Você sabe qual a diferença entre contabilidade digital e tradicional?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entenda melhor sobre a contabilidade digital e online e a contabilidade tradicional como ela pode ajudar no modelo de negócios do seu escritório.

As necessidades sociais moldam a vida da comunidade, que se adapta e acompanha cada novo episódio. As transformações no ramo da tecnologia estão mudando a forma como pensamos ou fazemos as coisas e nenhum setor do mercado está isento disso. A contabilidade digital é o resultado que podemos acompanhar dessas transformações.

A contabilidade é uma ciência mutável, que vive em uma transição constante, exigindo novas ações e conceitos para melhorar a vida das pessoas que dependem tanto desses serviços. Entretanto, ainda é motivo de confusão e preocupação de algumas pessoas.

O digital está presente com intuito de otimizar os processos e disponibilizar mais tempo para que os profissionais possam se preocupar com o que realmente importa. Para isso, esse profissional do ramo precisa estar atento às mudanças e tendências que vão surgindo com o tempo.

Com plataformas digitais, armazenamento em nuvens, versão mobile, entre outras novidades que cercam a contabilidade digital, os escritórios estão melhorando o atendimento e fluxo de processos internos. Entre dois tipos de modelos de negócio vamos abordar neste artigo como cada um é importante para os negócios. Confira!

A transição entre a contabilidade tradicional e a contabilidade digital

A história da contabilidade data de muitos anos antes do que conhecemos como realidade. As civilizações antigas, como os incas, maias, gregos e persas já praticam a ciência contábil para contabilizar e proteger os bens que possuíam. A contabilidade era muito diferente e passou por muitas fases para ser o que é – e ainda vai mudar muito.

Hoje é uma profissão regulamentada, lecionada e praticada por pessoas competentes e que seguem uma diretriz com regras e ensinamentos. A tecnologia, principalmente, foi responsável pela formação da contabilidade com a que conhecemos hoje. Nossas necessidades foram alteradas e ela precisou se adaptar a elas.

Em 2012 acompanhamos o surgimento da contabilidade online, que se baseou na automação dos processos rotineiros no cotidiano de um escritório. Apesar de limitado, foi uma solução que garantiu agilidade e facilidade para os colaboradores. Alguns profissionais da área, naquela época, sentiram-se inseguros, acreditando que aquela nova tecnologia poderia ser responsável pela perda de seus empregos. O que não aconteceu.

Após um período de adaptação, as pessoas começaram a entender o quanto essa tecnologia era benéfica e proporcionou mais trabalhos em menos tempo, entre outras vantagens. E, cerca de três anos depois, em 2015, o setor teve outra surpresa.

A contabilidade digital surgiu como um novo conceito no Brasil, entretanto já existia e era utilizada à exaustão por outros países na Oceania e na Europa, porém com um objetivo diferente do que já conhecíamos como contabilidade online. Neste caso, agregar valor ao cliente, com baixo custo e utilizando a tecnologia era o foco.

Foi importante para introduzir nos profissionais que melhor do que competir com valores, é a satisfação do cliente.

Atuação: como a contabilidade afeta a vida do empresariado

Essa é uma das parcerias mais comuns no mundo dos negócios, porque um empreendedor sempre irá precisar de um profissional para contabilizar seus bens, lucros e impostos. Essa relação é pautada em acordos e contratos físicos e verbais.

Assim como um advogado, o cliente não pode mentir ou omitir informações sobre sua receita de maneira a dificultar o trabalho de seu contador. Tudo que diz respeito a questões contábeis e fiscais são necessárias para ele – assim como o profissional precisa estar ciente e atualizado sobre a legislação do país e impostos, dessa forma, seu cliente estará sempre de acordo com a lei.

Contabilidade digital e contabilidade online: entenda as diferenças

Os dois métodos são muito utilizados atualmente pelos escritórios contábeis, mas ainda podem causar dúvidas e confusão na cabeça de algumas pessoas, principalmente quando o intuito é a contratação de serviços.

Selecionamos as principais diferenças entre estes dois modelos de negócio para que esta dúvida nunca mais surja, confira!

Contabilidade online: este modelo de contabilidade trabalha de uma forma bem simples: através de sistemas. O contador vai alimentar um sistema com todos os dados e informações necessárias e assim obterá como resultado o balanço das contas.

Contabilidade digital: já este modelo de contabilidade absorve todas as informações sobre a empresa e faz uma análise mais estratégica com uma visão geral. É por este motivo que a contabilidade digital é capaz de agregar valor ao cliente.

Torna-se uma contabilidade mais consultiva, entregando eficiência e melhorias ao cliente, firmando uma parceria verdadeira.

Benefícios em adotar a contabilidade digital no seu negócio

Trabalhar com este modelo de negócio, sem dúvidas, resulta em diversos benefícios que podem colocar seu negócio à frente dos concorrentes, uma vez que o mercado está tão competitivo.

Reunimos algumas vantagens na adoção desse modelo de contabilidade no seu negócio.

Aumento de produtividade

Ao automatizar as tarefas e obter tantos resultados interessantes em um único sistema, fica fácil aproveitar o tempo para fechar mais contratos, analisar melhor a situação dentro do escritório e, claro, ficar com as pessoas que ama.

Insights in real time

Os dados em tempo real são responsáveis pelas análises estratégicas do negócio, uma vez que é possível monitorar resultados positivos e negativos de decisões.

Segurança

Esse modelo de contabilidade é extremamente seguro, evitando qualquer vazamento de informações importantes sobre os clientes.

Planejamento estratégico

As ações estratégicas começam a se desenhar facilmente com as análises rápidas dos dados que a contabilidade digital é capaz de proporcionar às empresas. Com isso, a obtenção de sucesso nos serviços prestados demonstra resultados positivos.

Com dados em tempo real, equipe contábil produtiva e muito mais tempo para pensar e trabalhar em parceria com os seus clientes, a tendência é a otimização do planejamento estratégico das empresas e muito mais capacidade de crescimento.

Isso se deve ao fato de que, organizar as informações e centralizar os dados, permite maior qualidade na criação deste planejamento, seja ele de curto, médio ou longo prazo, e o mais importante, permite que as melhores decisões sejam tomadas assim que preciso.

Seja um contador digital e saia do comum

Para fazer parte desse mercado tão promissor, o ideal é que escolha com cautela as plataformas para o seu escritório, estude as estratégias que a contabilidade digital pode resultar, adquira sistemas de gestão contábeis que integrem o ERP que os clientes do seu escritório já utilizam para que as informações sejam unificadas e administradas da melhor forma.

Capacite seu pessoal para estarem preparados no caso de qualquer mudança ou necessidade de um olhar mais estratégico. Quanto mais todos saberem, melhor será o trabalho em equipe!

E claro, lembre-se de treinar e capacitar a sua equipe! Ofereça treinamentos efetivos para que todos estejam alinhados e engajados com os novos recursos do seu escritório e com todas as novidades que vocês agora podem oferecer para os clientes.

Fonte: Jornal Contábil

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Contábil Rio.

Nossa especialidade é resolver sua burocracia e cuidar das principais áreas da sua empresa, como as áreas: 

  • Contábil;
  • Fiscal;
  • de Legalização;
  • Tributária;
  • Trabalhista;
  • de Departamento Pessoal.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Estamos esperando por você!

Classifique nosso post post

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado só para você!
O objetivo da proposta é garantir os direitos dos contribuintes…