Como reduzir custos no seu e-commerce?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O segredo para o sucesso de seu e-commerce. Conheça esta técnica infalível para reduzir custos!

Saber como reduzir custos do seu e-commerce pode determinar o sucesso do seu negócio online.

Quando falamos de e-commerce, você tem alguma ideia de como reduzir custos? O diferencial de um e-commerce de sucesso pode passar justamente pelo fato de o seu negócio conseguir não somente reduzir custos, como também aumentar de forma exponencial os números relacionados às vendas.

O e-commerce é muito sensível ao cenário econômico no qual se encontra inserido, sendo assim, a redução de custos acaba sendo um das melhores formas para conseguir aumentar o seu caixa, principalmente quando o mercado não se encontra tão favorável ou aquecido em relação à aquisição de bens de consumo.

Neste artigo, abordaremos sobre exatamente essa linha de raciocínio, indo muito além de como realizar uma redução, pois sabemos o quão importante é reduzir custos sem interferência na performance de seu negócio.

Existem diversas técnicas disponíveis para que você possa reduzir custos e todas elas são ensinadas a partir de diversos conteúdos espalhados pela internet – ou até mesmo em livros.

Nesta postagem, traremos o máximo de informações para que você possa conseguir sucesso em sua busca, e o melhor: com o máximo de informações possíveis para que você não precise ficar prolongando a sua pesquisa.

Como reduzir custos no e-commerce?

Se você quer reduzir custos em relação ao seu e-commerce, boa notícia: veio ao lugar certo! Abaixo, apresentaremos alguns dos segredos e técnicas considerados infalíveis para conseguir êxito nessa redução de custos.

Sendo assim, atente-se:

  • Ao planejamento de gastos;
  • À redução de custos com impressão;
  • À produção de embalagens rápidas;
  • À verificação da melhor forma de envio;
  • À aproximação do seu fornecedor.

Abordaremos, ainda, sobre cada uma das técnicas mencionadas acima de uma maneira bastante exclusiva. Você certamente já ouviu falar sobre algumas delas, mais um motivo para tomar nota de sua eficácia e saber um pouco mais sobre os resultados esperados.

Planejamento de gastos

O primeiro passo que é bastante óbvio, mas tenho certeza que muitos infelizmente ainda não colocam em prática, é relacionado a anotar tudo o que é gasto ao longo do mês. Essa tarefa pode dar um pouco de trabalho, no entanto, é fundamental para o próximo passo relacionado ao controle de tudo o que é gasto em relação ao seu e-commerce.

Você precisa ter tudo exposto no planejamento, absolutamente tudo, desde os custos fixos até os variáveis, logo, anote:

  • Quanto você gasta com telefone;
  • Quanto você gasta com internet;
  • Quanto você gasta com consultorias (caso você utilize esse tipo de serviço);
  • Quanto você gasta para manter a sua plataforma;
  • Quanto você gasta com equipe (caso possua mais gente trabalhando para você);
  • Quanto você gasta com equipamentos.

Enfim, nesse passo, você vai descrever absolutamente tudo que você possui de gastos – da forma mais informativa possível – para que o seu e-commerce esteja funcionando

Após realizar a anotação de todos os seus custos e conhecer cada um deles, chegaremos ao grande momento dessa técnica, que se trata justamente de reduzir custos em cima de coisas que podem deixar de fazer parte dos custos – isso sem que haja algum forte impacto para o seu negócio.

Acima disponibilizamos uma possível lista de itens, e usaremos exatamente essa lista para exemplificar uma redução de custos plausível que envolve os dois primeiros itens da lista. Isso porque: se você possui um gasto com internet pode pensar em alguma forma de passar a se comunicar através de ligações realizadas pela internet, assim, você diminuiria ou até mesmo eliminaria o seu gasto referente a telefone.

Outra forma de economia em relação a essa mesma lista citada como exemplo acima se trata da boa e velha “substituição”: sabemos que existem diversas plataformas relacionadas a e-commerce e talvez vocês estejam pagando por uma plataforma um preço muito mais alto do que uma outra plataforma similar e que oferece exatamente os mesmos recursos. Essa é uma questão bastante comum e que pode representar uma redução de custos altíssima, considerando todos os valores pagos mensais somados.

