Montar empresa sem capital: é possível?

Veja se é possível montar empresa sem capital

Confira, neste artigo, todos os detalhes relacionados à abertura de empresa sem possuir capital adequado para realizar esse processo

Uma das principais perguntas daqueles que sonham em se tornar empreendedores diz respeito às questões financeiras para abrir um negócio.

Visto que existem diversas situações a serem resolvidas durante o processo de abertura de um negócio, as dúvidas quanto ao dinheiro necessário para montar empresa são várias.

É comum se perguntar como montar empresa sem capital, ou qual é o valor mínimo para que se consiga manter um negócio em bom funcionamento.

Afinal, tem sido cada vez mais complicado encontrar recursos para tornar o sonho uma realidade, ainda mais se considerarmos esse período de retomada financeira, após a pandemia de covid-19.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que é, sim, possível abrir uma empresa sem condições financeiras.

Pensando em auxiliar nisso, nós, da Contábil Rio, preparamos este material para trazer os principais aspectos os quais você, amigo empresário, deve considerar e aos quais deve se atentar.

Portanto, a fim de que tire todas as suas dúvidas e consiga executar todas as etapas de maneira correta e eficiente, distante de maiores transtornos, continue conosco até o final.

Caso seja necessário, nossa equipe estará à sua disposição para esclarecer qualquer questionamento…

Dito isso, desejamos uma excelente experiência durante a leitura.

Vamos ao que realmente interessa!

Montar empresa sem capital: como é possível?

Primeiramente, é importante ressaltar que, apesar dos diversos fatores que pesam na hora de montar empresa, o aspecto financeiro tem se tornado cada vez mais crucial para o processo.

De acordo com a taxa de empreendedorismo no país, o índice de empresas novas tem crescido com o passar dos anos, por várias questões.

Seja pelo simples sonho de ter uma empresa própria, por necessidade — devido à falta de oportunidades — ou até mesmo ao desemprego…

Diante de todo esse cenário negativo, muitos pensam que isso tende a ser algo que impeça ou impacte a vontade das pessoas em abrir uma empresa.

No entanto, é totalmente o contrário.

Afinal, existem muitos exemplos de que a possibilidade de obter recursos em excesso faz com que o empresário se limite às questões que envolvam a criatividade quanto ao que pretende fazer e em qual mercado adentrar.

Dessa forma, ao possuir recursos limitados, a busca pelo negócio ideal tem maior foco, visto que o empreendedor não pode cometer erros, nem escolher de forma precipitada.

O que fazer para montar empresa sem capital?

Além de toda a criatividade necessária para aqueles que pretendem empreender mesmo sem capital, é essencial que aquele que não possui dinheiro busque por formas de se inserir dentro do ramo com que tanto sonha.

A redução de custos, por exemplo, é um dos fatores primordiais para que o negócio dê certo.

Afinal, quanto menos você comprometer o financeiro, que já não é o forte, menores serão os seus problemas.

Dessa forma, sair da comodidade é crucial.

O desafio para conseguir montar uma empresa sem capital é dos grandes, porém é fundamental para preparar você, empreendedor, em relação a tudo que enfrentará pela frente.

Assim, você terá maiores condições de enfrentar qualquer adversidade ou problema que aparecer em meio ao mercado em que atua.

Além disso, a valorização da sua empreitada trará ainda mais reconhecimento quanto aos seus esforços, fazendo com que seus processos sejam bem definidos mesmo com pouca capacidade financeira.

Uma startup, assim como e-commerces, por exemplo, é um dos negócios que podem ser mais viáveis diante desse cenário.

Isso se deve ao fato de que a quantidade de colaboradores e funcionários para compor as equipes é menor, ou até mesmo inexistente…

Apresentaremos, abaixo, alguns dos principais passos a serem seguidos na hora de realizar o processo de abertura do seu negócio sem capital. Acompanhe!

