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ToggleUso próprio x revenda: conheça as principais características de cada possibilidade de compra!
Garanta a plena regularidade do seu e-commerce sabendo as especificidades entre compra para uso próprio x revenda
Atuar com um e-commerce significa aproveitar um mercado que está em crescimento, com oportunidades em expansão e potencial para que seu negócio cresça e se consolide.
Entretanto, apesar do mercado promissor, é preciso se atentar a uma série de fatores que influenciam no êxito que o seu negócio terá, desde os que são mais comuns a todos os gestores até aqueles que você, talvez, nem saiba que precisa conhecer e se atentar.
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Dentre esses fatores, conhecer as diferenças e como funciona o tipo de venda para uso próprio e para revenda está entre eles, visto que isso impacta diretamente no financeiro do seu e-commerce.
Sabendo disso, preparamos este artigo especialmente para te auxiliar com essa questão, abordando os principais tópicos sobre o assunto e te dando um guia de como não ter problema em nenhuma situação.
Dessa forma, ao terminar a leitura deste artigo, a questão uso próprio x revenda não será mais um possível problema na gestão do seu negócio!
Uso próprio x revenda – qual a importância de entender as diferenças?
Como mencionamos, para ter um e-commerce de sucesso que se destaque no mercado, tenha um público bem consolidado e gere bons resultados, é preciso conhecer muitos aspectos que serão importantes para a gestão.
E um deles trata-se de entender as diferenças entre o uso próprio e revenda.
A compreensão dessas duas formas de compra que você pode realizar são muito importantes para diversas questões, sendo as principais:
- Questão tributária;
- Controle de contas do negócio;
- Controle do estoque;
- Gestão mais efetiva do negócio;
- Diminuição de riscos financeiros; entre outros.
Isso porque é muito comum que, por já estarem realizando pedidos aos fornecedores para que possam abastecer o estoque da loja, donos de e-commerce aproveitem o momento – e até mesmo os valores de atacado – para fazer compras para uso próprio.
Contudo, apesar de não haver nada de errado com isso, é preciso se atentar para que a gestão e conformidade do negócio não sejam comprometidas de alguma forma.
Sendo assim, vamos falar especificamente sobre cada um, apresentando as complexidades e especificidades às quais você deve se atentar quanto ao uso próprio e revenda.
Uso próprio
O uso próprio nada mais é do que a solicitação de produtos que você irá utilizar e é comum que seja realizado para aproveitar o pedido que será feito para os fornecedores do e-commerce.
Entretanto, um grande risco da compra para uso próprio é a mistura de uma conta que precisa ser categorizada como pessoal com as contas do negócio.
Essa situação pode gerar problemas financeiros prejudiciais para o desenvolvimento da sua empresa, afinal, acrescenta nos custos algo que deveria ser separado.
Por isso, a compra para uso próprio deve ser feita de forma consciente e considerando a devida separação das compras que são realizadas para revenda no e-commerce.
Revenda
A compra para revenda refere-se aos pedidos realizados aos fornecedores para abastecer o estoque de sua loja virtual e, assim, atender devidamente toda a demanda.
Dessa forma, a compra para revenda é algo que, de fato, faz parte dos custos do seu negócio e precisa ser feita periodicamente para que seu empreendimento não tenha nenhum tipo de problema com faltas no estoque.
Assim, alguns pontos são cruciais quando falamos da compra para revenda como:
- Controle do estoque;
- Análise da demanda;
- Bons fornecedores;
- Orçamentos;
- Planejamento financeiro.
Tudo isso garante que esse processo seja realizado corretamente, mantendo o pleno funcionamento do seu e-commerce.
Como funciona a tributação na compra para uso próprio x revenda?
Agora que já falamos sobre cada forma de compra individualmente, vamos apresentar um ponto muito importante quando se trata do uso próprio x revenda.
A tributação é algo incidente sobre produtos e serviços, sejam para pessoas físicas ou jurídicas.