Reduzir custos na impressão

Uma forma bastante simples e que muitas pessoas não dão o devido valor quando se fala em reduzir custos de um e-commerce trata-se justamente dos cuidados em relação à impressão.

Muitos simplesmente não se apegam a esse tipo de economia pelo baixo custo unitário relacionado à operação, mas se você possui uma alta demanda, uma economia nesse sentido pode fazer toda a diferença para que o seu e-commerce reduza custos pontuais.

Tudo isso porque todo produto que é enviado a algum cliente deve levar consigo uma cópia impressa da nota fiscal anexada ao produto. Uma economia nesse viés multiplicada pela quantidade de produtos vendidos mensalmente pode ajudar o seu caixa – e muito.

Abaixo, separamos algumas sugestões para que você possa reduzir custos, como:

  • Dar preferência a impressoras mais econômicas e que utilizam mecanismos oficiais de recarga;
  • Realizar a recarga de tonner/cartuchos em lojas autorizadas;
  • Utilizar o recurso de impressão econômica em sua impressora ou seu dispositivo;
  • Sempre que possível utilizar o recurso de “frente e verso”;
  • Quando o documento for grande, verificar a possibilidade de redução do tamanho nos ajustes de impressão do seu computador/dispositivo.

Ademais, você pode ampliar a redução de gastos adotando medidas simples – como a redução de impressão para um formato A5 e utilizar a nota fiscal dobrada em sacos menores, pois geralmente os sacos menores possuem um custo menor.

Sabemos que essa é uma ação bastante simples e podemos assegurar que o simples, quando bem feito, gera grandes resultados.

Embalagens rápidas

Uma dica fundamental é procurar dar preferência para utilização de embalagens de fácil manejo operacional. 

Essa dica pode não parecer uma grande solução quando falamos de um fluxo baixo de encomendas saindo através do seu e-commerce, porém, quando aplicamos essa técnica para negócios digitais que possuem um grande fluxo de vendas por dia, não possuir esse tipo de material utilizado de forma prática pode demandar bastante tempo para finalizar o processo de embalagem, e isso pode acarretar diretamente na necessidade de contratação de mais funcionários.

Entre as melhores formas de reduzir custos em relação às embalagens, você deve dar preferência a compras de embalagens ou “sacos de segurança” que sejam práticos, inclusive, existe uma enorme gama de possibilidades disponíveis no mercado. Nesse sentido, pesquisar um pouco mais sobre isso pode te trazer uma economia pontual não somente direta (em relação ao valor unitário pago de cada embalagem), como, também, indireta (quando pensamos na questão operacional e o tempo gasto para finalizar cada embalagem).

Contabil Rio Gif Lp Contabilidade Para Pequenas Empresas E E Commerce - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

Observação: uma dica importante é se manter sempre atualizado em relação a valores. Além disso, é imprescindível pedir maiores informações à empresa ou à agência que irá realizar a entrega. Eles são especialistas não somente na logística, mas também em questões operacionais ligadas a embalagens.

Verifique a melhor forma de envio

Essa é uma técnica bastante simples, e por trabalhar diretamente com e-commerce você provavelmente já realizou esse processo antes. Trata-se basicamente de cotar a melhor e mais econômica forma de realizar o envio de sua mercadoria para o seu destino correto e com o máximo de segurança e qualidade na logística.

Existem diversas empresas que prestam o serviço de logística e você deve consultar cada uma delas, levando em consideração o preço e a qualidade do serviço prestado.

No caso do “Correios”, existem algumas modalidades para o envio,  inclusive uma modalidade especializada para e-commerce chamada “Soluções dos Correios para o e-Commerce”. Vale muito a pena procurar saber sobre o assunto através do link acima ou até mesmo em uma agência do Correios.

Essa solução é bastante atrativa para o e-commerce que possui principalmente um grande fluxo de vendas, pois de acordo com a quantidade de produtos enviados você consegue fechar um contrato com um valor diferenciado, fugindo, assim, daquelas taxas comuns a todos os tipos de envio.

