Se você trabalha ou pretende trabalhar com e-commerce, já deve ter ouvido falar em política de privacidade. Na internet há inúmeros exemplos de política de privacidade, mas elas variam conforme o tipo de negócio, características do site e objetivos do vendedor.

O link para a política de privacidade deve estar bem visível na página inicial do site e, ao clicar, deve haver uma explicação sobre quais dados estão sendo coletados no endereço, além de informações de navegação.  

Por que ter uma política de privacidade para utilizar em seu e-commerce

A política de privacidade esclarece as práticas que ocorrem em seu site com relação aos dados deixados pelos visitantes:

[elementor-template id="10054"]
  1. Informações fornecidas diretamente pelo usuário;
  2. Informações de navegação: cookies.

Estes dados informam sobre páginas visitadas no seu site, de onde provém o tráfego, onde reside cada visitante e entre outros. A coleta de tais informações deve ser esclarecida na política de privacidade.

Assim, o motivo principal pelo qual você deve contar com uma política de privacidade em seu site é, como já citado, a transparência diante do consumidor. Afinal, você não tem nada a esconder dele, certo? O cliente tem o direito de estar ciente de quais dados lhe estão sendo captados. 

Landing page, Google Adwords, Adsense

Se tratando de política de privacidade, um exemplo é a solicitação de informações de visitantes por meio de landing page: você deve captar dados do visitante, deixando bem à mostra a política de privacidade em todas as páginas do formulário.

Outros motivos para ter uma política de privacidade são as landing pages de anúncios realizados através de Google Adwords: a Google exige política de privacidade em coleta de dados de usuários. Pela mesma razão, você deve ter política de privacidade em campanhas com outras ferramentas como o AdSense. 

Desenvolver uma política de privacidade evita processos judiciais e a desconfiança do visitante: afinal, lá tudo está (deve estar) claro em relação a segurança de informações do site.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

Política de privacidade: exemplo

Há vários formatos de política de privacidade, e inclusive geradores automáticos desse tipo de documento na Internet. 

Um exemplo de política de privacidade prático e conciso pode apresentar os seguintes tópicos: 

Dicas para criar sua política de privacidade

Nesta estrutura de política de privacidade (exemplo acima), recomendamos que você insira os seguintes dados:

Possuir uma política de privacidade clara e detalhada é fundamental para conquistar a confiança do público e, em alguns casos, cumprir diretrizes da Internet.

Esperamos que você tenha gostado desse artigo sobre política de privacidade: exemplo e dicas. Aproveite e confira sobre Abertura e Legalização de Empresa de E-commerce. Queremos ajudar sua empresa a crescer de forma totalmente legalizada e segura.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
É fato que o comércio eletrônico é um dos negócios…