  1. Realize um estudo de mercado: assim, conseguirá entender como funciona e qual os desafios que enfrentará no ramo em que pretende se estabelecer;
  2. Entenda como conseguir investimentos: a melhor estratégia é a captação de recursos, no entanto os empreendedores precisam saber vender suas ideias para que fundos de investimentos vejam como uma boa oportunidade a aplicação de qualquer quantia. Para isso, é preciso mostrar potencial de crescimento;
  3. Busque diversas alternativas econômicas: preze a área na que tem maior aptidão, mas na qual não haja necessidade de investimento inicial;
  4. Inicie com o seu projeto sendo um paralelo: é importante que você, empreendedor, não inicie o seu negócio arriscando tudo. Pedir demissão de um emprego ou aplicar todos os recursos que detém, por exemplo, pode ser crucial para gerar prejuízos em casos de imprevistos;
  5. Busque aprimorar e qualificar os seus conhecimentos: é essencial ter ciência de que é preciso, cada vez mais, buscar entender mais o cenário em que está entrando. assim como entender que montar empresa sem capital requer cautela, visto que existem custos necessários e despesas, mesmo que minimamente;
  6. Realize parcerias estratégicas: procurar por parceiros que facilitem e proporcionem melhores condições para desenvolver o seu negócio, assim como contar com eventuais sócios, é um dos pontos que podem ser considerados;
  7. Elabore um plano de ação eficaz: um plano de ação, ou plano de negócio, é importante para tornar a administração da sua empresa ainda mais assertiva e minimizar possíveis falhas;
  8. Execute networking: criar conexões com profissionais do seu ramo, bem como participar de workshops, palestras, entre outros fatores semelhantes é essencial para crescer no mercado, visto que aumentará a sua credibilidade e promoverá o seu negócio.

Além desses oito fatores citados, a venda do projeto pode ser um dos tópicos a serem pautados em determinados momentos.

Afinal, muitos empreendedores optam pela venda para corporações.

No entanto, a grande maioria deles ainda segue dentro do corpo diretivo de uma empresa, usufruindo de todos os lucros que o negócio seguirá gerando.

É uma boa tática quando se precisa encontrar novas fontes de renda e investimentos que possibilitem alavancar o empreendimento.

Veja também estes artigos que separamos para você!

Quais são os principais problemas que os empreendedores enfrentam?

Abrir uma empresa, certamente, é um desafio dos grandes para o empresário.

Afinal, além de todo esse cenário envolvendo investimentos, existem questões administrativas a serem resolvidas, como já salientamos em nossa introdução.

Os obstáculos ao montar empresa sem capital podem potencializar ainda mais os que já são frequentes.

As dificuldades ao empreender vão desde questões relacionadas a conhecimento até o cumprimento de obrigações.

Confira, a seguir, algumas das principais!

  • Falta de experiência;
  • Misturar contas empresariais e pessoais;
  • Não conseguir colocar em prática o planejamento realizado;
  • Não buscar recursos após abrir o seu negócio;
  • Captação de clientes ineficaz;
  • Não contar com profissionais qualificados para atuar em seu negócio;
  • Não saber lidar com a concorrência e a exigência do mercado; entre outras.

Diante de toda essa situação, é importante que se tenha atenção quanto a todos os pontos que devem ser cuidados e resolvidos constantemente, pois os problemas tendem a aparecer com o passar do tempo.

É imprescindível que se resolva todas as burocracias e as complexidades de forma ágil e breve, visto que a rotina é extremamente corrida e nem sempre haverá tempo hábil para solucioná-los.

Conte com profissionais especializados em legalização

A legalização de uma empresa é fundamental para que as atividades não sejam propulsoras de problemas, afinal, caso você monte uma empresa sem capital ou com aplicação de recursos, existem burocracias a serem resolvidas.

Essas questões podem ir desde documentações no período inicial do processo, até obrigações que devem ser cumpridas no decorrer dos anos.

Diante desse cenário, contar com profissionais que dispõem de serviços na área de legalização pode ser determinante para que tudo saia conforme o esperado e, principalmente, para evitar as burocracias.

Nós, da Contábil Rio, podemos garantir que o futuro do seu negócio seja longe dos transtornos junto aos órgãos responsáveis.

Contamos com um time de profissionais altamente qualificados e experientes para te ajudar a montar empresa sem capital e legalizá-la a fim de que o custo não se torne o seu principal adversário.

Sabemos que todas as exigências impossibilitam que seja possível lidar com as burocracias de gerir uma empresa e, portanto, buscar apoio de quem entende do assunto é essencial.

Cuidaremos de todas as burocracias enquanto você foca fatores que são considerados importantes para o dia a dia e o funcionamento de sua empresa.

