Honorários médicos: tudo o que você precisa saber sobre eles

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Doutor, tenha domínio completo sobre seus honorários médicos e otimize suas finanças!

Entenda de vez o que são honorários médicos e tenha mais controle sobre suas finanças!

Doutor, você também tem dificuldades na hora de definir os seus honorários médicos?

Pois bem, esse é um problema enfrentado por muitos médicos, e o artigo de hoje foi elaborado justamente para ajudar você nessa questão.

Nele, vamos conversar sobre as principais ferramentas que você poderá lançar mão para ajudar você nessa tarefa, bem como sobre as particularidades da sua profissão que tratam sobre o tema.

Portanto, continue com a gente até o final, faça uma ótima leitura e otimize a gestão das suas finanças!

Qual a diferença entre honorários, pró-labore e salários?

A fim de que a gente possa ter mais clareza quanto ao conteúdo sobre o qual vamos tratar, é importante que a gente esclareça que honorários e salários são conceitos distintos.

Honorário trata-se de um termo proveniente do latim, o qual se origina da mesma palavra que faz surgir o termo “algo oferecido a um indivíduo por conta de ato honroso”.

Ao longo do tempo, houve adaptação quanto ao uso da palavra e, atualmente, ela é utilizada também como sinônimo de remuneração.

Porém, trata-se de um termos de uso restrito a profissionais liberais, como, por exemplo:

  • Médicos;
  • Contadores;
  • Advogados;
  • Consultores, entre outros.

Ainda, trata-se de uma remuneração que pode ser feita por consulta, bem como por hora do serviço prestado.

Nesse ínterim, tratando-se de pró-labore, trata-se de uma palavra que teve sua origem no latim e pode ser compreendida como “pelo trabalho”.

Hodiernamente, é um termo utilizado para designar a remuneração do sócio ou do dono do negócio ao desempenhar algum tipo de atividade na empresa.

Isso porque nem sempre todos os que investem em um empreendimento desejam atuar no dia a dia, o mais comum é que desenvolvam atividades de gestão.

Geralmente, preferem apenas participar da divisão de lucros.

O pró-labore acaba sendo justamente como o pagamento por esse trabalho extra que um dos sócios tem na empresa.

Ainda, o pró-labore deverá constar em cláusula específica do contrato social.

Já o salário está relacionado ao valor que um determinado trabalhador, geralmente contratado sob o regime CLT, recebe.

Fato curioso é que, na Roma Antiga, o sal possuía um valor muito maior do que o que possui atualmente.

Isso se dava por conta dos seus inúmeros usos, como:

  • Ajudar na cicatrização de feridas;
  • Conservação de alimentos;
  • Dar sabor à comida etc.

Nesse viés, ele passou a ser utilizado como forma de pagamento aos soldados romanos; daí que se originou o termo que utilizamos atualmente como “salário”.

Abaixo relacionamos alguns materiais para ajudar você a ter uma melhor gestão da sua empresas da área de saúde:

O que são honorários médicos?

Podemos entender como honorários médicos os valores utilizados para pagar você, como profissional, por seus serviços.

Eles devem ser estabelecidos ao firmar parceria com clínicas ou com hospitais, de forma clara, com o intuito de evitar futuros equívocos.

Também podemos entender que os honorários médicos são uma forma de retorno por todo os esforços realizados até que você pudesse chegar até aqui.

Nesse cenário, o tempo gasto estudando e se especializando deve ser considerado ao estipular seus honorários.

Além disso, é importante levar em conta também a natureza de sua profissão, a qual é de muita responsabilidade, por lidar com a vida humana.

Dessa forma, os honorários médicos são uma contrapartida por seus serviços.

Por que eles são importantes?

Estabelecer os honorários médicos que serão pagos é algo essencial para você, como prestador de serviços, já que por meio disso é que você pode pode ter uma melhor programação financeira.

Mas não é somente isso, serve também para que a relação entre você e seus contratantes seja mais clara, assim como oferece garantia para ambas as partes, no caso de ser necessária a busca pelo cumprimento de direitos, no futuro.

Deve-se considerar também que os honorários médicos são importantes para que seus clientes entendam se contratar seus serviços está de acordo com o orçamento deles.

Logo, não basta apenas definir seus honorários médicos, é necessário que eles estejam claros para quem está contratando os seus serviços – e isso vale tanto para consultas quanto procedimentos que você tenha que realizar durante o atendimento.

O que diz o Código de Ética sobre os honorários médicos?

Sobre o assunto, o Código de Ética Médica (Resolução CFM 1.931/09) é bastante específico.

Ele nos trouxe uma seção exclusiva tratando sobre honorários médicos.

