Saiba tudo sobre empresas obrigadas ao Lucro Real

Entenda como funciona esse regime tributário e as principais regras para empresas obrigadas ao Lucro Real. Fique por dentro de tudo!

Você sabe o que e quais são as empresas obrigadas ao Lucro Real?

Ou melhor: como funciona esse sistema de tributação e quais as regras para optar por ele?

Neste artigo, explicaremos o que é, como se destaca frente aos outros regimes tributários disponíveis, bem como suas vantagens e desvantagens às empresas.

[elementor-template id="10054"]

Além disso, mostramos como o apoio de um departamento contábil especializado pode ajudar na otimização da gestão tributária de maneira eficiente.

Portanto, acompanhe a leitura para entender mais sobre o assunto!

Leia também:

Quais são as empresas obrigadas ao Lucro Real?

Sobretudo, antes de falarmos sobre as regras para empresas que estão obrigadas ao regime do Lucro Real, é essencial entender um pouco mais sobre o sistema em questão.

Ele determina que o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sejam calculados com base no lucro efetivo da empresa.

Ou seja, a diferença entre as receitas e as despesas operacionais.

Esse regime tributário é diferente do Lucro Presumido, que presume um percentual de lucro sobre a receita bruta, e do Simples Nacional, que aplica uma alíquota única sobre o faturamento.

Principais regras para optar pelo Lucro Real

Conforme as leis vigentes, as empresas obrigadas ao Lucro Real são aquelas que cumprem com alguns requisitos.

Dentre os principais, podemos destacar:

Além disso, destacamos empresas que exploram atividades de securitização, transporte aéreo ou marítimo de cargas ou passageiros, atividades de energia elétrica, gás natural e telecomunicações, bem como incorporações ou loteamentos.

Outros aspectos podem envolver atividades de compra, venda, locação, arrendamento, alienação de imóveis ou direitos de qualquer natureza, entre outros aspectos.

Quais são as vantagens do Lucro Real?

O Lucro Real pode oferecer algumas vantagens para as empresas que se enquadram nesse regime.

Alguns dos principais envolvem a possibilidade de deduzir despesas operacionais, compensar prejuízos fiscais e aproveitar créditos relacionados aos impostos, como PIS, COFINS, IPI e ICMS.

Além disso, existe a possibilidade de reduzir a carga tributária, caso a empresa tenha um lucro efetivo menor do que o Presumido ou Simples, ou caso tenha prejuízos ou despesas elevadas.

Quais são as desvantagens do Lucro Real?

Apesar de vários benefícios, é importante que os empresários considerem que a opção pelas empresas obrigadas ao Lucro Real também apresentam desvantagens.

Alguns pontos negativos, envolvem à burocracia e complexidade na apuração sobre o pagamento dos impostos, necessidade de cuidar da contabilidade de forma mais rigorosa e os riscos de sofrer com autuações e fiscalizações.

Além disso, existe maior exposição ao planejamento tributário agressivo ou abusivo, podendo configurar evasão fiscal, sonegação ou outras formas de manipular, ou ocultar dados.

Como otimizar a gestão tributária das empresas obrigadas ao Lucro Real?

As empresas obrigadas ao lucro real devem conhecer as características, vantagens e desvantagens desse regime e planejar sua gestão tributária de forma eficiente.

Para isso, é possível contar com um contador especializado, com experiência em departamento contábil, visando garantir orientações e assessoria a empresa sobre as melhores práticas e soluções, conforme diversos aspectos.

Assim, também será viável contar com ferramentas de controle que automatiza e integre processos diários, facilitando seu registro, armazenamento e análise dos dados.

Além disso, um departamento contábil ajuda no planejamento do fluxo de caixa e aproveitamento de eventuais benefícios fiscais, desde que sejam compatíveis e legais às atividades da sua empresa.

Adote o Lucro Real e aproveite os benefícios para sua empresa!

Nós, da Contábil Rio, somos uma empresa especializada em cuidar das áreas contábil, fiscal, legalização, tributária, trabalhista e de departamento pessoal para os nossos clientes.

Com mais de 60 anos de experiência, temos um time de profissionais altamente capacitado e com foco em prestar serviços de excelência.

Por isso, utilizamos recursos que facilitem o nosso dia a dia, garantindo soluções eficientes e que sejam pertinentes às necessidades e particularidades do seu segmento.

Portanto, converse conosco para entender mais sobre como podemos ajudar sua empresa a definir o regime tributário do Lucro Real como o mais adequado.

Estamos aptos a prestar orientações e diretrizes para evitar maiores problemas em sua rotina!

Fique por dentro de tudo sobre o Lucro Real!

Classifique nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Alíquotas do Lucro Real: Como elas funcionam? Descubra como funcionam…