Realizaremos todo o processo de legalização, garantindo que tudo esteja em conformidade e que haja satisfação quanto aos procedimentos a serem executados.

Além disso, buscaremos compreender as reais necessidades do seu negócio, visando oferecer estratégias e soluções capazes de promover a redução da carga tributária, que é extremamente alta em nosso país.

Esse é outro ponto que deve ser considerado, visto que exige conhecimento quanto a diversos assuntos relacionados à legislação.

Sendo assim, não hesite em procurar por quem entende do assunto e evite imprevistos.

Os prejuízos podem ir além dos já citados em nosso artigo e surgir em formas de multas ou até mesmo interrupção das atividades, com a interdição do empreendimento, o que pode fazer com que sua empresa tenha a imagem suja diante dos órgãos e do mercado em que atua.

Ao não legalizar sua empresa, podemos afirmar que corre uma série de riscos ainda mais sérios como, por exemplo:

  • Impossibilidade de participar de licitações;
  • Não poderá emitir notas fiscais e, consequentemente, enfrentará problemas com a Receita Federal;
  • Impossibilidade de abrir contas e solicitar créditos bancários;
  • Impossibilidade de realizar a contratação de colaboradores; entre outros.

Sendo assim, não deixe que as restrições impeçam o seu negócio de prosperar e alcançar tudo o que você tanto almeja.

Os profissionais da Contábil Rio podem te auxiliar com tudo que diz respeito não só à legalização, mas também às questões administrativas.

Prezamos facilitar a sua rotina, oferecendo maior segurança e tranquilidade para o seu dia a dia.

Evite multas e situações desagradáveis que podem impactar diretamente o sucesso do seu empreendimento, conte com quem pode te direcionar devidamente e colocar o seu negócio no caminho do sucesso.

Como a Contábil Rio pode ser importante em seu negócio

Nós, da Contábil Rio, somos um escritório de contabilidade, localizado no Rio de Janeiro, e temos como especialidade a resolução de burocracias.

Além disso, cuidamos de diversas áreas na rotina de um empresário — como, por exemplo, contábil, fiscal, de legalização, tributária, trabalhista e de departamento pessoal.

Estamos em atuação no mercado há mais de 70 anos e temos como principal objetivo estabelecer e alcançar um padrão de excelência e qualidade a partir dos nossos serviços prestados.

Buscamos encontrar as melhores formas de melhorar e proporcionar a mais satisfatória experiência de nossos clientes, sejam eles novos ou antigos, assim como fazemos com nossos colaboradores.

Investimos em diversos recursos tecnológicos para que possamos estruturar ainda mais nossa base de operações, a fim de encontrar métodos viáveis para permitir as condições ideais aos nossos parceiros.

Além disso, temos como finalidade integrar sistemas de rede, assim como automatizar backups internos e externos que são capazes de organizar dados e gerar relatórios de sua empresa de forma ágil e eficiente.

Nosso time de especialistas é altamente treinado e capacitado para instruir quanto ao que for preciso em sua rotina, visando melhorar cada vez mais a sua gestão.

Inclusive, alguns dos nossos principais objetivos estão na redução de custos, no suporte para executar pagamento de impostos reduzidos e, principalmente, na garantia de conformidade.

Portanto, não hesite em procurar por quem pode te ajudar nesse momento difícil que é montar empresa sem capital.

A Contábil Rio está pronta para oferecer confiança, segurança e tranquilidade para você e seu negócio…

Clique aqui e conte com o suporte dos nossos profissionais!

Caso prefira, também pode acessar nosso website e encontrar a forma de contato de sua preferência.

Então, não perca tempo!

Nós estamos aguardando por você!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Contábil Rio.

Nossa especialidade é resolver sua burocracia e cuidar das principais áreas da sua empresa, como as áreas: 

  • Contábil;
  • Fiscal;
  • de Legalização;
  • Tributária;
  • Trabalhista;
  • de Departamento Pessoal.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Estamos esperando por você!

5/5 - (1 vote)
Summary
Montar empresa sem capital: é possível?
Article Name
Montar empresa sem capital: é possível?
Description
Veja se é possível montar empresa sem capital. Saiba mais informações sobre realizar o processo de abertura de empresa!
Author
Publisher Name
Contábil Rio
Publisher Logo

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado só para você!
Confira como encerrar uma empresa de maneira eficiente Saiba como…