Médico PJ: tudo aquilo de que você precisa saber antes de começar a atuar!

Confira agora tudo aquilo de que você precisa saber antes de iniciar a sua atuação como médico PJ!

Após optar por atuar como uma pessoa jurídica, é muito importante colher algumas informações de extrema importância…

O processo de formação de um médico é extremamente árduo e exigente, afinal esses profissionais terão em suas mãos as vidas de inúmeras pessoas.

Sendo assim, é preciso lidar com profissionalizações, com provas, com noites sem dormir e até mesmo com estresse para chegar ao dia de obter o seu CRM e de poder atuar com tranquilidade…

Mas quem acredita que a sua jornada por busca de conhecimento acaba aqui está muito enganado, afinal é preciso decidir a forma como você exercerá sua profissão.

Isso porque é possível optar pelos métodos tradicionais de vínculo empregatício – como é o caso da CLT – ou, então, abrir a sua própria clínica e atuar como médico PJ.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre como seguirá o seu caminho, continue conosco, pois preparamos este artigo especialmente para tirar uma série de dúvidas cruciais que você ainda pode ter.

Portanto, acompanhe-nos neste texto e confira tudo aquilo de que você precisa saber sobre a atuação como médico PJ, sobre suas vantagens, sobre processos requisitados e sobre suas obrigações.

Tenha uma excelente leitura!

Médico PJ – afinal, do que se trata?

O primeiro passo que devemos dar para entender o mundo de um médico PJ é conhecer a sua definição, afinal você sabe por que esse tipo de atuação se diferencia dos demais?

Na verdade, é muito simples, quando um doutor se forma, ele tem duas escolhas: atuar como pessoa jurídica ou como pessoa física

No caso da pessoa física, é possível trabalhar em clínicas, em consultórios e em hospitais como um contratado CLT ou como profissional liberal, que é aquele que pratica atividades intelectuais, como é o caso da área de medicina.

Já como pessoa jurídica (aí está a sigla para médico PJ), será necessário abrir o seu próprio negócio e cumprir uma série de obrigações, como, por exemplo, a emissão de notas fiscais para os serviços prestados.

Quais as vantagens de atuar como um médico PJ?

Tendo em vista que, para atuar como médico PJ, é preciso abrir uma empresa, ou seja, lidar com uma série de burocracias, você pode estar se perguntando sobre se realmente vale a pena optar por esse modelo de atuação.

Bom, a grande verdade é que se tornar uma pessoa jurídica pode trazer uma série de benefícios para o seu dia a dia; separamos alguns deles para você conferir logo abaixo:

  • Menor carga tributária: a depender do regime tributário optado pelo profissional, o valor a ser pago em impostos será consideravelmente menor em relação a uma pessoa física;
  • Maior credibilidade: ao ter o seu próprio negócio e uma documentação regular, um profissional poderá garantir a confiança de seus pacientes com maior facilidade e, assim, garantir mais credibilidade;
  • Atuação flexível: uma das maiores vantagens de ser o seu próprio chefe é que a sua demanda e a sua rotina de trabalho poderão ser flexíveis e moldáveis de acordo com suas necessidades e com seus interesses;
  • Maior lucratividade: outro fato importante é que o seu faturamento não estará limitado a um salário, ou seja, sua lucratividade poderá ser muito maior ao atuar como médico PJ;
  • Maiores oportunidades bancárias: por fim, vale salientar que, ao obter um CNPJ, solicitar empréstimos e financiamentos bancários se tornará muito mais fácil, facilitando, então, a sua rotina.

Com base nas informações acima, dificilmente você quererá ficar de fora desse modelo de atuação, não é mesmo?

Porém, infelizmente, o que impede muitos profissionais de se tornarem médicos PJ é a falta de conhecimento sobre o processo de abertura de uma empresa.

Mas pode ficar tranquilo, pois também pensamos nisso e, no próximo tópico, passamos informações valiosas para que você saiba como abrir um negócio!

Como se tornar um médico PJ?

Agora que já compreendemos o quão vantajosa pode ser a atuação de um médico PJ, chegou o momento de descobrir como iniciar a sua atuação nesse modelo.

Afinal, é preciso enfrentar uma série de processos e burocracias, para enfim, iniciar suas atividades de forma 100% regular.

Dito isso, confira abaixo as principais etapas da formalização de um médico PJ:

Como abrir uma clínica médica?

1- Plano de negócios 

Antes de explorar os processos reais de uma abertura de empresa, é preciso realizar um bom planejamento para evitar ao máximo quaisquer tipos de riscos e de complicações.