Aproxime-se do seu fornecedor

Uma importante dica se trata da aproximação com o seu fornecedor, e quando falamos de se aproximar, isso não se trata somente de ter o seu fornecedor mais próximo em termo de comunicação, mas também de renegociação.

Tenha o fornecedor como um amigo próximo, converse, conte as suas dores e procure deixar o seu fornecedor a par de sua real situação, assim, a última pessoa que ele vai querer ver mal é justamente você.

Você ocupa um papel mais importante do que realmente acha que possui nessa relação, você é cliente, logo, o cliente tem sempre razão. Para os bons fornecedores e comerciantes, sinais de insatisfação ou de não realização comercial são sinais de procura pela concorrência. 

Não se trata de usar essa informação para conseguir certas reivindicações de forma autoritária, longe disso, trata-se de confiança, aumentar inclusive a relação comercial, angariando prazos maiores, diminuição do tempo de entrega, um desconto maior por quantitativo ou até mesmo definir um plano de metas e benefícios, bastante comentados atualmente.

Outras formas de reduzir custos no e-commerce

Abaixo, separamos alguns outros materiais postados em nosso blog que podem agregar informações valiosas ao processo de redução de cursos relacionados ao e-commerce:

A falta de conhecimento tributário pode ser um problema

A falta de conhecimento específico na área contábil pode determinar o insucesso do seu e-commerce, porque é necessário entender questões relacionadas à organização e principalmente a tributação de cada produto comercializado em seu e-commerce.

Isso ocorre porque se você não realiza o recolhimento de impostos devidos para cada produto do seu negócio, você, em um momento futuro, pode ter que pagar juros e multas para manter o seu negócio legalizado e com total conformidade com o que determina a lei.

Logo, a falta de conhecimento tributário tem sido uma pedra no sapato de diversos empreendedores digitais, haja vista que muitas vezes são utilizados aplicativos e planilhas prontas para a retenção de impostos e declarações. Esses meios, em alguns cenários, não representam a real situação em que o e-commerce se encontra inserido.

Essa falta de conhecimento ainda pode ocasionar a perda direta de dinheiro, fazendo você pagar muito mais do que deveria – ou simplesmente pagar um imposto que já foi recolhido anteriormente.

Conte com uma contabilidade especializada!

Para resolver esse tipo de problema específico em relação à falta de conhecimento contábil, você pode contar com a ajuda de uma contabilidade especializada em e-commerce.

Além de uma contabilidade poder proporcionar para o seu negócio toda a ajuda necessária em relação ao recolhimento de tributos de uma forma totalmente assertiva, ela poderá trazer diversos benefícios contábeis para o seu negócio, atuando desde a concepção do negócio até o processo fiscal e tributário, tão necessários para que um e-commerce possa reduzir custos de forma direta ou indireta.

Conte conosco, da Contábil Rio

Se você busca reduzir custos e manter o seu e-commerce em total conformidade com as leis vigentes, entre em contato conosco, da Contábil Rio. Somos uma contabilidade para e-commerce totalmente especializada no ramo de negócios digitais.

Contamos com uma equipe de profissionais especializados no seu negócio e podemos te ajudar muito além de apenas reduzir custos. Abaixo seguem algumas das soluções disponibilizadas para que o seu e-commerce alcance os melhores resultados:

  • Controle de estoque;
  • Logística;
  • Escrituração fiscal;
  • Escrituração contábil;
  • Emissão e armazenamento de NF-e;
  • Elaboração de folha de pagamento;
  • Demais rotinas contábeis, fiscais e tributárias.

Entre em contato conosco agora mesmo através do nosso formulário de contato em nosso website ou, ainda, fale conosco através do chat de atendimento localizado no canto inferior direito.

QUERO OBTER SUCESSO EM MEU ECOMMERCE!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Contábil Rio.

Nossa especialidade é resolver sua burocracia e cuidar das principais áreas da sua empresa, como as áreas: 

  • Contábil;
  • Fiscal;
  • de Legalização;
  • Tributária;
  • Trabalhista;
  • de Departamento Pessoal.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Estamos esperando por você!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado só para você!
Paulo Guedes, ministro da Economia, apontou nesta terça-feira (13) que…