Carga tributária: como reduzir?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Descubra como reduzir a carga tributária de sua indústria de maneira eficiente

Saiba como reduzir a carga tributária incidente nas atividades exercidas pela sua empresa e evite os impactos que ela pode trazer à sua rotina e gestão. Confira mais detalhes no decorrer deste artigo!

Administrar um negócio, seja uma empresa, indústria ou outro empreendimento de modelo diferente, não é uma tarefa tão fácil.

Afinal, existem uma série de questões que precisam ser consideradas e cuidadas diariamente para evitar maiores transtornos em sua rotina, desde àquelas relacionadas à gestão até circunstâncias pertinentes ao desenvolvimento.

Situações relativas à tributação, por exemplo, são as que mais exigem atenção e cuidado.

Assim, se faz essencial estar ciente quanto ao que se deve fazer em sua administração para que as obrigações sejam cumpridas e, assim, afastar as possibilidades de surgirem eventuais problemas.

Alinhado a esse cenário, encontramos a carga tributária e todos os impactos que ela pode trazer para a sua indústria.

Aliás, ela pode ditar o ritmo e afetar diretamente nas metas estabelecidas, se não forem bem controladas, pois costuma ser cobrada elevadamente.

Pensando nisso, nós, da Contábil Rio, preparamos este artigo para orientar você sobre como reduzir a carga tributária paga pela sua indústria.

Com isso, continue conosco para que se tenha maior compreensão sobre o tema e como realizar todo o processo de maneira legal e eficiente.

Desejamos que tenha uma excelente leitura, e vamos ao que realmente interessa!

Carga tributária: o que você precisa saber?

Primeiramente, antes de tratarmos sobre os procedimentos para conseguir a redução da carga tributária, precisamos apresentar todos os detalhes que a envolvem.

Contudo, fique atento a todos os detalhes que traremos no decorrer dos tópicos.

O que significa realmente a carga tributária?

A carga tributária trata-se da relação dos impostos e tributos sobre o Produto Interno Bruto de um país.

Também podemos dizer que ela é a relação da soma de arrecadação estadual, federal e municipal e o PIB.

Qual a finalidade da carga tributária?

A carga tributária tem como finalidade o custeio e financiamento de contas públicas.

Sendo assim, é utilizada como espécie de reserva financeira para arcar com contas e projetos públicos relacionados a diversas ocasiões, como:

  • Cultura;
  • Desenvolvimento social;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Segurança;
  • Transporte; entre outras atividades públicas.

No entanto, é preciso dizer que não podemos estipular, com precisão, o destino do montante sobre cada uma das questões apresentadas acima.

Vale ressaltar, também, que ela está relacionada a uma série de elementos pertinentes à tributação.

Quais os elementos integrantes da carga tributária brasileira?

Como na carga tributária ocorre a composição do total de tributos, impostos e demais taxas, são vários os fatores que estão inseridos sobre ela. Sendo eles:

  • Impostos: refere-se a todos os tributos que compõem e incidem sobre patrimônio e renda;
  • Taxas: são os pagamentos relativos à contraprestação de serviços públicos como, por exemplo, saneamento básico;
  • Contribuições de melhorias: pagamentos relacionados a obras públicas que possuem como finalidade a melhora do local ou valorização dos imóveis em sua redondeza;
  • Contribuições especiais: necessitam de objetivo específico como, por exemplo, contribuição sindical;
  • Empréstimos compulsórios: aqueles que são utilizados para pagar despesas extraordinárias – um exemplo são as guerras.

Como funcionam os cálculos da carga tributária?

Apesar de todas as burocracias e complexidades, a carga tributária não possui uma forma de cálculo tão difícil quanto aparenta.

Para alcançar o valor exato da carga, basta realizar a soma dos impostos, tributos e taxas arrecadados em todo país pelos municípios, estados e União.

Quais são seus impactos na economia de uma indústria?

Como a carga tributária é incerta no decorrer dos anos, afinal, depende exclusivamente dos gastos públicos para que possa ser calculada, seus impactos são dos mais variados.

Porém, os principais são:

  • Redução nas possibilidades de investimentos;
  • Custos elevados;
  • Oportunidades de contratações menores;
  • Baixa lucratividade; entre outros.

