Quanto custa abrir um e-commerce de sucesso?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Saiba quanto custa abrir um e-commerce e como faturar com ele

Saber quanto custa abrir um e-commerce pode ser determinante para obter sucesso de forma direta

Se você quer abrir um negócio rentável, com certeza já levou em consideração iniciar nos novos moldes digitais e, para isso, você já deve ter se perguntado: “quanto custa abrir um e-commerce?”

Sabemos que, para responder corretamente a essa pergunta, é preciso levar em consideração uma série de fatores que influenciam direta ou indiretamente no valor, por isso, neste artigo iremos abordar quais fatores são essenciais para que você possa realizar o seu sonho e ainda como pode faturar alto com esse novo negócio.

Por esse e diversos outros motivos, não deixe de ler o artigo que preparamos especialmente para você, ele trará informações únicas para que tenha uma boa noção do quanto custa abrir um e-commerce, além de trazer diversas recomendações de conteúdos idealizados que podem complementar a sua leitura, fazendo do seu novo negócio uma verdadeira máquina de vendas.

Desejamos a você uma excelente leitura!

Quanto custa abrir um e-commerce de sucesso?

Sabemos que essa pergunta é um tanto quanto subjetiva, logo, não é possível trazer uma resposta definitiva, por conta de todas as variáveis que envolvem o processo de abertura de empresa e as escolhas relacionadas ao comércio eletrônico.

Por mais que seja impossível chegar a uma resposta concreta, daremos a você todas as informações necessárias para que leve em consideração e faça sua própria estimativa, assim, não será pego de surpresa.

Dessa forma, temos:

  • Processo de abertura e legalização de empresa;
  • Custos com terceiros;
  • Escolha de uma plataforma;
  • Lançamento e divulgação do negócio;
  • Custos relacionados aos produtos.

De uma forma geral, dividimos o processo em 4 partes igualmente necessárias, para que você possa entender de forma mais simples quanto custa abrir um e-commerce.

Processo de abertura e legalização de empresa

Para abrir um e-commerce, você precisará realizar todo o processo de abertura de empresa de forma usual, como em qualquer outro negócio. Esse é um processo que não envolve grandes recursos financeiros, mas é preciso realizar uma série de procedimentos para que possamos prosseguir para o próximo passo em nossa jornada de abertura de um e-commerce.

Sendo assim, para abrir um negócio, você vai precisar:

  1. Realizar uma consulta prévia de local;
  2. Consultar e confirmar os termos de aceitação da licença para estabelecimento;
  3. Realizar um cadastro no site da JUCERJA;
  4. Solicitar um CNPJ;
  5. Criar um protocolo de abertura;
  6. Solicitar um alvará de funcionamento;
  7. Cadastrar-se na SEFAZ RJ para emitir notas fiscais.

Você precisará de uma série de documentos, além dos mencionados, para completar as etapas acima, além de um certificado digital, caso queira realizar os processos mencionados de forma virtual.

Segue a lista de documentos necessários:

  • Documento de identificação (RG e CPF);
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Último comprovante ou relatório de declaração do Imposto de Renda;
  • Endereço comercial (caso seja o caso);
  • CNAE (atividade da empresa).

Se você precisa saber um pouco mais sobre o processo de abertura de empresa, preparamos um material mais do que especial. Embora ele seja voltado para o público específico do Rio de Janeiro, ele pode te ajudar bastante, sendo o seu negócio localizado nesse estado ou não:

Como abrir uma empresa no Rio de Janeiro.

Custos com terceiros

Uma coisa muito importante a se levar em consideração é justamente o gasto que você precisa dispor para terceiros, dessa forma, antes de mais nada você precisa definir quando será necessário utilizar serviços terceiros.

Separamos algumas situações em que se faz necessário o uso em um e-commerce, independente da modalidade de negócio. Assim, temos:

  • O uso de uma contabilidade;
  • Serviço especializado de entregas;
  • Armazenamento de mercadorias.

Existe uma terceira situação que envolve a utilização de uma plataforma de e-commerce, mas abordaremos o assunto de uma forma mais completa mais adiante.