E é aqui que entra o plano de negócios: ele consiste em uma preparação e em um registro de aspectos fundamentais para a criação do seu negócio.

É nesse momento que você analisará pontos e métodos de atuação que colaborarão para o seu sucesso, como é o caso de:

  • Análise dos concorrentes; 
  • Definição do público-alvo; 
  • Escolha de estratégia de divulgação; 
  • Planejamento do serviço; 
  • Descrição do material necessário; entre outras.

Você pode conferir mais detalhes sobre a definição e sobre a execução de um plano de negócios no link disponibilizamos logo abaixo:

Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio

2- Escolha do tipo jurídico

Entrando agora na parte da abertura de uma empresa, o primeiro passo com o qual você deve lidar é a escolha do tipo jurídico do seu negócio.

Em relação a ele, você deverá optar por umas opções disponíveis, sempre considerando as suas características e as suas delimitações, afinal o tipo jurídico é responsável por definir aspectos como:

  • Número de sócios; 
  • Capital; 
  • Proteção de bens;
  • Obrigações jurídicas.

Sendo assim, uma escolha equivocada nesse momento pode custar muito caro para o futuro da sua atuação como médico PJ.

3- Escolha do regime tributário

Outro fator de extrema importância e que irá definir aspectos fundamentais durante a sua atuação como médico PJ é o regime tributário da sua empresa.

Ele é responsável por definir a forma como os seus impostos são recolhidos e, também, a alíquota a ser entregue de acordo com o seu faturamento.

Diante disso, é preciso escolher entre:

  • Lucro Real; 
  • Lucro Presumido; 
  • Simples Nacional.

Vale lembrar que um equívoco nesse momento pode fazer com que você acabe pagando mais impostos do que o necessário e que, assim, tenha um grande prejuízo financeiro.

4- Emissão de CNPJ

O CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – certamente é o documento mais importante de uma empresa, portanto é preciso emiti-lo para atuar de forma regular.

Para isso, é necessário se dirigir à Junta Comercial do seu estado e realizar os procedimentos necessários para obtenção do seu CNPJ de médico PJ.

5- Obter alvarás e licenças necessários

Toda empresa precisa obter um alvará de funcionamento para atuar de forma segura e regular, sobretudo porque esse documento certifica que o seu estabelecimento está preparado para receber determinado público.

Mas, já no caso do médico PJ, é preciso se atentar também a outras licenças de extrema importância para sua atuação, como é o caso do alvará do corpo de bombeiros e da licença sanitária certificada pela Anvisa.

6- Garantir a emissão de notas fiscais

Por fim, é preciso se direcionar aos órgãos responsáveis pela permissão da emissão de notas fiscais.

Afinal, esse documento é obrigatório e precisa ser emitido para garantir:

  • Segurança nas relações de compra e de venda; 
  • Recolhimento justo de impostos; 
  • Melhor fiscalização tributária.

Médico PJ e suas obrigações

Como você deve ter percebido, para usufruir de todas as vantagens que só um médico PJ pode obter, é preciso enfrentar uma série de burocracias indispensáveis para a sua regularização.

Porém, suas obrigações não acabam por aqui, pois, durante a sua atuação, é preciso se atentar a outras questões fundamentais para a sua conformidade.

E é claro que não vamos te deixar na mão nesse momento, separamos também uma breve explicação sobre as principais obrigações que um médico PJ deve cumprir para estar em dia.

Confira logo abaixo:

Entrega das obrigações fiscais

No âmbito das obrigações fiscais, temos todas as questões relacionadas ao pagamento de impostos de uma empresa, ou seja, é preciso estar sempre em dia quando o assunto é tributação.

Portanto, é preciso entregar todas as declarações necessárias e, ainda, garantir que seus impostos serão recolhidos sempre em dia para evitar problemas com o Fisco e para, desse modo, obter determinadas penalizações.

Renovação de alvarás e de licenças

A obtenção de licenças e de alvarás é fundamental para a regularização da sua atuação como médico PJ, mas elas têm um prazo de validade…

Sendo assim, é preciso se atentar às datas de vencimento de cada um desses documentos e procurar manter-se sempre atualizado em relação a essa obrigação.

Cumprimento de obrigações trabalhistas

Ao atuar como médico PJ, você também terá a possibilidade de contratar funcionários para otimizar a sua prestação de serviços no futuro.

Mas, nesse caso, você terá que lidar com uma série de obrigações trabalhistas que garantirão os direitos de seus colaboradores e, assim, evitará qualquer penalização para o seu negócio.

