Encerrar uma empresa: quais os trâmites?

Confira como encerrar uma empresa de maneira eficiente

Saiba como obter êxito ao encerrar uma empresa e evite maiores problemas durante todo o processo

Ao optar por realizar a abertura de uma empresa, certamente você estava em busca de novos desafios.

Esses desafios estão cobertos por algum sentimento, seja paixão ou alguma motivação a qual fez com que tomasse a decisão de se tornar empreendedor.

São diversos os desafios para quem decide empreender em nosso país, além de várias situações a serem analisadas para que se obtenha sucesso na jornada empresarial.

Também surgem diversos percalços pelo caminho, fazendo com que você tenha dificuldades em momentos aos quais precisa estar atento e cuidando ativamente da gestão de seu negócio.

Entretanto, existe um momento no qual questionamentos começam a surgir, vide os acontecimentos negativos estarem ganhando mais espaço.

A pandemia de covid-19, por exemplo, pode ser um fator a ser considerado ao pensarmos em danos e problemas rotineiros em uma empresa, principalmente financeiros.

Tais problemas geram outras consequências que, nem sempre, podem ser resolvidas de maneira adequada e conforme o esperado para que o empreendimento siga em funcionamento.

Dessa forma, é necessário considerar a ideia de finalizar as atividades.

Porém, é preciso que se tenha ciência de que, da mesma maneira que existem as burocracias para abertura e legalização de empresas, será fundamental realizar alguns procedimentos ao decidir encerrar uma empresa.

Pensando nisso, nós, da Contábil Rio, preparamos este artigo para tratar sobre todos os principais pontos que você precisará considerar na hora de realizar esse processo.

Portanto, continue conosco e tenha uma ótima leitura!

O que fazer para encerrar uma empresa de maneira correta?

É fato que existe uma série de situações em meio ao mundo do empreendedorismo que você, gestor, precisa considerar, principalmente quando a sua empresa não passa por bons momentos.

Nem sempre vale a pena seguir com o investimento, afinal a falta de resultados ou outro tipo de retorno podem fazer com que os prejuízos sejam ainda maiores.

Precisamos entender que os negócios também fecham e que, em alguns momentos, essa é a melhor ação a ser tomada, visto que se trata de uma ocorrência comum e que não deve ser motivo de preocupação.

Encerrar uma empresa pode se dar por vários fatores, como, por exemplo, fluxo de caixa no vermelho, empréstimos fora de alcance e sem condições de serem pagos, bem como o tempo gasto em busca de atividades a serem realizadas.

Se você está dentro do mercado, como um empresário ativo, provavelmente compreende a importância de encerrar uma empresa de maneira eficiente e correta.

Sendo assim, acompanhe, a seguir, algumas dicas relacionadas ao encerramento das atividades de seu empreendimento para que obtenha êxito e evite problemas durante o processo.

Quais são os procedimentos para encerrar uma empresa?

Na visão de quem não está envolvido em seu negócio, o pensamento é que não deu certo ou que você está em uma condição extremamente ruim…

Por esse motivo é que optou por encerrar uma empresa.

Somente quem pode avaliar o cenário é você, gestor.

Afinal, você é quem conhece os motivos os quais levaram a essa decisão que, primeiramente, pode parecer tão extrema, principalmente se seguirmos o padrão de tal momento ocorrer após o fracasso.

Mas, também, não podemos nos esquecer de que o momento em que vivenciamos a pandemia da covid-19 foi um dos piores da história do nosso país em questões que envolvem a economia, assim como em outras partes do mundo.

Muitas pessoas perderam seus empregos, outras precisaram fechar seus negócios por causa das contas que não estavam batendo, além de diversas circunstâncias…

Diante dessa e de outras situações que levam você a encerrar uma empresa, é preciso considerar alguns aspectos para que o processo seja realizado de maneira correta, de acordo com o que mandam as leis.

Portanto, confira alguns dos principais passos a serem realizados:

  • É necessário fazer o distrato social, em caso de possuir sócios em sua empresa;
  • É essencial emitir o certificado de regularidade do FGTS;
  • Inicie os procedimentos para solicitar baixa nos impostos municipais, como, por exemplo, ICMS e ISS;
  • Solicite as certidões que comprovem sua regularidade, como, por exemplo, as que englobam o âmbito federal;
  • É necessário emitir a certidão negativa junto à Junta Comercial de sua região.

Assim, o procedimento para que você consiga dar baixa no CNPJ e encerrar uma empresa será realizado de maneira adequada e dentro das conformidades necessárias.

Separamos, abaixo, um artigo que pode ser do seu interesse. Confira!