Assim, temos o uso de uma contabilidade, o serviço especializado de entregas e o armazenamento de mercadorias. Pois bem, na primeira situação, mais do que a conformidade com a lei, a necessidade de contar com uma contabilidade se faz presente desde o auxílio com o processo de abertura, até mesmo envolvendo todas as questões tributárias, que, inclusive, não são poucas.

Além do mais, a grande maioria das empresas que atuam com e-commerce precisam terceirizar os serviços relacionados à entrega.

Em alguns casos, é necessário pensar nos gastos com o armazenamento de um local específico para seus produtos, principalmente se os mesmos possuem volumes físicos que necessitem tais cuidados.

Procure levar tudo isso em consideração para chegar aos custos totais para manter um negócio no ramo de comércio eletrônico.

Escolha de uma plataforma

Essa é uma etapa bastante peculiar para quem escolhe essa modalidade de negócio, e isso pode determinar bastante quando o assunto é o custo para abrir um e-commerce.

Sabemos que no mercado existe uma grande variedade de plataformas que podem simplesmente não representar um gasto no orçamento, assim como plataformas que podem ser o maior valor de todo o seu planejamento financeiro.

Mas qual a grande diferença entre elas? Será que existe uma plataforma ideal?

Certamente, podemos adiantar que a plataforma ideal é aquela que pode suprir todas as necessidades do seu negócio, no entanto, abaixo, separamos algumas situações que valem muito a pena conferir quando o assunto são negócios eletrônicos.

Uma boa plataforma de e-commerce deve contar com:

Contabil Rio Gif Lp Contabilidade Para Pequenas Empresas E E Commerce - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio
  • Interface amigável;
  • Integração com outras soluções;
  • Fácil administração;
  • Garantia de disponibilidade;
  • Suporte técnico;
  • Segurança.

Algumas soluções disponibilizadas não oferecem todos os itens mencionados anteriormente, por esse motivo, verifique antes de realizar a escolha qual plataforma atende todos os requisitos de forma satisfatória.

Lançamento e divulgação do negócio

Com certeza, essa é uma das principais partes do negócio e investir um pouco mais nesse quesito pode trazer o retorno esperado em pouco tempo.

Não adianta estimar um valor exato para o lançamento de um e-commerce, assim como o gasto com todas as medidas para divulgação do negócio. Tudo isso faz parte de uma grande variável que será respondida de acordo com o conhecimento da marca, com os produtos, com a necessidade e com o alcance que o seu e-commerce tem até o momento.

Muito provavelmente, estamos falando de uma nova marca, mas talvez os produtos já sejam conhecidos, tanto por existirem produtos similares, quanto por uma determinada categoria, e isso, por si só, acaba trazendo um certo conhecimento prévio.

Todo o processo de custos não termina no lançamento e na divulgação dos produtos do seu e-commerce, você também precisa levar em consideração todos os custos para criar ou para adquirir os produtos disponibilizados para venda.

Custos relacionados aos produtos

Quando se tem um e-commerce, são diversas as possibilidades envolvendo o seu novo negócio, porém, se faz necessário ter um planejamento eficiente em relação aos produtos disponibilizados para venda.

Você pode produzir seus próprios produtos, mas para isso, você terá, com certeza, algum custo relacionado à produção efetiva, levando em consideração fatores como:

  • Mão de obra;
  • Matéria-prima.

Outra boa solução – e que vem sendo bastante utilizada – trata-se da importação de produtos de outros países. Para isso, é necessário um conhecimento específico sobre o assunto, mas temos certeza que isso não será problema para você, principalmente depois do que vamos disponibilizar agora mesmo!

Após a realização do processo de abertura de empresa, da escolha de uma boa contabilidade e da plataforma, assim como a elaboração de um plano efetivo de lançamento, você precisa pensar nos produtos que deve oferecer aos clientes, por isso, preparamos um conteúdo mais do que especial para que possa importar produtos e vendê-los na internet de uma forma bastante simples, basta acessar o link abaixo:

Como importar e vender pela internet

Mas nem tudo são flores…

A falta de conhecimento específico sobre abertura de um e-commerce pode representar um problema

Sabemos que não basta saber quanto custa abrir um e-commerce, você precisa realizar todo o processo e, para isso, a forte burocracia tende a ser um grande problema. 

