Nesse artigo você vai ver:
Toggle5 vantagens que o enquadramento Simples Nacional vai trazer para a sua empresa
Saiba tudo que sua empresa vai ganhar ao optar pelo enquadramento Simples Nacional
O enquadramento Simples Nacional é um sistema tributário que pode ser utilizado por algumas empresas, e que apresenta uma série de vantagens.
O Brasil apresenta diferentes regimes de tributação para as empresas. Dentre esses regimes, o Simples Nacional se destaca como uma opção que oferece simplificação e benefícios significativos para as micro e pequenas empresas.
Quer saber mais sobre? Neste artigo, exploraremos cinco vantagens que o enquadramento Simples Nacional trará para a sua empresa.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Contábil Rio pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Confira até o fim para entender mais!
Quem pode fazer o enquadramento Simples Nacional?
Para começar, o Simples Nacional é um regime tributário especial adotado no Brasil para a utilização de micro e pequenas empresas.
Foi criado pela Lei Complementar nº 123/2006, que detalha, além de suas vantagens, os requisitos básicos para se enquadrar no regime.
A principal regra detalha que o enquadramento Simples Nacional é destinado a empresas que possuem um faturamento bruto anual limitado, estabelecido anualmente pela legislação.
Atualmente, podem optar pelo Simples Nacional as empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano.
Além disso, a receita detalha outras regras para utilizar o regime, como a inexistência de dívidas com os órgãos públicos e atividades específicas.
Quais são as vantagens do enquadramento Simples Nacional?
Como você pode ver, o regime é destinado principalmente a empresas que estão entrando no mercado de trabalho ou estão na fase inicial de desenvolvimento.
Diante disso, o sistema busca facilitar as coisas para o empresário. Mas vamos entender isso melhor!
Para começar, o Simples Nacional…
Ajuda na redução da carga tributária
Uma das maiores vantagens do enquadramento Simples Nacional é justamente a redução da carga tributária.
O regime simplificado calcula os impostos com base no faturamento mensal da empresa, utilizando alíquotas progressivas que variam conforme a faixa de faturamento.
Essas alíquotas costumam ser mais baixas do que as aplicadas em outros regimes tributários, o que acaba resultando em uma tributação, muitas vezes, mais amena.
Garante a unificação dos impostos
No regime simplificado, diversos impostos são unificados em uma única guia de pagamento, o que simplifica o processo burocrático e reduz a necessidade de cumprir diversas obrigações acessórias, facilitando a gestão tributária da empresa.
Ajuda na redução da burocracia
O Simples Nacional também contribui para a redução da burocracia, pois simplifica o cumprimento de obrigações, como você pôde perceber.
São menos guias, menos declarações e menos obrigações acessórias a serem cumpridas mensalmente.
Isso permite que o empreendedor foque mais na gestão do negócio e menos na burocracia, economizando tempo e recursos.
Garante preferência em licitações
Essa é uma medida que busca melhorar a competitividade das empresas de menor porte: dar vantagem a essas empresas quando optarem por participar de licitações públicas.
Desse modo, é possível competir e ter chances, mesmo disputando com grandes marcas já consolidadas no mercado.
Simplifica a legalização da empresa
O Simples Nacional é extremamente benéfico para quem está abrindo uma empresa, porque simplifica as rotinas fiscais desde o começo, facilitando a legalização do negócio.
Com o regime, o registro e a manutenção das obrigações da empresa pode ser feito de forma ágil e simples.
O responsável pelo processo pode utilizar o Portal do Simples Nacional para manter um relacionamento com a Receita Federal.
Qual é a desvantagem do enquadramento Simples Nacional?
Depois de tantas vantagens, é possível se perguntar: e qual é a desvantagem do Simples?
Bom, no geral, o Simples Nacional é um regime de vantagem e não desvantagens, mas isso vai depender da estratégia da sua empresa.
Algumas características do Simples que podem não ser interessantes para algumas empresas são:
- Limitação do faturamento para quem tem estratégias de expansão a curto prazo;
- Restrições a certas atividades;
- Restrições à utilização de créditos fiscais.
Faça a escolha correta para a sua empresa!
O regime tributário do Simples Nacional não é obrigatório para os empresários, eles têm a opção de optar por ele ou não.
No entanto, decidir se o Simples é a escolha certa para a sua empresa apenas com base nas vantagens do regime não é o mais sensato.
É melhor avaliar cada regime individualmente e as características da sua empresa.
Aqui, na Contábil Rio, te auxiliamos nessa tarefa!
Podemos te ajudar na análise completa da realidade e dos objetivos da sua empresa para determinar se o enquadramento Simples Nacional é mesmo a melhor alternativa para você.
Investir em nossa consultoria contábil e no planejamento tributário pode ser uma opção econômica e altamente inteligente.
Entre em contato!
PRESSIONE AQUI E APROVEITE TODOS OS BENEFÍCIOS DO SIMPLES NACIONAL!