Como ocê bem deve saber, todo produto comprado para o e-commerce, seja para uso próprio ou revenda, têm consigo uma carga tributária que precisa ser arcada para que não ocorram problemas com a Receita Federal.
Sendo assim, é preciso entender a relação da compra para uso próprio ou para revenda e o impacto na tributação.
Ao realizar a compra é necessário se atentar a carga tributária que será gerada por esses produtos que não são apenas para a revenda do seu e-commerce, visto que irá gerar mais custos a serem arcados.
Os impostos que costumam incidir sobre as compras são:
- ICMS;
- ISS;
- CSLL; entre outros.
Além disso, é preciso arcar com esses impostos juntamente com os demais incidentes sobre um e-commerce como o IRPJ, PIS e Cofins.
Ter atenção com esse aspecto evita que você se depare com uma carga tributária superior ao esperado, prejudicando as finanças do negócio.
Uso próprio x revenda: é viável realizar as duas formas de compra?
Considerando tudo que apresentamos até aqui sobre a necessidade de se atentar às questões financeiras e tributárias do seu negócio, a pergunta que fica é se vale a pena realizar as duas formas de compra…
Ao apresentarmos os pontos referentes ao uso próprio x revenda, o intuito não é tornar essa uma opção inviável, e sim destacar os pontos de atenção que você precisa ter com essas situações.
Dessa forma, com um bom planejamento, suporte e consciência de tudo que apresentamos até aqui, realizar compras para uso próprio e revenda pode, inclusive, ser muito benéfico para você.
Afinal, torna-se possível usufruir de:
- Realizar apenas um pedido;
- Pagar apenas um frete;
- Se organizar para fazer os pedidos sempre no mesmo período; entre outros.
Sendo assim, quando realizado de forma ponderada e responsável, sim, é algo viável.
Guia para não ter problemas em nenhuma situação
Para que você entenda de forma completa todos os cuidados que devem ser tomados quando se trata do uso próprio x revenda para e-commerce, preparamos um guia para que você não tenha problemas com nenhuma das situações.
Portanto, aplicando todas as etapas que iremos apresentar ao longo deste guia, você garante a segurança do seu e-commerce e consegue realizar as atividades de compra sem nenhuma complicação que possa prejudicar o financeiro.
Planejamento de compra
Para aproveitar de forma completa a oportunidade que é ter um e-commerce em uma Era na qual o digital tem tanto impacto, o planejamento é indispensável.
Dessa forma, cada ação, projeto, investimento e todo detalhe deve ser bem planejado, de forma que proporcione o resultado esperado para o negócio. Isso não é diferente quando falamos em compras.
O planejamento de compra consiste em se preparar para a compra que será realizada, de forma a consumir tanto para uso próprio quanto para revenda, o que é realmente necessário e com o melhor custo-benefício possível.
Vale ressaltar que o planejamento de compra é importante nas duas formas, visto que é essencial avaliar, em caso de uso próprio, se é algo que você realmente precisa e pode obter no momento.
Sendo assim, algumas etapas importantes para o planejamento de compra são:
- Identificar o que precisa ser comprado;
- Analisar as melhores opções de fornecedores;
- Realização de um orçamento;
- Preparação do caixa;
- Execução da compra.
Com isso, as compras realizadas para o seu e-commerce revender ou para o seu uso próprio se tornam mais conscientes.
Orçamento
A elaboração de um orçamento é uma das etapas que colocamos no planejamento, entretanto, vale a pena ressaltar essa questão.
Engana-se quem pensa que só gera economia financeira a redução de grandes custos, pois, muitas vezes, a economia gerada com a realização de orçamentos na busca pelos melhores preços proporciona um impacto positivo significativo no seu financeiro.
Por isso, analise bem as opções de fornecedores e tenha orçamentos que te permitam identificar a opção mais vantajosa.