Considere procurar pelo suporte de profissionais da contabilidade

Mesmo que você, empresário, tenha certo conhecimento quanto às questões burocráticas envolvendo o processo para encerrar uma empresa, é fundamental que não realize tudo sozinho.

Afinal, sabemos que são várias questões a serem consideradas e, com isso, pode acabar não tendo tempo hábil ou dando a devida atenção a cada uma das etapas.

É interessante compreender que, mesmo diante de um passo a passo que garanta o encerramento de sua empresa, realizar uma verificação quanto a tudo que envolve os processos internos de sua empresa é crucial.

Dessa maneira, você assegura que não existem pendências ou alguma situação que possa gerar algum tipo de prejuízo em um futuro próximo.

O que ocorre em caso de existirem pendências?

Uma das principais motivações pelas quais você, empresário, deve procurar o suporte contábil diz respeito às pendências.

Afinal, ao longo de todo o processo, elas podem surgir…

Sendo assim, poderá impactar diretamente no andamento, fazendo com que o encerramento de sua empresa acabe atrasando.

Você não vai querer enfrentar problemas na hora de dar baixa em seu empreendimento, não é mesmo?

Isso implicará custos e demandará maior disponibilidade de tempo para que tudo seja resolvido, e o processo, enfim, finalizado.

Sendo assim, o auxílio de um contador torna-se imprescindível, visto que garantirá as melhores decisões e os passos corretos a serem dados na hora de realizar todos os trâmites para encerrar uma empresa.

Ele usará de toda a experiência e de sua expertise para se antecipar aos possíveis imprevistos, assim como para apresentar as devidas soluções antes mesmo que se agravam.

Ou seja, o suporte da contabilidade fará com que os gastos com o encerramento sejam limitados e poupará tempo.

Além disso, ele pode te dar um direcionamento em caso de novas ideias.

Quanto tempo leva para encerrar uma empresa?

Outro fator importante em que os profissionais da contabilidade podem auxiliar você trata-se do tempo para o encerramento de sua empresa.

Como mencionamos, ele pode variar, visto que, se houver alguma pendência a ser resolvida, isso impactará diretamente o processo.

Trata-se de uma situação complexa e trabalhosa, pois é preciso considerar todos os processos envolvidos, as burocracias e as eventuais situações inesperadas para que tudo seja corrigido.

No entanto, podemos assegurar que o prazo de encerramento das atividades para as empresas tem diminuído consideravelmente.

A implementação de sistemas foi crucial a fim de que o período fosse reduzido, gerando maior conforto e tranquilidade quanto aos procedimentos do processo.

Antigamente, podemos citar alguns exemplos de empresas que levavam até seis meses para que a baixa fosse constatada junto aos órgãos legais, a depender da situação em que se encontravam.

Hoje em dia, a possibilidade de reduzir as burocracias e resolver todo o processo em um único lugar, como, por exemplo, a Junta Comercial, faz com que o processo ocorra até mesmo em um dia.

Assim, ao dirigir-se ao órgão conveniado à Receita Federal, o empresário consegue o distrato social do seu empreendimento – que, também, já sai com o CNPJ baixado.

Além disso, não é necessária a apresentação de Certidões Negativas de Débitos, sejam eles no âmbito tributário, trabalhista ou previdenciário.

Portanto, se você considerou todos os fatores rotineiros de sua empresa e, consequentemente, chegou à conclusão de que a melhor opção é encerrar suas atividades, não deixe de procurar por especialistas para te auxiliar.

Afinal, nem sempre dar baixa é a única saída, visto que existe possibilidade de fazer com que sua empresa fique inativa, a fim de encontrar recursos que ajudem em sua gestão, para que retorne em um outro momento.

Diante disso, eles terão melhores condições de avaliar todos os fatores para que consiga ter o direcionamento adequado quanto à situação apresentada, que motivou a opção pelo encerramento.

Serviços contábeis eficientes para encerrar uma empresa

Como pudemos notar durante a leitura do artigo, são vários os procedimentos necessários para que você consiga encerrar uma empresa de maneira correta e legal, ou até mesmo para verificar se este é o melhor caminho a ser seguido.

O apoio do contador para que seja realizada uma consultoria nos âmbitos contábil, tributário ou financeiro, contudo, torna-se imprescindível, visto que o profissional trará maior segurança na hora de identificar se o encerramento é, de fato, o melhor caminho.

Assim, terá maior segurança na tomada de decisão, bem como as devidas instruções diante do cenário que se apresentar ideal no momento.

Afinal, eles dispõem de diversas estratégias e soluções que garantem que tudo saia conforme o esperado e sem maiores imprevistos, permitindo ainda mais eficiência nas etapas necessárias.

