Como importar com segurança: 6 dicas valiosas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Importar uma mercadoria significa comprá-la de um fornecedor de outro país.

Saber como importar com segurança não é tão simples, e requer alguns cuidados e informações básicas. 

Neste artigo, vamos tratar exatamente sobre como importar com segurança, sem sustos e despesas desnecessárias durante o processo: há uma burocracia que envolve documentos, taxas e tarifas, e qualquer erro pode se tornar uma grande dor de cabeça. 

Siga lendo nosso artigo e descubra 6 dicas valiosas para realizar seu processo de importação com segurança, seja você um iniciante ou um veterano nessa modalidade de comércio. São 6 passos cruciais para que você possa importar de forma correta e eficiente.

Como importar com segurança: as melhores dicas!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

 1. Habilite o RADAR

A primeira dica – ou o primeiro passo – sobre como importar com segurança é realizar a habilitação do RADAR. O Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros permite que você faça importação e exportação sendo pessoa jurídica ou física.  

 2. Faça o cadastro no SISCOMEX

SISCOMEX significa Sistema Informatizado da Secretaria da Receita Federal.

Aqui, você cadastra todos os dados da sua empresa e das pessoas que têm autorização para atuar por você, não importando se fazem parte da sua organização ou se são representantes legais aleatórios. 

E onde você pode fazer o registro do Siscomex? 

Basta ir ao portal da Receita Federal. Mas cuidado: você apenas pode se cadastrar no Siscomex após ter obtido a liberação do RADAR.

3. NCM ou Classificação Fiscal

Nomenclatura Fiscal, Classificação Fiscal ou, abreviadamente, NCM, é o próximo passo para você importar com segurança. 

Você deve saber as normas regulatórias para importações e exportações no Brasil e, a partir delas, descobrir como seu produto e empresa são classificados. Eles devem ser nomeados de forma correta, consoante à Lei. 

A Classificação Fiscal vai estipular os impostos que você vai pagar ao importar ou exportar, e erros nessa classificação podem inclusive fazer com que sua mercadoria fique retida. 

4. Licença de importação

A Licença de Importação (LI) é o próximo passo para saber como importar com segurança. Ela depende, em parte, da classificação fiscal da mercadoria: é aplicável a alguns tipos de produtos, como:

  • químicos;
  • para o público infantil;
  • de origem vegetal ou animal.

Procure no site da Receita Federal as categorias de produtos que necessitam de LI.

 5. Câmbio e pagamentos

Neste ponto, aconselhamos que você acompanhe as oscilações do Real, nossa moeda oficial, e conheça as alternativas de câmbio que atendam da melhor forma a seus objetivos.

Algumas modalidades são Trava de Importação e Câmbio Futuro, e elas auxiliam a garantia da taxa cambial que você vai empregar.

 6. Procure ajuda se precisar

Importar e exportar com segurança, como dissemos, não é tarefa tão simples, ainda mais para iniciantes e dependendo do tipo de produto a ser comercializado. Portanto, pense em recorrer a um agente de carga ou profissionais com conhecimento de comércio internacional para ajudá-lo.

Por fim, uma “dica bônus” é sempre conferir todos os processos e informações preenchidas. Um erro pode significar custos significativos.

Agora, se você fizer todos os passos necessários, basta encomendar sua carga e esperar, para, ao recebê-la, registrar a importação e nacionalizar as mercadorias. Falando em encomendar, não deixe de pesquisar fornecedores idôneos no Exterior, evitando golpes e incomodações.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre como importar com segurança. Deixe seu comentário ou sua dúvida, e, se gostou, compartilhe! Aproveite e visite nosso Departamento Fiscal para Importação e Exportação.

Quero Visitar o Departamento Fiscal!

Compartilhe nas redes!

Summary
Como importar com segurança: 6 dicas valiosas
Article Name
Como importar com segurança: 6 dicas valiosas
Description
Neste artigo, vamos tratar exatamente sobre como importar com segurança, sem sustos e despesas desnecessárias durante o processo: há uma burocracia que envolve documentos, taxas e tarifas, e qualquer erro pode se tornar uma grande dor de cabeça.
Author
Publisher Name
Contábil Rio
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado!
O e-commerce, sem dúvida, é um dos negócios mais promissores…
Open chat