Logo de início, traz, em seu art. 58, que a prática da Medicina não poderá ser mercantilizada, ou seja, deve ter sempre um viés focado na cura e no amparo ao paciente, não apenas relacionado aos rendimentos que a prática proporcionará.

Também veda que sejam incluídos na cobrança dos honorários nomes de médicos os quais não tenham participado dos procedimentos.

Quando acontecer de o procedimento ter a interação de outros profissionais, será necessário que os honorários médicos sejam apresentados de maneira separada.

Preocupa-se em orientar os profissionais da área em acordar previamente com o paciente sobre os custos envolvidos na prestação de serviços.

Inclui-se que ele veda que o pagamento dos honorários seja atrelado à cura do indivíduo ou aos resultados os quais serão obtidos com o tratamento.

Além disso, é vedado aos médicos que a sua prática seja realizada com dependência a farmácias, a indústrias farmacêuticas, a óticas ou a outras empresas do tipo.

O que é a CBHPM?

Não tem como a gente falar em honorários médicos sem também tratar sobre a CBHPM.

Essa é a sigla para “Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos”.

Foi criada com o objetivo de padronizar a cobrança dos honorários médicos.

Ela é bastante útil para a relação de médicos e de planos de saúde, haja vista que, antes da sua existência, cada operadora precifica os procedimentos de maneira própria.

Nessa perspectiva, existiam problemas relacionados à diversidade de nomenclaturas estabelecida por cada plano de saúde, assim como o pagamento de honorários que, por vezes, não era justo.

Sendo assim, ao ser elaborada e amplamente utilizada pelas operadoras e pelos planos de saúde, a CBHPM passou a ser um grande marco na área de saúde brasileira.

Por que a CBHPM é importante?

É importante deixar claro que, ao padronizar os valores de honorários médicos, a CBHPM passa a ser muito útil também para pacientes.

Por meio dela, é possível estabelecer uma relação de transparência e de segurança ao contratar os serviços de profissionais com honorários médicos definidos na CBHPM.

Ao contar com uma classificação baseada em hierarquias, o seu público poderá reconhecer, com muito mais facilidade, aqueles procedimentos os quais são cientificamente reconhecidos, os quais os órgãos de saúde também validaram, bem como as sociedades médicas os comprovaram.

Hospitais, unidades de atendimento diversas e clínicas beneficiam-se da CBHPM como diretriz para estabelecer honorários médicos, pois ela dá um maior controle à gestão, principalmente quanto aos custos envolvidos.

Ainda, a partir da CBHPM, o seu empreendimento não ficará mais vulnerável ao plano de saúde para estabelecer seus honorários.

Vale lembrar que a tabela CBHPM é elaborada de acordo com os custos e com as complexidades dos serviços que serão prestados.

Como ele deve ser recebido?

As formas de pagamento podem variar de acordo com a estratégia da sua clínica.

Isso porque existem diferentes maneiras de receber pelos serviços prestados, podendo ser por meio de:

  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Dinheiro;
  • Transferências (TED, PIX etc.);
  • Boletos;
  • Pagamento pelo celular.

Ainda, pode-se optar pelo parcelamento dos valores.

Porém, um aspecto importante que você deverá considerar quando se trata das formas de recebimento dos seus honorários médicos diz respeito aos custos envolvidos.

Isso porque, por exemplo, ao utilizar cartão de crédito ou de débito, geralmente, um percentual do recebimento ficará com a administradora.

Ainda, caso você precise antecipar o recebimento, por exemplo, para cobrir dívidas do seu dia a dia, poderá ter que pagar outras taxas.

Nesse sentido, é importante ter um bom controle do seu caixa.

Isso permitirá que você disponibilize formas de pagamento que facilitam a vida dos seus pacientes e das empresas.

Quando eles devem ser definidos?

O valor que será cobrado em sua consulta deve ser pontuado, sempre, com antecedência.

Agindo dessa maneira, você evita que seus clientes fiquem frustrados com os preços praticados.

Na verdade, isso é uma orientação presente no art. 61 do Código de Ética Médico.

Sabendo disso, busque deixar todos os valores cobrados, os custos envolvidos nos serviços que está sendo contratado, claros para seus pacientes.

Ainda, lembre-se de registrar o orçamento passado, pois, futuramente, essas informações podem ser úteis, principalmente em casos de eles serem judicialmente questionados.

O que considerar ao estabelecer seus honorários?

Cabe lembrar que a CBHPM é uma tabela a qual planos de saúde utilizam para remunerar médicos parceiros.

Caso você realize atendimento particular, deverá estabelecer os valores por conta própria.