Nós, da Contábil Rio, dispomos de um serviço especializado em departamento contábil, que visa tornar ainda mais fácil a rotina de nossos clientes através da assessoria contábil.

Somos especialistas em solucionar os problemas e em colaborar com a melhor gestão do empresário, de modo que tenha maior praticidade e, principalmente, redução de custos.

Prezamos orientar, da melhor maneira possível, quanto aos procedimentos que forem necessários, bem como identificar quais as reais necessidades de seu empreendimento.

Buscamos auxiliar quanto a tudo que envolva as questões administrativas, desde o processo de abertura à baixa de empresa, a fim de eliminar riscos durante a jornada empresarial de nossos clientes.

Atuamos há mais de 65 anos no mercado contábil, tendo como principal objetivo alcançar um padrão de qualidade e excelência para nossos serviços.

Assim, encontraremos as melhores diretrizes para que você, empresário que deseja encerrar uma empresa, consiga obter êxito ao realizar os trâmites necessários.

Cuidamos de todas as burocracias e suas complexidades, visando dispor de maior tempo para que possa focar outras questões consideradas importantes para a sua rotina.

Contamos, também, com um time de profissionais altamente capacitados e com a devida expertise que estará à sua disposição sempre que for preciso, prestando o suporte necessário.

Desse modo, evitamos que não haja transtornos durante o encerramento de seu empreendimento e que consiga ter maior tranquilidade para o seu futuro, sem que tenha que se preocupar com quaisquer que sejam as eventualidades.

Além disso, oferecemos diversos serviços especializados nas áreas contábil, fiscal, trabalhista, tributária, de legalização e departamento pessoal de negócio.

Outro ponto importante que nós, da Contábil Rio, proporcionamos aos nossos clientes são alguns benefícios, como, por exemplo:

  • Acompanhamento de cadastro;
  • Acompanhamento de CNDs;
  • Acompanhamento de resultado por produto, mix de produtos e unidades de negócios;
  • Acompanhamento nas homologações junto ao Ministério do Trabalho e/ou sindicatos;
  • Análise tributário;
  • Controle de estoque;
  • Escrituração e apuração de balanço e DRE;
  • Inventário;
  • IRPF;
  • Planejamento tributário;
  • Recuperação de créditos tributários;
  • Obrigações acessórias, dentre outros.

Sendo assim, não hesite em procurar pelos nossos profissionais para obter a ajuda necessária na hora de realizar o encerramento de sua empresa.

Contar com quem entende do assunto é a melhor maneira para desenvolver as ações com maior assertividade durante todo o processo.

Como nós, da Contábil Rio, podemos te ajudar

Nós, da Contábil Rio, temos como especialidade a resolução de burocracias e de todas as complexidades que envolvem as áreas contábil, fiscal, de legalização, tributária, trabalhista e de departamento pessoal das empresas.

Dessa forma, investimos em diversos aspectos envolvendo a estrutura de nossas operações para que o resultado seja o melhor possível, podendo garantir conforto, tranquilidade e segurança na gestão de nossos clientes.

Prezamos a utilização de tecnologia de ponta, a fim de obter maior produtividade e os melhores caminhos a serem seguidos.

Usufruímos dos mais variados sistemas integrados em rede, como, por exemplo, backups automáticos internos e externos, que são capazes de organizar os seus dados e fornecer os relatórios necessários sobre a realidade de sua empresa.

Nesse viés, garantimos maior agilidade e praticidade, bem como eficiência durante todos os processos necessários a serem realizados.

Além disso, nossa equipe está sempre se aprimorando para instruí-lo no que for preciso, a fim de que tenha êxito em sua gestão.

Portanto, não perca tempo e fale com os nossos profissionais agora mesmo!

Iremos auxiliá-lo em relação aos processos necessários para que você consiga encerrar uma empresa com maior eficiência e simplicidade.

Deixe que nós cuidemos das burocracias e tenha tranquilidade durante todo o processo!

Clique aqui para falar com os especialistas da Contábil Rio agora mesmo!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Contábil Rio.

Nossa especialidade é resolver sua burocracia e cuidar das principais áreas da sua empresa, como as áreas: 

  • Contábil;
  • Fiscal;
  • de Legalização;
  • Tributária;
  • Trabalhista;
  • de Departamento Pessoal.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Estamos esperando por você!

5/5 - (1 vote)
Summary
Encerrar uma empresa: quais os trâmites?
Article Name
Encerrar uma empresa: quais os trâmites?
Description
Confira como encerrar uma empresa de maneira eficiente. Leia o nosso artigo e confira mais informações sobre o assunto.
Author
Publisher Name
Contábil Rio
Publisher Logo

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado só para você!
Especialista reuniu as cinco principais tendências do setor para os…