Não vamos simplesmente apontar a burocracia neste artigo, contudo, daremos uma atenção especial a um dos pilares que torna o processo tão dificultoso, que é justamente a falta de um conhecimento específico.

Para concretizar a abertura de um e-commerce, você precisa conhecer, no mínimo, o básico para a abertura de uma empresa, isso sem contar toda a parte específica ligada ao e-commerce, afinal, não basta saber apenas quanto custa, você também precisa saber como manter o pleno desenvolvimento.

Para a sua sorte, não iremos finalizar o artigo jogando simplesmente um grande problema para você resolver.

Trouxemos também a solução para esse tipo de problema, o qual, certamente, você não é o único a enfrentar.

Esta é uma solução bastante prática e simples, e depende basicamente de realizar uma escolha certa para que esse problema seja resolvido da melhor forma possível e de maneira ágil, possibilitando que você possa focar nas atividades do seu e-commerce o quanto antes.

Contabilidade para e-commerce

Ter um apoio especializado costuma, na maioria das vezes, ser a melhor solução para diversos problemas dos quais você não tem conhecimento específico e não dispõe de tempo hábil para aprender a longo prazo determinado ofício.

Terceirizar o conhecimento necessário para realizar a abertura de um negócio pode não responder diretamente à pergunta inicial de “quanto custa abrir um e-commerce”, mas pode te ajudar em toda a questão relacionada ao planejamento e execução dessa tarefa.

Por mais que não responda diretamente, uma contabilidade para e-commerce pode te oferecer todas as ferramentas necessárias para que você possa descobrir, de uma forma muito mais simplificada, o quanto custa abrir um e-commerce, pois uma contabilidade especializada possui o know how necessário para te auxiliar em todas as etapas envolvidas no processo.

Por meio de uma contabilidade especializada em e-commerce, você ainda pode contar com toda a tranquilidade necessária para focar somente no seu negócio, deixando toda a burocracia de lado, ou melhor, nas mãos de quem realmente pode fazer algo que traga o tão desejado retorno.

Conte conosco, da Contábil Rio

Se você precisa saber quanto custa abrir um e-commerce ou até mesmo precisa de maiores informações sobre o assunto de uma forma mais generalista, conte conosco, da Contábil Rio, pois oferecemos um serviço especializado de contabilidade para e-commerces que pode te ajudar bastante a não somente iniciar, como também obter o sucesso desejado atuando nessa nova área, que tem se tornado uma verdadeira mina de ouro para os empreendedores.

Para garantir tal sucesso, contamos com um time altamente capacitado, sempre pronto a oferecer as melhores e mais modernas soluções para qualquer tipo de problema que, porventura, possa surgir.

Nossa equipe altamente treinada está pronta para te orientar no que for preciso, seja para reduzir seus custos, te ajudar a pagar menos impostos ou simplesmente garantir que você e seu negócio estejam dentro dos conformes da lei. Trabalharemos sempre juntos!

Entre em contato conosco, por meio das informações disponibilizadas, para que possamos estabelecer uma comunicação direta. Você pode utilizar o formulário específico para essa finalidade ou até mesmo clicar no ícone do WhatsApp, localizado no canto inferior esquerdo de sua tela, e falar conosco.

Estamos aguardando o seu contato, não deixe para depois!

Abrir um e-commerce e faturar com ele!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Contábil Rio.

Nossa especialidade é resolver sua burocracia e cuidar das principais áreas da sua empresa, como as áreas: 

  • Contábil;
  • Fiscal;
  • de Legalização;
  • Tributária;
  • Trabalhista;
  • de Departamento Pessoal.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Estamos esperando por você!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado só para você!
GDRAIS: empresas têm até o dia 30 de agosto para…