É importante, inicialmente, que você conheça todos os custos envolvidos na prestação de serviços.

Ou seja, gastos com material descartável, medicamentos, exames que você terá que realizar.

Lembre-se que existem gastos indiretos envolvidos na sua prestação de serviços, e isso contempla o preço do aluguel do imóvel em que você atua ou gastos com possíveis reformas que possam ser necessárias para manter o local seguro e confortável àqueles que circulam e fazem uso de suas dependências.

Também há desembolsos relacionados à contratação do pessoal do administrativo, a gastos com material de limpeza etc.

Então, perceba que é essencial ter um controle de custos adequado.

Os valores dos honorários médicos cobrados devem levar em consideração também o seu know how e a sua especialização adquirida ao longo dos anos.

Perceba que é por meio da prestação dos seus serviços que você adquire recursos para poder dar continuidade às suas atividades.

Diante disso, é imprescindível ter um controle adequado de toda movimentação que acontece em seu empreendimento.

A partir desse comportamento, você terá as informações necessárias para levantar essas informações e para estabelecer o preço adequado de honorários médicos.

Clique no link abaixo para entender melhor como uma contabilidade especializada no seu segmento poderá ajudar você:

Quais os benefícios de ter uma tabela de honorários?

Montar uma tabela de honorários médicos é uma excelente estratégia para você que atende de forma particular.

Por meio dela, fica muito mais fácil ter uma programação financeira adequada, bem como entender de onde os recursos estão vindo.

Uma tabela de honorários permite também que você evite equívocos ao cobrar seus pacientes utilizando preços diferentes, o que, dependendo do contexto, pode até configurar discriminação.

Ela possibilita também que você possa ter um controle maior sobre quais os serviços os quais, de fato, você poderá prestar.

Isso ajuda até mesmo seus pacientes a saberem quais as especialidades atendidas e os procedimentos que você realiza.

Por intermédio dela, você consegue ter mais organização e atender, com mais transparência, pacientes que precisam dos seus serviços.

Contábil Rio: contabilidade especializada em médicos e em empresas da área de saúde, focada em levar soluções para facilitar o seu dia a dia

Como vimos em nosso artigo, embora parecidos, honorários, salários e pró-labore são conceitos totalmente diferentes.

Nesse sentido, na área médica, é importante dar atenção a aspectos relacionados a seus honorários, sempre prezando a clareza das informações e adotar uma postura justa ao estabelecer os valores cobrados..

Ainda, devido à importância para a profissão de forma geral, o próprio Código de Ética Médico dedica o art. 58 ao art. 72 para tratar de forma exclusiva sobre o assunto.

Lembrando que não atender ao que ele determina faz com que você tenha que lidar com a infração e poderá, inclusive, ser penalizado junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM).

A fim de ajudar profissionais que atuam com planos de saúde, foi elaborada a CBHPM, a qual vem ajudando não apenas a estabelecer os honorários médicos devidos, mas também a garantir que os profissionais continuem sendo valorizados em suas funções.

Ao falar em honorários médicos, é importante lembrar também que adotar diferentes formas de pagamento facilita o dia a dia do seus clientes e é fator que contribui para que você possa estabelecer novas parcerias.

Cabe ressaltar que, principalmente médicos que atendem de forma particular e que não usam a CBHPM para definir seus honorários, precisam ter adequado controle dos custos para definir os preços praticados.

Dito isso, cabe lembrar que nós, da Contábil Rio, somos uma contabilidade especializada em empresas da área de saúde e vamos ajudar você, médico, a ter um maior controle das suas finanças, quer trabalhe de forma autônoma ou por meio de pessoa jurídica.

Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados, preparados para facilitar o cumprimento de burocracias e para ajudar você a fazer escolhas inteligentes no seu dia a dia.

Quer saber como?

Então, clique no botão abaixo e converse com um de nossos especialistas!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Contábil Rio.

Nossa especialidade é resolver sua burocracia e cuidar das principais áreas da sua empresa, como as áreas: 

  • Contábil;
  • Fiscal;
  • de Legalização;
  • Tributária;
  • Trabalhista;
  • de Departamento Pessoal.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Estamos esperando por você!

5/5 - (1 vote)
Summary
Honorários médicos: tudo o que você precisa saber sobre eles
Article Name
Honorários médicos: tudo o que você precisa saber sobre eles
Description
Doutor, tenha domínio completo sobre seus honorários médicos e otimize suas finanças! Leia o nosso artigo e confira informações importantes.
Author
Publisher Name
Contábil Rio
Publisher Logo

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado só para você!
A GNRE recolhe tributos em operações de venda fora do…