Descubra agora como montar um pet shop

Confira o nosso guia completo de como montar um pet shop de forma segura e descomplicada

O aumento do mercado pet shop explodiu com a comunidade de serviços de atendimento e vendas de produtos como ração, medicações e brinquedos. O serviço das pet shops tem se mostrado cada dia mais lucrativo. O interesse em saber como montar um pet shop tem crescido cada vez mais.

Por exemplo, em 2021, o faturamento do setor pet cresceu 27%, segundo a pesquisa feita pelo Instituto Pet Brasil. Assim, a perspectiva para os próximos anos é que o mercado pet continue a crescer.

Ou seja, isso só mostra que o investimento nesse setor tem oferecido um retorno cada vez maior. Porém, antes é necessário inteirar-se sobre tudo o que é necessário saber antes de se aventurar no mercado pet. 

[elementor-template id="10054"]

Por essa razão, neste artigo vamos te apresentar todo o passo-a-passo para a criação de uma pet shop. Tudo o que você precisa saber para iniciar seu pet shop da forma correta e garantir um bom retorno financeiro. Vamos lá!

Como montar um plano de negócios para seu pet shop

Como você já deve ter ouvido falar, o primeiro e mais importante passo na criação de uma empresa é montar o seu plano de negócio. Assim, o seu primeiro passo deve ser o de montar o plano de negócio do seu pet shop. 

Um bom plano de negócios deve se basear em um conhecimento do mercado. Aqui você pode utilizar pesquisas que te ajudem a conhecer os lucros previstos de acordo com seu público alvo. 

Assim, você poderá conhecer quanto deve cobrar pelos produtos e serviços oferecidos pelo seu pet shop. 

É sempre bom lembrar que o valor dos seus produtos é determinado pelos custos que terá com fornecedores e outros gastos necessários para o funcionamento da sua loja. 

Estes são alguns dos itens que podem entrar no seu planejamento financeiro:

A fim de montar o seu plano de negócios, será necessário levar em conta todos os fatores acima. Eles te darão uma maior precisão sobre o investimento inicial necessário para começar o seu pet shop.

O principal ponto é conseguir determinar: 

1) o valor que você terá que investir inicialmente; e

2) o quanto você vai precisar vender no seu pet shop para começar a ter lucro

Conhecer melhor esses dois pontos o ajudará a ter muito mais segurança para o seu investimento.

Conheça a legislação para pet shops 

A segunda recomendação fundamental para saber como montar um pet shop é que você procure se informar sobre a legislação necessária para esse tipo de empresa. 

Algumas leis podem variar em estados diferentes, portanto uma consultoria em advocacia pode te ajudar a ter certeza que sua empresa está dentro da lei.

Em âmbito nacional, a portaria Nº301 de abril de 1996 do Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária estabelece leis que devem ser seguidas por qualquer estabelecimento que comercialize produtos veterinários. 

Por exemplo, de acordo com essa portaria é necessário para a criação do seu pet shop que, dentre os funcionários, haja um responsável técnico legalmente habilitado.

Além disso, vale lembrar que a sua empresa também deve seguir os parâmetros legais da sua cidade e Estado. 

Os parâmetros principais para o funcionamento dos serviços pet shop são regidos pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

A resolução N°1069, de 2014, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, estabelece uma legislação que garanta a segurança e o bem-estar dos animais em pet shops e em qualquer feira agropecuária. 

Inicialmente, um pet shop pode começar com dois funcionários para banho e tosa e um funcionário para o atendimento ao cliente. Dito isso, a resolução 1069/2014 garante que os funcionários responsáveis pelo banho e tosa devem necessariamente possuir curso de banho e tosa. 

Essas resoluções são feitas para garantir a segurança do animal e o profissionalismo da empresa. Por isso, é importante que o dono do pet shop tenha a preocupação de atuar conforme as regras da legislação e assim garantir a segurança do seu investimento.

Invista no marketing e na estrutura inicial

Por último, nossa principal dica de como montar um pet shop é investir no plano de marketing inicial para o seu negócio. Afinal, para conseguir os primeiros clientes, é necessário que você conquiste a atenção do público e consiga mostrar o valor do seu trabalho.

Além disso, é sempre bom lembrar que a própria estrutura e a localização podem ajudar a atrair o seu público inicial. Por exemplo, áreas que possuem condomínios residenciais próximos são áreas visadas para a criação de pet shops, visto que muitos desses moradores de condomínios possuem seus próprios pets.  

Investir em uma divulgação online tem se tornado costumeiro em todas as empresas. Invista no marketing online através das redes sociais como Instagram e Facebook. Se possível, crie uma loja online para ajudar a vender além da loja física e ajudar a divulgar promoções de produtos. 

Checklist de como montar um pet shop

Para te ajudar a se guiar no processo de montar o seu próprio pet shop e poder começar o seu investimento no mercado pet, preparamos este checklist de como montar um pet shop:

  1. Monte um plano de negócios;
  2. Conheça a legislação adequada;
  3. Encontre o espaço físico e a equipe inicial adequada;
  4. Certifique-se de que tudo está em acordo com a legislação;
  5. Determine os serviços iniciais a serem oferecidos;
  6. Invista no marketing e na divulgação on-line;
  7. Amplie seus canais de venda via WhatsApp, delivery ou até mesmo IFood.
  8. Invista na estrutura do seu negócio.

Além dos passos descritos acima, também é necessário cumprir os trâmites legais, como abertura de um CNPJ junto à Receita Federal, inscrição municipal e federal, elaboração do contrato social, inscrição na Junta Comercial, entre outros.

Para ter mais segurança e praticidade no cumprimentos desses requisitos legais e burocráticos para montar seu pet shop e atuar de forma legal, é de extrema importância contar com o suporte de especialistas contábeis.

Serviços na Área de Legalização de Empresas no Rio de Janeiro – RJ | Contábil Rio

Conte com a especialidade da Contábil Rio

Se você deseja realizar a abertura e legalização do seu pet shop de forma rápida, segura e descomplicada, conte com a Contábil Rio.

Conosco, você irá regularizar sua situação sem burocracia a fim de garantir a legalidade e o futuro do seu negócio.

Entre em contato conosco e vamos começar o processo de abertura do seu pet shop o quanto antes.

CLIQUE AQUI PARA MONTAR SEU PET SHOP SEM COMPLICAÇÕES!

5/5 - (1 vote)

Summary
Como montar um pet shop: confira o guia completo!
Article Name
Como montar um pet shop: confira o guia completo!
Description
Descubra agora como montar um pet shop. Confira o nosso guia completo de como montar um pet shop de forma segura e descomplicada!
Author
Publisher Name
Contábil Rio
Publisher Logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Manter um controle de estoque eficiente é o grande desafio…