos os seus informes de rendimentos, para quando chegar o momento da declaração você ter total precisão no lançamento das informações e garantir a sua tranquilidade em saber que está tudo certo com a Receita Federal.

Aproveitando o tema, indicamos uma leitura essencial que fala sobre as principais mudanças para o IR 2021.

É só clicar:

Dê atenção a estas 6 mudanças para o IR 2021

Contabil Rio Gif Lp Contabilidade Para Pequenas Empresas E E Commerce - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

E para consolidar o seu guia de como declarar o Imposto de Renda da maneira correta em 2021, precisamos te alertar com relação ao prazo de declaração, que teve início no dia 01 de março e vai até o dia 30 de abril.

Portanto, muita atenção para realizar a sua declaração dentro do prazo, pois somente assim você terá tranquilidade durante todo o restante do ano, justamente para otimizar a sua gestão e alcançar novos objetivos com total excelência.

Pronto, as informações necessárias já estão em suas mãos, mas no próximo tópico iremos te alertar quanto aos riscos em não declarar e também quanto a erros e inconsistências na sua declaração.

Quais os riscos de não realizar a declaração?

Entendendo que você está na situação de obrigatoriedade da declaração do Imposto de Renda em 2021, é necessário fazer isso o quanto antes, pois caso não seja realizada a declaração, a Receita Federal fará o cruzamento de dados e irá te contatar para resolver a situação.

Ou seja, você fica exposto a uma situação de irregularidade e poderá pagar multas que não estavam previstas no seu orçamento, sendo que esse é um cenário completamente ruim, principalmente em um momento de crise econômica.

Inclusive, um possível “esquecimento” da declaração – para sermos mais objetivos – pode gerar:

  • Processo;
  • Investigação por crime de sonegação fiscal;
  • Reclusão de 2 a 5 anos;
  • Multa por atraso do pagamento de impostos, aos quais são acrescidos até 150% mais juros.

Ah, e se você já ouviu falar em malha fina, isso é exatamente o que falamos anteriormente sobre o cruzamento de dados feito pela Receita Federal para verificar uma possível sonegação de impostos.

Então, meu caro amigo, é bom se atentar a todos esses detalhes para se manter em dia e não colocar a perder tudo o que você conquistou com muito suor, em um momento em que muita gente não conseguiu prosperar e, inclusive, não conseguiu sustentar os seus negócios, tendo que fechar as portas.

Sim, entendemos que a sua rotina não é das mais tranquilas, pois você precisa lidar com todos os pormenores relativos à sua atividade-fim, mas isso não significa que não existam boas estratégias as quais permitam que você dê conta de processos como a declaração do Imposto de Renda em 2021.

E uma dessas estratégias é contar com um suporte contábil especializado para te auxiliar em todos os aspectos e garantir a sua boa realidade com o fisco.

Dessa forma, você não se expõe a possíveis irregularidades ou erros na declaração, pois tudo fica nas mãos de quem entende do assunto.

Entenda o papel de um bom suporte contábil

Aqui, neste tópico, iremos consolidar o papel do contador, não somente em momentos cruciais como a declaração do Imposto de Renda, mas em todos os aspectos ligados às suas demandas contábeis, que podem estar desorganizadas no momento e precisando de um olhar clínico e cuidadoso.

Afinal, você já entendeu como declarar o Imposto de Renda, mas por outro lado possui uma alta carga de demandas em seu e-commerce que precisa ser muito bem gerenciada no dia a dia.

É aí que surge o contador, justamente para entender a realidade do seu negócio, ter acesso aos seus relatórios financeiros e estar do seu lado a fim de te ajudar a tomar as melhores decisões.

E em quais aspectos o contador pode te ajudar?

Em vários e podemos citar alguns logo abaixo:

  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Planejamento Tributário;
  • Alteração societária;
  • Fluxo de caixa;
  • Relatórios contábeis e financeiros;
  • Folha de pagamento.

Inclusive, todo ano é necessário realizar um planejamento tributário, com total atenção a possíveis mudanças em seu faturamento, pois esse é o elemento principal para que você tenha assertividade em uma eventual alteração de regime tributário.

Em outras palavras, em um cenário de aumento ou diminuição considerável no seu faturamento, a atenção tem que ser redobrada quanto à sua tributação, pois qualquer inconsistência poderá representar pagamento de impostos desnecessários, o que compromete – e muito – os seus lucros.

Então, se você ainda é um daqueles gestores que enxergam o contador como um mal necessário, é hora de repensar, pois esse é o profissional que está – literalmente – salvando empresas da falência e conseguindo colocar tudo nos eixos em total parceria com os gestores.

Com isso, em termos estratégicos, você pode ir muito além nessa parceria, que irá te ajudar não apenas com a declaração do Imposto de Renda, mas também em todas as suas demandas contábeis, prezando pela total organização e uma gestão impecável.

E como este artigo tem uma função totalmente colaborativa, de modo a te auxiliar a ter uma empresa mais sólida e cumpridora dos deveres e obrigações, logicamente também iremos te mostrar com quem você pode e deve contar para estar contigo nesta jornada vencedora.

Conte com a Contábil Rio!

Nós, da Contabil Rio, somos uma contabilidade completa e especializada em e-commerce, o que vem a ser um enorme diferencial para você, por se tratar de um escritório que conhece muito bem a sua realidade e está acostumado a lidar com demandas similares à sua.

O melhor é que tudo é feito através de profissionais altamente capacitados, preparados e prontos para prestar todo e qualquer suporte na sua gestão contábil, visando sempre a sua tranquilidade e segurança em todos os processos.

E quando falamos em contabilidade completa, é porque atuamos desde os trâmites de abertura e legalização de empresas, passando pela escolha ou alteração do tipo societário, planejamento tributário e tudo o que está relacionado ao dia a dia da sua empresa.

Amigo gestor, essa é a melhor forma de se resguardar quanto a qualquer tipo de irregularidade ou inconsistência, de modo a manter você e o seu negócio cada vez mais distantes de problemas como esses.

Então, se você ainda tem dúvidas e quer saber maiores detalhes sobre os nossos serviços contábeis especializados, aconselhamos que não perca tempo e nos contate o quanto antes.

Disponibilizamos um canal exclusivo de comunicação, em que basta apenas você  falar diretamente com um de nossos consultores.

Teremos a enorme satisfação em colaborar com o seu sucesso!

QUERO GARANTIR A CONFORMIDADE TRABALHISTA DA MINHA EMPRESA!

Compartilhe nas redes!

Summary
Como declarar o Imposto de Renda da maneira correta
Article Name
Como declarar o Imposto de Renda da maneira correta
Description
Se você possui um e-commerce, saiba como declarar o seu Imposto de Renda junto à Receita Federal
Author
Publisher Name
Contabil RIO
Publisher Logo

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado só para você!
Informações importantes relacionadas a tributos sobre importação para diminuir seus…