Você pensa em começar a investir na venda de produtos de chineses? Confira tudo o que você precisa saber sobre como importar da China!

Trabalhar com importação se tornou uma das formas de investimento mais procuradas nos últimos anos. É cada vez maior o número de pessoas que querem saber como importar produtos de outros países. Neste texto, vamos apresentar um guia sobre como importar da China.

A China tem se tornado um dos mercados mais procurados para importação de produtos. A alta procura se deve ao fato de que é possível encontrar uma boa logística de transporte e uma alta variedade de produtos com preços muito competitivos até para o mercado mundial.

Para quem pretende dar os primeiros passos na importação de produtos da China, vamos ensinar como importar diretamente dos fabricantes. Você verá tudo o que precisa saber para começar a trabalhar com importados chineses. Vamos lá!

[elementor-template id="10054"]

Como importar da China?

Apesar de parecer complicado, todo o processo de importação de produtos é mais fácil do que parece. Mas, antes é necessário ter cuidado com alguns requisitos importantes para iniciar neste meio.

Em primeiro lugar, para dar início ao processo de importação de produtos é necessário que você tenha um CNPJ. Pode ser um MEI (Microempreendedor Individual) ou qualquer formato de empresa, mas é necessário ter empresa aberta. Ter um CNPJ será útil até mesmo no processo de fiscalização do produto pela Receita Federal, como até mesmo para formalizar contratos com os fornecedores.

A partir daí é que você poderá seguir os passos necessários para todo o processo de importação. Para isso, basta seguir o checklist abaixo para saber o que fazer em cada etapa:

  1. Decidir o produto a ser vendido e procurá-lo;
  2. Definir o fornecedor para o produto (certifique-se de encontrar um fornecedor de confiança);
  3. Dar entrada no custeio e na documentação de importação;
  4. Realizar a compra dos produtos;
  5. Providenciar o envio para porto ou aeroporto na China;
  6. Realizar o processo de despacho aduaneiro no Brasil;
  7. Providenciar o transporte até o local desejado.

Com isso, é possível perceber que o processo de importação depende de uma boa logística de transporte da mercadoria tanto no país de origem, quanto no país de destino. Alguns passos podem demorar mais que outros, principalmente na sua primeira tentativa de importação.

Porém, uma vez que você consiga realizá-lo da primeira vez, tudo se tornará muito mais rápido e fácil nas vezes seguintes. No início, o mais importante é se certificar de que encontrou bons parceiros para negócios, principalmente para fornecimento de produtos.

Para se certificar de que encontrou bons fornecedores para seus produtos, um conselho é consultar grupos no Facebook sobre dropshipping ou importação. Neles, há muitas pessoas experientes nesse processo e dispostas a compartilhar informação.

Outro meio interessante é simplesmente contactar os fornecedores por e-mail e tirar todas as suas dúvidas. Informe-se sobre o preço por unidade do produto que gostaria de comprar, a quantidade mínima exigida para exportação e o tempo médio de entrega para cada pedido.

Também procure se informar sobre os meios de rastreamento da carga enquanto ela estiver sendo movimentada na China. Isso é essencial para que você tenha segurança durante todo o processo de chegada até o porto ou aeroporto da China.

Muitos fornecedores oferecem taxas adicionais para realizar o envio dos produtos para o porto ou aeroporto escolhido. Isso o ajudará com uma tarefa a menos e dará muito mais segurança ao processo.

Para produtos chineses, há fornecedores bem conhecidos e que já possuem boa reputação no Brasil, como o AliExpress, AliBaba, Light in the Box, TBDRESS, Dealextreme, dentre outros. Assim, sua busca pode começar por esses já conhecidos.

Após a escolha do fornecedor, informe-se sobre toda a documentação necessária para a fiscalização realizada tanto na China quanto no Brasil. No Brasil, a fiscalização obrigatória pela Receita Federal para produtos de importação chama-se despacho aduaneiro. (Confira nosso texto com tudo o que você precisa saber sobre despacho aduaneiro)

Em seguida, uma vez que a mercadoria tenha sido liberada pela Receita Federal aqui no Brasil, seu último passo será apenas o de providenciar o transporte da carga até o local desejado. Para isso, há diversos serviços de frete interestadual disponíveis no Brasil. Certamente, esta será a parte mais fácil.

Vale a pena importar da China?

Sim, uma vez que você tenha compreendido o processo de como importar da China, poderá ganhar muito dinheiro com a revenda dos produtos. A razão disso é o fato de que os produtos chineses são vendidos por um ótimo preço e, portanto, permitem uma boa margem de lucro.

Porém, antes de iniciar todo o processo de importação, certifique-se de avaliar sua base de custos e os preços necessários para poder lucrar com o investimento. Caso os preços permaneçam competitivos, então certamente você fará um bom negócio.

Há também diversos investidores que conseguem um alto faturamento apenas com o Dropshipping de produtos chineses. Em um modelo de negócio de Dropshipping, o vendedor não precisa se preocupar com manter o produto vendido em estoque. O vendedor apenas intermedia a compra entre o cliente final e o fornecedor do produto.

Como começar a trabalhar com importados da China?

Para dar seus primeiros passos para trabalhar com importados da China, o caminho mais fácil é começar com apenas poucos produtos, de preferência de um único fornecedor.

A partir daí, após realizar suas primeiras importações, compreender melhor as preferências da clientela, e ganhar confiança para fazer importações de maior volume, poderá dar novos passos na diversificação dos seus produtos para um maior número de pessoas. 

Você também poderá negociar contratos maiores com os seus fornecedores, tentar novos fornecedores, e tomar ações para melhorar ainda mais os seus ganhos. O mercado de produtos chineses é uma ótima fonte para venda de produtos de varejo e atacado.

Importe produtos da China com o auxílio da Contábil Rio

Nossos profissionais oferecem diversos serviços para que sua empresa possa importar com segurança. Serviços fiscais, tributários e em tudo que envolve a contabilidade na importação nós podemos oferecer auxílio.

Se você deseja um processo seguro e efetivo na importação de produtos da China, entre em contato conosco e saiba como poderemos auxiliá-lo.

TENHA AQUI APOIO ESPECIALIZADO PARA IMPORTAR SEUS PRODUTOS!

5/5 - (1 vote)

Summary
Como importar diretamente de fabricantes da China - tudo que precisa saber
Article Name
Como importar diretamente de fabricantes da China - tudo que precisa saber
Description
Você pensa em começar a investir na venda de produtos de chineses? Confira tudo o que você precisa saber sobre como importar da China!
Author
Publisher Name
Contábil Rio
Publisher Logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Um dos passos essenciais para iniciar no ramo de produtos…