Saiba como estruturar o fluxo de caixa de sua loja

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deseja saber como estruturar um fluxo de caixa saudável para a sua loja? Então confira a nossa postagem de hoje!

Certamente você já sabe que o fluxo de caixa é um dos principais indicadores financeiros para avaliar a saúde financeira de sua loja e para realizar a mensuração de resultados. Não é verdade?

Pois é isso mesmo!

O fluxo de caixa é a peça-chave na gestão financeira de sua loja e deve ser constantemente atualizado com seriedade e disciplina.

Estruturar o fluxo de caixa de loja pode até parecer difícil para profissionais que não são da área contábil, mas o nosso objetivo nessa leitura é simplificar sua vida e tornar a gestão financeira do seu negócio mais saudável.

Por isso vamos te explicar como estruturar o fluxo de caixa de sua loja, quais os reais benefícios que esse controle gera para ela e ainda vamos te dar um bônus ao final dessa leitura.

Acompanhe!

Fluxo de caixa de loja – o que é

O fluxo de caixa é o balanço entre as entradas e saídas da loja, ou seja, é o controle das movimentações financeiras de seu empreendimento.

Essa é a forma que você tem de saber tudo o que sua loja recebeu e tudo que foi gasto em determinado período.

O ideal é que você faça esse controle diariamente para que possa ter conhecimento da quantidade de dinheiro que está circulando no seu estabelecimento.

Os benefícios que ele traz para sua loja

Ao fazer um fluxo de caixa eficiente você tem uma visão mais clara do presente e do futuro de sua loja. É uma ótima ferramenta para avaliar a disponibilidade de liquidez e caixa para seu negócio.

Com essa segurança e tranquilidade você pode antecipar determinadas decisões importantes, como, por exemplo:

  • Planejamento de investimentos.
  • Reduzir despesas sem comprometer o lucro.
  • Organizar promoções para “desafogar” o estoque.
  • Plano para solicitação de empréstimos, etc.

Logo, a análise do fluxo de caixa te permite traçar estratégias para o crescimento de sua loja ou para reverter situações negativas.

Certo. E como estruturar o fluxo de caixa de minha loja?

Primeiramente, você deve fazer os registros de:

  • Tudo que sua loja recebeu (recebimento de duplicatas, vendas a prazo e à vista, etc.).
  • Todos os pagamentos realizados (pagamento de despesas, compras e outros).
  • Previstos (até o último recebimento ou pagamento conhecido).

Vale lembrar que, mesmo que você possa fazer a movimentação financeira de sua loja manualmente (o que dá muito trabalho), é altamente recomendável que você tenha um sistema de gestão automatizado para isso, pois todo esse processo fica mais fácil, organizado e ágil.

Agora a estrutura do capital de giro de loja depende da natureza de seu empreendimento e também de suas necessidades enquanto gestor(a), e também de outros gestores, caso tenha.

Quanto ao resultado do fluxo de caixa, esse é o saldo disponível (no caixa ou depositado em conta corrente) apurado pela diferença entre o valor total dos recebimentos e pagamentos efetivados em determinada data ou período.

Desse modo, o saldo final de caixa deve corresponder ao valor dos recursos depositados no banco ou disponíveis no caixa da sua loja.

E que tal ganhar um BÔNUS agora?

Vamos te dar um exemplo pronto de estruturação de fluxo de caixa para servir de base para você, na realização do de sua loja – que isso fique bem claro – não copie o modelo, que apenas sirva de referência, pois cada loja é única e apresenta suas particularidades. Combinado?

Exemplo de planilha de controle de fluxo de caixa

Portanto, agora que você sabe como estruturar o fluxo de caixa de sua loja ,e se deseja realmente levar seu empreendimento ao nível que ele merece, soluções inteligentes estão à sua disposição através de nosso atendimento e parceria.

Somos uma contabilidade para lojas e atuamos com serviços de apuração de tributos, fluxo de caixa, redução de custos, cumprimento de obrigações para com o Fisco e várias outras soluções para ajudar a sua loja a ter uma boa saúde financeira.

Vamos conversar?

Confira Nossos ServiÇos Min 1 - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

Compartilhe nas redes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado!
Deseja otimizar a sua gestão com a terceirização contábil? Então…