Empresas que trabalham com importação e exportação precisam estar sempre atentas às normas da lei, tanto de seu país como de outros. Desse modo, elas determinam  quais processos são legalmente permitidos e como devem ser realizados. Uma das operações de importação instauradas pelo Governo Federal é a importação por encomenda.

Você sabe que modalidade é essa e como ela funciona?

Continue a leitura e descubra o que é a importação por encomenda e quais condições e requisitos foram recentemente estabelecidos para ela, diferenciando-a, assim, mais detalhadamente da importação por conta e ordem. 

[elementor-template id="10054"]

O que é importação por encomenda

Em 28 de dezembro de 2018, foi publicada no Diário Oficial da União a Instrução Normativa n° 1861, que então, define as condições e requisitos tanto para a importação por encomenda quanto para a importação por conta e ordem. Dessa maneira, ambas as conceituações foram atualizadas e consolidadas, delineando-as com maior precisão. 

A importação por encomenda é aquela em que se contrata o importador, com o objetivo de assim, realizar a promoção do despacho aduaneiro de importação da mercadoria estrangeira que esse importador então adquiriu em outro país. Dessa forma o objetivo é revender a alguém predefinido, e esse despacho é realizado no nome do importador e com seus recursos.

Esta modalidade é diferente da importação por conta e ordem, na qual se contrata um importador para promoção do despacho aduaneiro de mercadoria estrangeira que foi obtida no Exterior por uma pessoa jurídica. O despacho, nesse caso, ocorre no nome do importador. 

Confira Nossos ServiÇos Min 1 2 - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

Como funciona e obrigações

A Receita Federal determina os processos de escrituração que devem ser seguidos pelos envolvidos nas operações de importação por encomenda e importação por conta e ordem. Além disso, delimita como se deve emitir notas fiscais nessas operações e outros pormenores em relação à escrituração da contabilidade do importador.

Assim, as novas normas designadas pelo Governo Federal definem que: 

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre importação por encomenda, abordando ainda a modalidade de importação por conta e ordem. Verificamos quais são as novas definições e normas do governo brasileiro em relação a essas duas modalidades, para que você se mantenha bem informado e atualizado sobre  processos de importação no Brasil. Se gostou, compartilhe! Deixe sua opinião ou sua dúvida e iremos respondê-las. 

Acesse nosso Departamento Contábil para Importação e Exportação e conte conosco para ajudá-lo a resolver, de forma prática, rápida e segura, os procedimentos contábeis de sua empresa.  

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Uma das questões mais importantes para quem trabalha em empresas…