Cuidado com as obrigações contábeis

Por fim, vale salientar que um médico PJ também precisa lidar com alguma obrigação contábeis responsável por demonstrar as movimentações financeiras do seu negócio para, desse modo, comprovar que está atuando em conformidade.

Todavia, a boa notícia é que essas obrigações também podem tornar a sua atuação muito mais efetiva, afinal você obterá informações valiosas para a sua gestão.

Você tem o conhecimento necessário para atuar de forma regular?

Com base no que vimos até aqui, fica claro que os amadores provavelmente encontrarão dificuldades para lidar com todas essas questões obrigatórias.

Afinal, não só no processo de abertura do seu negócio é preciso ser impecável, mas também durante a sua atuação é preciso ter uma boa gestão para evitar quaisquer tipos de penalização.

Isso porque, ao descumprir qualquer uma dessas exigências, você poderá ser considerado um médico PJ irregular, ou seja, que desempenha atividades de forma ilegal.

Mas pode ficar tranquilo, pois a ausência do conhecimento necessário não é sua culpa, porque, mesmo após tantos anos de formação, é muito difícil encontrar cursos que te preparem para essas questões mais burocráticas…

Uma contabilidade especializada pode te ajudar a se manter em dia!

Portanto, a melhor alternativa para quem quer iniciar a sua atuação como médico PJ e para, assim, alcançar o tão desejado sucesso enquanto ajuda quem mais precisa é contar com o suporte de uma contabilidade.

Isso porque esses profissionais poderão executar uma série de tarefas fundamentais para o seu negócio e, então, garantir a sua conformidade.

Dessa forma, você poderá ficar tranquilo e se dedicar exclusivamente ao atendimento de seus pacientes, pois a parte administrativa e contábil estará em boas mãos!

Vantagens de contar com o suporte de uma contabilidade para prestadores de serviços

Uma contabilidade especializada em prestadores de serviços pode ser muito eficiente para os seus objetivos!

Afinal, eles entenderão e atenderão às suas necessidades de forma ainda mais especializada e efetiva, garantindo vantagens como:

  • Entrega de todas as obrigações: esses profissionais te manterão sempre a par de suas obrigações e dos prazos de entrega, evitando qualquer inadimplência que possa colocar em risco o seu negócio;
  • Total conformidade: a partir do tópico acima, fica claro que você poderá atuar como médico PJ de forma tranquila, afinal haverá a certeza de que todas as questões obrigatórias serão cuidadas de forma precisa;
  • Tranquilidade para focar na prestação de serviços: com a cabeça livre de preocupações relacionadas a obrigações e a burocracias, você poderá se dedicar exclusivamente ao atendimento de seus pacientes e, assim, atendê-los com mais efetividade;
  • Redução de custos: esses profissionais cuidarão de diversos processos fundamentais para a gestão da sua empresa e, dessa forma, passarão informações valiosas para que seja promovida uma excelente redução de custos;
  • Lucratividade muito maior: o resultado não poderia ser outro senão uma boa lucratividade, porque você estará longe de multas, de sanções, de gastos desnecessários e de insatisfação!

A Contábil Rio tem exatamente aquilo de que um médico PJ precisa!

Portanto, se você deseja receber um atendimento 100% personalizado e efetivo para garantir a plena conformidade e o sucesso da sua atuação como médico PJ, conte conosco, da Contábil Rio!

Contamos com um serviço exclusivo para prestadores de serviço e, por isso, nossa equipe de profissionais altamente qualificados está mais que preparada para te atender da melhor forma possível!

Então, o que você está esperando para garantir as melhores soluções e um suporte completo para a gestão do seu negócio?

Para falar conosco agora mesmo, basta clicar no ícone do WhatsApp localizado no canto inferior esquerdo da sua tela, preencher os campos com os seus dados e clicar no botão “Iniciar a conversa”.

Além disso, você também pode acessar a nossa área de contato, preencher as informações necessárias, escrever a sua mensagem e apenas aguardar até que um de nossos especialistas fale com você.

De uma forma ou de outra, vale salientar que estamos mais que preparados e apenas te aguardando para garantir aquilo de que você, um novo médico PJ, precisa para atuar de forma tranquila, segura, regular e bem-sucedida!

Até logo!

Iniciar a sua atuação como médico PJ!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Contábil Rio.

Nossa especialidade é resolver sua burocracia e cuidar das principais áreas da sua empresa, como as áreas: 

  • Contábil;
  • Fiscal;
  • de Legalização;
  • Tributária;
  • Trabalhista;
  • de Departamento Pessoal.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Estamos esperando por você!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado só para você!
<h2 class="single-post-title"><span class="post-title">MEI: Perdi o prazo de regularização, e agora?</span></h2>…