Controle de estoque
Falando especificamente sobre a compra para revenda, o controle de estoque é crucial.
Afinal, é por meio deste controle que você tem conhecimento sobre o que ainda está disponível no estoque e o que está em falta e precisa ser reposto.
Dessa forma, torna-se possível realizar os pedidos aos fornecedores no momento adequado.
Além disso, o controle de estoque permite compreender quais produtos estão saindo mais e quais estão parados, viabilizando a realização de ações que evitem custos desnecessários e a insatisfação dos clientes por falta de produtos para atendê-los.
Para um controle de estoque eficiente, fazer uso de um sistema que disponibilize essa funcionalidade pode ser de grande ajuda.
Estudo do público-alvo
O estudo do público-alvo é o que irá permitir que você entenda sua demanda e atraia cada vez mais clientes para o seu negócio, promovendo o crescimento contínuo e expressivo.
A realização do estudo de público precisa ser contínua, visto que a demanda muda de acordo com novas tendências do mercado, tecnologias, entre outros fatores.
Mantendo um estudo contínuo, você mantém o seu e-commerce atualizado e preparado para sempre ser uma opção buscada pelos clientes, obtendo os resultados almejados para o seu negócio.
Separação das contas
Muita atenção com esse tópico, pois ele é decisivo para a saúde financeira do seu e-commerce.
Quando o assunto é uso próprio x revenda, o maior cuidado que deve ser tomado é para que contas pessoais e profissionais não sejam misturadas, pois isso é capaz de gerar uma grande desorganização financeira.
Portanto, é crucial ter uma efetiva separação das contas, assim, o que for comprado para uso próprio deve ser registrado com uma conta pessoal, enquanto as compras para revenda no e-commerce serão contas do negócio.
Criando e mantendo o hábito de separá-las, a sua gestão financeira torna-se muito mais efetiva e segura.
Além disso, é importante registrar todas as compras para o e-commerce no fluxo de caixa do negócio, assim, é possível ter controle das movimentações financeiras que estão sendo realizadas.
Suporte contábil especializado
Com tudo que apresentamos até aqui, ficou claro como até mesmo aspectos simples, como a compra para uso próprio e revenda, demandam muito cuidado e atenção para que todos os detalhes do negócio funcionem de forma impecável.
Dessa forma, é preciso ter tempo para focar nessas questões e garantir que cada mínimo detalhe esteja em dia.
Entretanto, é essencial considerar que existem outras atividades que também precisam ser priorizadas como:
- O pagamento adequado de impostos;
- Relatórios contábeis;
- Cumprimento de obrigações acessórias;
- Controle financeiro;
- Enquadramento tributário adequado; entre outros.
Para todos esses pontos, o suporte contábil especializado para e-commerces é de extrema importância, visto que, além de garantir que cada um desses detalhes estejam em dia, auxilia, ainda, a otimizar o seu tempo, permitindo que você foque em outras questões como a aplicação do guia que apresentamos.
Os problemas causados ao negligenciar o cuidado contábil
A negligência em contar com um suporte contábil adequado, especializado e preparado para auxiliar sua empresa pode ser a causa de diversos problemas que impactam diretamente nos resultados do negócio.
Alguns dos principais problemas causados por essa negligência são:
- Problemas com o Fisco;
- Irregularidade;
- Multas;
- Financeiro ineficiente;
- Problemas com impostos;
- Oneração de tempo; entre outros.
Ou seja, ter uma contabilidade como sua aliada é indispensável para conseguir garantir o melhor desempenho do negócio, com máxima conformidade e bons resultados.
Dessa forma, é preciso contar com quem é especialista em sua área de atuação para garantir que esses problemas não sejam uma realidade em seu e-commerce.
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Assim, você tem máxima tranquilidade para cuidar das demais questões em sua empresa com a garantia de que o que estiver sob nossa responsabilidade estará sendo cuidado de forma impecável.
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