Qual o melhor regime tributário para empresas de importação?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entenda qual o melhor regime tributário para empresas de importação e garanta impostos menores para o seu negócio!

Ok ,Você quer abrir uma empresa de importação ou até mesmo saber se o regime do seu negócio está enquadrado adequadamente, certo?

Não se preocupe, ao longo desse texto você verá que o melhor regime de tributação para empresas de importação é aquele que permite redução de custos e de impostos.

Assim sendo, hoje vamos abordar pontos cruciais para a determinação do melhor regime tributário para empresas de importação. Confira!

Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Qual o melhor regime tributário para empresas de importação?

Talvez você tenha ouvido falar assim:

“Ah… Se você optar pelo Simples Nacional será melhor!”

Mas a grande verdade é que nem sempre isso é real!

Sim, em algumas situações, o Simples Nacional é indicado, mas nem sempre isso quer dizer que na sua empresa de importação será beneficiada por esse regime de tributação!

As facilidades do Simples Nacional, A DEPENDER DA SUAS RECEITAS, podem ser bastantes proveitosas, contudo tenha em mente o que isso é uma variável!

Como todos os pagamentos tributários estão inclusos no Simples, dependendo do faturamento, esse pode realmente ser o mais proveitoso para você!

No entanto é necessário ter em mente que o Simples Nacional não permite uso de créditos de impostos e contribuições.

Mas, caso as importações possuam um fator mais relevante para a operação da empresa, o Lucro Presumido ou o Lucro Real podem ser mais indicados. Vamos entender melhor?

Mas peraí… Há casos em que o Lucro Presumido e o Lucro Real podem ser os mais adequados?

Tudo depende de diversos fatores. Por isso, cada empresa precisa ser avaliada de maneira diferenciada, com os fatores de lucro e outras situações correlatas.

Pois, enquanto o regime Simples Nacional não vai permitir compensações ou créditos, o Lucro Presumido se torna mais vantajoso quando a margem de lucro da empresa é maior do que a prevista pelo Governo.

 No entanto, as alíquotas e valores referenciais são padronizados, e portanto nem sempre isso significa maior economia!

Já o Lucro Real, em algumas situações, pode ser a melhor opção, quando a margem de lucro da empresa de importação é menor do que a tabela proposta.

Nesse caso, se o volume de vendas também for maior, é hora do contador fazer as contas e ver quanto de economia o seu negócio pode ter com esse regime. Dessa forma, a incidência sempre será com base no valor do Lucro Real e declarado pela empresa de importação.

Compreendido até aqui?

Uso dos créditos com o Lucro Presumido

Sim, é verdade que quando falamos em importação, no Lucro Presumido, por exemplo, se existe uma GRANDE VANTAGEM, pois os créditos do ICMS e do IPI podem ser usados e abatidos na venda de produtos.

Já as empresas de importação que usam o Lucro Real podem conseguir vantagens como o PIS, COFINS, IPI e ICMS – trazendo uma maior margem de crédito com esses impostos.

A importância de um contador especializado em empresas de importação

É sabido que quando se tratam de operações internacionais, é necessário que o contador fique atento não somente com a legislação brasileira, mas a estrangeira também. E já que estamos falando de Leis e regras que sempre mudam anualmente ou se complementam, todo cuidado e acompanhamento com atualizações se faz essencial, evitando, assim, perdas, prejuízos ou até mesmo ter de pagar além do necessário!

Assim, cabe ao contador estudar a melhor carga tributária a depender dos critérios da sua empresa!

Que tal conversarmos melhor?

Compartilhe nas redes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado!
As rotinas do departamento pessoal (DP) contemplam atividades de extrema…