Contudo, apesar de todo o cenário negativo, precisamos dizer que a carga tributária é importantíssima para que você consiga definir o melhor planejamento para a sua indústria.

Devido a isso, é preciso buscar maneiras viáveis e eficientes de obter a sua redução.

Os artigos abaixo também podem ser de seu interesse. Acesse e confira-os!

Considerando que você já tenha entendido um pouco algumas das principais questões envolvendo a carga tributária, além da leitura dos materiais acima, confira no próximo tópico alguns passos para obter a redução da mesma.

O que é preciso ser feito para reduzir a carga tributária?

Agora que você compreende melhor sobre o que é a carga tributária e de que forma ela traz impactos para a sua indústria, é essencial que preze entender algumas questões que possibilitem a sua redução.

Assim, poderá evitar todos os imprevistos e adversidades que a elevada carga tributária pode trazer para a gestão de seu negócio.

Dessa maneira, confira a seguir algumas etapas e algumas explicações sobre cada um deles.

1. Faça uma organização eficaz em sua indústria

Para que você consiga economizar com os tributos incidentes sobre as atividades de sua indústria, é imprescindível que você realize uma organização em todos os setores.

Assim, conseguirá ter maior ciência quanto à realidade financeira e, consequentemente, maior controle.

Visando obter estratégias eficazes, é necessário otimizar as ações. Além disso, é fundamental controlar o fluxo de caixa, observar os indicadores financeiros e os relatórios com dados e informações contábeis ou financeiras.

2. Defina o enquadramento jurídico que considerar ideal

Enquadrar a sua indústria em algum dos regimes disponíveis é fundamental para ter noção quanto aos impostos que serão cobrados, bem como algumas outras situações que podem ser determinantes para a melhor gestão.

Para optar entre os regimes do Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional é necessário que você entenda que, apesar de parecer mais simples, pode não ser o mais vantajoso.

Afinal, é preciso considerar os benefícios e as economias que ele possibilita para o seu dia a dia.

3. Atente-se aos benefícios fiscais

Os benefícios fiscais favorecem na redução da carga tributária, pois em troca de operações ou investimentos, permite que se tenha isenção de Imposto de Renda ou Contribuição Social.

Portanto, é importante considerar o que a legislação determina e se existe alguma especificação de acordo com sua atividade exercida.

4. Execute a redução do pró-labore

Nesse cenário, a redução do pró-labore é importante devido a incidência de Imposto de Renda e da contribuição previdenciária.

5. Subdivida a sua indústria

Assim, conseguirá enquadrar cada atividade exercida em um regime tributário que gere os melhores benefícios sobre essas subdivisões.

Isso faz com que se tenha redução na base de cálculo, impactando diretamente na carga tributária e, consequentemente, reduzindo-a.

Contudo, antes de tomar essa decisão, é importante que entenda a sua realidade financeira.

6. Realize um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma das melhores maneiras de reduzir a carga tributária de maneira legal e eficiente.

Afinal, traz estratégias capazes de monitorar e organizar todas as questões que envolvem a tributação.

Portanto, é necessário que se busque por profissionais contábeis para auxiliá-lo corretamente.

7. Evite misturar contas pessoais com contas profissionais

Devido a mistura das contas, permite que a tributação fique maior e acaba prejudicando a sua gestão.

Afinal, as despesas acabam aumentando e você passará a pagar mais impostos.

8. Busque pela terceirização de atividades não essenciais

Outro dos principais fatores que possibilitam a redução da carga tributária, assim como o planejamento, é a terceirização das atividades.

Pois, dessa maneira, você reduz a quantidade de colaboradores ou funcionários em sua indústria e, com isso, também diminui as obrigações e os impostos.

9. Conte com o suporte de profissionais contábeis

Os profissionais da contabilidade poderão te ajudar e orientar com todos os procedimentos que citamos acima, afinal, eles possuem vasta experiência e total expertise no que é preciso ser feito.

Além disso, entendem totalmente sobre a Reforma Trabalhista, possibilitando que se utilize de todos os benefícios que ela oferece.

Os profissionais contábeis, por sua vez, asseguram que você tome as melhores decisões, a partir de informações e dados seguros que obterão ao estudar a rotina de sua indústria, assim como todas as questões pertinentes à contabilidade.

Os especialistas permitem que você tenha maior tranquilidade para conseguir realizar a redução da carga tributária e otimize seus lucros.

