Woocommerce – conheça as vantagens e desvantagens

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Afinal, o plugin Woocommerce é uma boa opção para a sua loja virtual?

Você é importador que vende por e-commerce, precisa melhorar sua loja virtual e gostaria de saber quais são as vantagens e desvantagens do Woocommerce?

É certo que, diante de tantas opções no mercado e principalmente para quem está iniciando nesse segmento, podem surgir dúvidas quanto a qual plataforma utilizar.

E, nesse contexto, encontramos o Woocommerce, que é um plugin disponibilizado pelo WordPress que permite a criação de lojas virtuais. Ou seja, ele conta com funcionalidades gratuitas para você estruturar o seu e-commerce.

Mas será que ele é tão bom assim?

Nosso objetivo com esta leitura é mostrar para você as vantagens e desvantagens do Woocommerce, para que você possa decidir se ele realmente atende seus objetivos e necessidades.

Vamos lá?

Vantagens do Woocommerce

  • Gratuidade. O sistema central do Woocommerce é grátis, possibilitando, por exemplo: controle de estoque, cupons de desconto, acesso a estatísticas de vendas digitais, dentre outras.
  • Facilidade no controle das operações.
  • Pode ser integrado a serviços como PayPal, PagSeguro, Moip e outros.
  • Muito seguro, sendo que frequentemente são realizadas atualizações e lançamentos de novas versões, o que reduz as falhas e erros.
  • É bem popular, especialmente entre desenvolvedores que lidam com sites.
  • Bastante flexível para adicionar novas alterações e funcionalidades, isso porque o sistema Woocommerce é open source e possibilita a criação de extensões e plug-ins.
  • Por ser construído em WordPress e com objetivo de priorizar o conteúdo, o Woocommerce oferece excelentes facilidades para bons trabalhos de marketing e SEO, o que ajuda bastante na gestão de sua loja online.

Assim, o Woocommerce permite ao seu negócio ganhar tração e ir evoluindo de acordo com as necessidades e desafios do crescimento que vão surgindo.

E as desvantagens do Woocommerce, quais são?

Se seu objetivo é investir pesado em vendas online, dificilmente o Woocommerce oferece barreiras. Porém, existem certos inconvenientes que podem surgir para pequenos empresários, dependendo de quais estratégias de vendas utilizam:

  • À medida que muitos produtos e clientes vão trafegando pelo site, o sistema do Woocommerce pode ficar lento. Contudo, se você tiver uma equipe de desenvolvimento, isso pode ser facilmente resolvido, porém, depende de um investimento periódico e de um bom alojamento.
  • Esse plugin é perfeito para funcionar em lojas virtuais simples, mas possui poucas funcionalidades comparado aos sistemas prontos. Agora, se você tiver um bom desenvolvedor ou programador para acrescentar novas funcionalidades isso não e uma desvantagem.
  • A integração do Woocommerce é excelente para qualquer plataforma que esteja online, mas se seu negócio tem soluções próprias de ERP, controle e gestão ou CRM, isso pode ser um problema porque soluções modernas são facilmente integradas ao Woocommerce, mas as mais desatualizadas são problemáticas.

Conte com uma assessoria especializada e aproveite o melhor da sua empresa!

Portanto, o Woocommerce tem conquistado diversos adeptos ao redor do mundo devido às suas vantagens, e lojas online de vários segmentos escolheram utilizar esse plugin para WordPress.

Entretanto, as desvantagens também existem. Logo, é importante você ficar atento(a) às ferramentas que irá utilizar em seu e-commerce e, assim, alinhar o Woocommerce de forma adequada ao seu negócio.

Após você tomar a decisão, é hora de criar a sua loja virtual e formalizá-la para poder ter direito a uma série de vantagens como, por exemplo, poder emitir nota fiscal aos seus clientes e assim ganhar mais confiança e credibilidade.

Mas, antes disso, faça um planejamento para definição do regime tributário do seu negócio e de outras questões essenciais para o sucesso do seu empreendimento.

Normalmente, pequenos e-commerces têm optado pelo modelo de Microempresas ou do MEI, mas existem outros modelos que podem atender melhor as necessidades do seu negócio.

Por isso, é extremamente importante você contar com o auxílio de um contador especialista nesse mercado, que tenha experiência e conhecimento para lidar com todas as particularidades que esse segmento possui.

Então, se você quer começar do jeito certo, entre em contato com nossa contabilidade para lojas online.

Confira Nossos ServiÇos Min 1 2 - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

Ficaremos felizes em poder contribuir para com o sucesso do seu e-commerce!

5 (100%) 1 vote

Compartilhe nas redes!

Uma resposta para “Woocommerce – conheça as vantagens e desvantagens”

  1. admin@dpg disse:

    Ótimo Conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado!
Deseja saber como estruturar um fluxo de caixa saudável para…