CNAE para e-commerce: qual o correto? Qual a importância para o seu negócio?

Saiba como determinar o CNAE para e-commerce e a importância do cadastro correto para o sucesso do seu negócio.

Saber qual CNAE para e-commerce escolher é uma das inúmeras dúvidas que surgem para o empreendedor que atua no comércio digital.

Essa não é uma escolha simples, e sua determinação incorreta pode custar caro, pois o código tem atuação direta na determinação das obrigações fiscais.

Para te ajudar, neste artigo, vamos trazer as principais explicações sobre o CNAE para e-commerce e te ajudar a escolher de forma precisa. Confira!

[elementor-template id="10054"]

O que é o CNAE para e-commerce?

O CNAE é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, esse código é responsável por determinar as operações ou atividades específicas de uma empresa. 

Essa classificação se aplica a todas as entidades econômicas envolvidas em qualquer cadeia de produção e comercialização de bens ou serviços. 

Desse modo, ela ajuda a identificar o setor, tipo de produto, bens ou serviços que a empresa oferece.

Qual a importância de escolher o CNAE para e-commerce corretamente?

A escolha do código CNAE adequado para o seu comércio eletrônico pode ter um grande impacto no sucesso da sua empresa, e esse é um fator que muitos empreendedores tendem a ignorar.

É importante observar que o código serve como uma ferramenta para categorizar os diferentes tipos de atividades econômicas realizadas pelas empresas de comércio eletrônico. 

Diante disso, as empresas podem ter vários códigos CNAE.

E, como cada atividade pode representar uma obrigação distinta, ao utilizar o CNAE corretamente, as empresas podem facilmente entender as responsabilidades fiscais, tributárias e trabalhistas específicas que devem cumprir.

No entanto, é essencial garantir que os códigos escolhidos estejam alinhados com as atividades reais da empresa.

O uso de códigos incorretos pode resultar não somente em impostos desnecessários, como também penalidades para a sua empresa, e você não quer ter prejuízos, não é mesmo?

Quais empresas precisam ter CNAE?

Todas as pessoas jurídicas, autônomas e organizações sem fins lucrativos precisam ter um CNAE.

As empresas podem atuar com apenas uma classificação. Nesses casos, ao selecionar o código, é necessário escolher aquele que representa a atividade principal da empresa.

Além disso, sem a classificação, não é possível que uma empresa abra seu CNPJ. 

O empreendedor que deseja ter uma empresa legalizada e otimizar as suas chances de desenvolvimento no mercado deve escolher corretamente o CNAE para e-commerce.

E, como já citamos, essa classificação é necessária para garantir que sua empresa pague os impostos apropriados com base em suas atividades comerciais específicas, cumprindo a lei e se mantendo em dia com a legislação.

Qual o CNAE para e-commerce?

De fato, existem muitas atividades abrangidas pelo comércio digital, por isso, não existe um único CNAE para e-commerce e, como já citamos, é possível optar por mais de um.

Em termos gerais, o código utilizado no e-commerce é o 47.61-0/01, que abrange o comércio varejista e a venda de produtos em lojas virtuais, marketplaces e plataformas de comércio eletrônico.

Mas você tem que determinar sua atividade principal e secundária, não é mesmo? Então veja como fazer a pesquisa do CNAE pelo IBGE.

Acesse o site do IBGE, que compila todos os códigos CNAE. No ambiente, você pode pesquisar a classificação utilizando palavras relacionadas às atividades que serão exercidas.

Dá para alterar o CNAE?

Se você começou sua empresa em um nicho e deseja mudar, você pode sim fazer a alteração, ou ainda, incorporar atividades secundárias. 

Mas como efetuar a mudança?

Comece determinando se o regime de tributação da empresa permite a nova atividade.  Também é necessário, além de alterações no contrato social, fazer o registro do novo CNAE na Junta Comercial.

Após obter as autorizações, é necessário fazer a alteração junto à Secretaria Estadual da Fazenda e Prefeitura.

Como não errar ao escolher e mudar o CNAE para e-commerce?

Para começar, você precisa falar com seu contador! Uma abordagem especializada, capaz de oferecer orientações e sugestões, é essencial para que a escolha da sua Classificação seja coerente às suas atividades.

Tenha a experiência da Contábil Rio ao seu lado e otimize a gestão do seu e-commerce!

Legalizar sua empresa nunca foi tão fácil. Com o nosso apoio, você terá a abordagem que falta para ter seu e-commerce atuando corretamente.

Nossa equipe é totalmente capacitada para o atendimento de empresas no e-commerce, por isso, oferecemos o apoio necessário para estabelecer e gerenciar todas as rotinas da empresa de comércio eletrônico.

Fale com o nosso time e tenha auxílio completo na hora de escolhas importantes para o seu sucesso!

CLIQUE AQUI E FAÇA ESCOLHAS CORRETAS PARA O SUCESSO DO SEU COMÉRCIO ONLINE!

5/5 - (1 vote)

Summary
Escolha correta do CNAE para e-commerce: qual a importância?
Article Name
Escolha correta do CNAE para e-commerce: qual a importância?
Description
Aprenda a fazer a determinação correta do CNAE para e-commerce e entenda como esse cadastro é essencial para as suas atividades no comércio eletrônico.
Author
Publisher Name
Contábil Rio
Publisher Logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
5 vantagens que o enquadramento Simples Nacional vai trazer para…