Portanto, não hesite em buscar por uma contabilidade especializada para instruí-lo diante de todo esse cenário e fazer com que encontre soluções eficientes para as reais necessidades de seu dia a dia.

A contabilidade especializada pode ajudar na redução da carga tributária

É nítido o quanto a carga tributária brasileira tem um peso muito grande na rotina e, principalmente, na realização das atividades.

Sendo assim, é essencial compreender todos os cenários apresentados em cada um dos tópicos de nosso artigo.

Isso irá possibilitar que os devidos cuidados sejam tomados e faz com que se tenham impactos menores.

Devido às burocracias e complexidades que administrar uma indústria possui, além de todas as outras situações importantes, como disponibilidade de tempo, atenção e organização, contar com o suporte de especialistas é determinante para os seus resultados.

Nós, da Contábil Rio, somos um escritório de contabilidade localizado no Rio de Janeiro, que dispõe de um serviço de contabilidade para indústrias e uma equipe de profissionais altamente qualificada.

Temos especialidade em cuidar das questões pertinentes às áreas contábil, fiscal, legalização, tributária, trabalhista e departamento pessoal de seu negócio.

Estamos há mais de 65 anos em atuação, com o objetivo de alcançar um padrão de excelência para nossos serviços e clientes.

Buscamos por estratégias e soluções eficientes que tragam as devidas melhorias para a gestão de sua indústria, de maneira assertiva e eficaz.

Além, é claro, de otimizar tempo e trazer maior tranquilidade para a sua gestão.

Consequentemente, isso trará maior desenvolvimento, lucratividade e organização aos seus processos administrativos.

Obter o suporte contábil para indústrias da Contábil Rio, inclusive, garante que você mantenha as obrigações tributárias e trabalhistas sempre em dia.

E ainda oferece uma série de benefícios, como:

  • Acompanhamento de cadastro;
  • Acompanhamento de CNDs;
  • Acompanhamento de resultado por produto, mix de produtos e unidades de negócios;
  • Acompanhamento nas homologações junto ao Ministério do Trabalho e/ou sindicatos;
  • Análise tributário;
  • Controle de estoque;
  • Escrituração e apuração de balanço e DRE;
  • Inventário;
  • IRPF;
  • Planejamento tributário;
  • Recuperação de créditos tributários;
  • Obrigações acessórias.

Diante de todo esse cenário, não hesite em procurar por nossos especialistas e usufruir de todas as vantagens que nosso serviço pode oferecer.

Consiga realizar a redução da carga tributária de sua indústria de forma legal e eficiente.

Tenha a Contábil Rio ao seu lado

A contabilidade para indústrias da Contábil Rio pode ser fundamental na hora de encontrar meios viáveis de conseguir reduzir a carga tributária que você paga.

Afinal, como podemos ver no tópico anterior, trata-se de uma série de recursos e vantagens que estarão à sua disposição, além de todo o suporte dos profissionais.

No entanto, para que tenha toda essa ajuda a seu favor, é preciso que você não perca tempo!

Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e veja como nós podemos te ajudar!

Clique aqui e nos mande uma mensagem

Caso prefira, basta clicar no ícone do WhatsApp, localizado no canto inferior esquerdo da tela, e nos mandar uma mensagem.

Além dessa opção, você também encontra um chat online disponibilizado no canto oposto.

Portanto, tenha maior tranquilidade quanto aos procedimentos para acabar com todas essas burocracias e complexidades que envolvem a carga tributária em seu dia a dia.

Não hesite em nos procurar, estamos aguardando por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Contábil Rio.

Nossa especialidade é resolver sua burocracia e cuidar das principais áreas da sua empresa, como as áreas: 

  • Contábil;
  • Fiscal;
  • de Legalização;
  • Tributária;
  • Trabalhista;
  • de Departamento Pessoal.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Estamos esperando por você!

5/5 - (1 vote)
Summary
Carga tributária: como reduzir?
Article Name
Carga tributária: como reduzir?
Description
Descubra como reduzir a carga tributária de sua indústria de maneira eficiente. Confira mais detalhes no decorrer deste artigo!
Author
Publisher Name
Contábil Rio
Publisher Logo

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado só para você!
Saiba como fazer e a importância da estrutura de custos…