Gestão financeira e retenção de cliente no e-commerce – como obter lucratividade?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Gestao Financeira Blog - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

Saiba mais sobre como a gestão financeira pode ajudar a resolver o problema da retenção de cliente para e-commerce!

A gestão financeira é o principal pilar do sucesso de qualquer negócio. Toda empresa pode se beneficiar de uma gestão adequada das suas finanças, principalmente os e-commerce.

É através de um controle efetivo das finanças de um negócio que é possível resolver vários dos seus problemas, até mesmo aqueles que dizem respeito aos próprios processos de produção.

Dessa forma, neste texto, vamos mostrar como a gestão financeira pode ser a chave para resolver uma das maiores dificuldades da gestão de um e-commerce: a retenção de clientes. Daremos diversas dicas de como aumentar o faturamento do seu e-commerce através de uma maior retenção da clientela. Boa leitura!

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contábil Rio pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

O que é gestão financeira para e-commerce?

A gestão financeira para e-commerce é uma área voltada para a criação de métodos e ferramentas que facilitem a gestão de todas as demandas financeiras e contábeis de empresas de e-commerce.

De um modo geral, dizemos que a gestão financeira serve para auxiliar o empreendedor a compreender a saúde financeira do seu e-commerce. É por meio dela que o gestor do negócio poderá ter consciência de como está o faturamento, o lucro, a entrada de novos clientes e outros indicadores importantes para um negócio.

Logo, a gestão financeira vai muito além de anotar entradas e saídas do caixa da empresa. É um processo que depende de analisar diversos fatores importantes para compreender o andamento de um negócio.

Quais os benefícios da gestão financeira para e-commerce?

Em um e-commerce, uma melhor gestão das finanças pode ajudar em diversos âmbitos do negócio. Estes são alguns dos principais benefícios obtidos com um serviço de controle financeiro para e-commerce:

  • Economia de gastos e despesas;
  • Acompanhamento de indicadores financeiros;
  • Melhor controle no pagamento de impostos e tributos;
  • Otimização de processos;
  • Melhor gestão de estoque;
  • Melhor controle de transações financeiras do negócio.
  • Maior fidelização e retenção de clientes.

Qual a relação entre gestão financeira e retenção de cliente para e-commerce?

Agora que já falamos sobre o que a gestão financeira para e-commerce e todos os benefícios que ela pode proporcionar ao negócio, chegou a hora de mostrarmos como ela pode ajudar a resolver um dos principais problemas de toda loja e-commerce: a retenção de clientes.

Ao mesmo passo que investir em um e-commerce significa poder atender uma clientela de diversos lugares e oferecer o máximo de comodidade ao cliente, também significa que agora sua loja concorrerá com diversos negócios de peso que já atuam na internet. 

Não é novidade que as empresas virtuais têm conquistado cada vez mais espaço e se tornado uma preferência cada vez maior por parte de novos empreendedores. Assim, a internet se torna um espaço mais e mais competitivo, com novos players surgindo a cada dia.

Por isso, o problema da retenção de clientes ocorre porque o cliente é bombardeado com novidades de diversos tipos a cada dia. Basta parar pra pensar quantos e-mails diários recebemos com ofertas ou quantas imagens de ofertas nos deparamos em redes sociais como Instagram e Facebook.

Pois é, como o cliente está sempre bombardeado com novidades, é natural que ele procure novas lojas, novos produtos e tudo o mais que for surgindo. Dessa forma, o grande desafio de uma loja online é conseguir que o cliente retorne a comprar novamente a cada vez que achar necessário.

É aí que entra a gestão financeira. Com um bom controle das finanças do e-commerce, é possível conhecer diversos indicadores importantes para entender melhor o funcionamento do negócio. 

Por exemplo, a partir de indicadores como ticket-médio, renda média da clientela, produtos mais vendidos, produtos de maior margem de lucro, dentre outros, é possível desenvolver estratégias para criar promoções para atrair novos clientes. 

Além disso, é possível desenvolver estratégias para maximizar os ganhos da empresa sem ter que aumentar seus custos. Com um bom controle financeiro, ganha-se uma melhor compreensão sobre onde investir para obter maior retorno e onde não investir. 

Dicas para aprimorar a gestão financeira de e-commerce

Para aprimorar a gestão financeira do seu e-commerce, e com isso melhorar a sua retenção de clientes, compartilharemos algumas dicas aplicáveis no seu negócio agora mesmo.

1- Calcule o seu CAC

A sigla CAC é utilizada para significar o Custo de Aquisição de Clientes. Ou seja, quanto sua empresa precisa investir para adquirir novos clientes. Há softwares ou assessorias contábeis que podem calcular o CAC de uma empresa facilmente. A partir dele, é possível otimizar os processos de aquisição de novos clientes.

2 – Mapeie os produtos com maior saída e os produtos de menor saída

Um ponto fundamental para aprimorar a sua gestão financeira e, ao mesmo tempo, melhorar a sua retenção de clientes é simplesmente colocar o dinheiro nos lugares certos. Invista nos produtos de maior saída e em como torná-los mais interessantes para o cliente. Isso certamente aumentará o seu faturamento.

3 – Preocupe-se com o planejamento tributário do seu negócio

Outro ponto importante para economia de custos e despesas para o seu e-commerce é estar atento às suas obrigações tributárias. Lojas virtuais devem estar sempre atentas aos seus impostos e encargos. 

A diversificação de produtos, a abertura de novos canais de venda, e diversos outros fatores podem alterar completamente a sua carga de impostos obrigatória. Por isso, conte com um auxílio de um profissional para auxiliá-lo em cada decisão para o crescimento do negócio.

4 – Invista em um software de gestão financeira para e-commerce

A automação é o segredo da gestão financeira. No dia a dia da gestão de um negócio, é impossível manter um controle de finanças somente de forma manual. Por isso, utilizar um sistema de gestão financeira para e-commerce é a melhor forma de garantir velocidade e segurança ao funcionamento do negócio.

Gestão financeira para e-commerce com a Contábil Rio!

Se precisar de uma gestão financeira para e-commerce eficiente, conte conosco!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado só para você!
Saiba o que é o Fator R e como ele…