Reduzir impostos: 5 estratégias para produtores digitais

Reduzir imposto é uma maneira eficaz de aumentar a lucratividade. Aqui estão cinco maneiras para você alcançar essa redução!

Apesar de todo indivíduo, seja pessoa física ou jurídica, ser obrigado por lei a pagar impostos, essa é uma obrigação que ninguém gosta.

Um dos principais motivos para isso, além da alta carga tributária, é a complexidade no sistema tributário brasileiro, que não facilita nem o entendimento sobre a arrecadação de tributos, nem a economia do cidadão e das empresas.

Particularmente em ocasiões de emergência, cada centavo é importante, por isso, cada vez mais, são procuradas maneiras legais de pagar menos impostos.

[elementor-template id="10054"]

Por esta razão, produtor digital, preparamos este artigo para te ajudar a entender como reduzir os impostos. Confira!

É possível reduzir os impostos de forma legal?

Sim, é possível reduzir os impostos de forma legal, mas é importante ressaltar que isso deve ser feito nos limites legais e éticos estabelecidos pelas autoridades fiscais. 

Cada estratégia deve ser feita com atenção e conhecimento especializado, assim, é possível evitar erros que podem causar maiores prejuízos.

Abaixo, separamos 5 estratégias efetivas para reduzir impostos. Veja agora!

 1. Fique longe de métodos ilícitos

Várias pessoas interpretam erroneamente a elisão fiscal. Essa consiste em uma ação legal que busca encontrar formas legais de reduzir os impostos, como a redução do pró-labore em muitas organizações.

Já a evasão fiscal é o não pagamento dos impostos. Essa ação é completamente fora da lei e prejudicial para sua prática.

Desse modo, fica claro que o pagamento dos impostos é uma ação necessária, e deixar de pagar um “pequeno imposto” não é a solução para seus problemas.

A L4729 discrimina a sonegação fiscal como um crime.  As penalidades para estes delitos variam desde multas até o fechamento do negócio. Ou seja, definitivamente, não vale a pena arriscar ser pego por evasão fiscal! 

Há maneiras de baixar o valor dos impostos pagos sem se envolver em qualquer atividade ilegal, o que poderia trazer graves consequências para o seu negócio.

 2. Conte com um planejamento tributário 

É vital que sua empresa tenha uma estratégia competente para reduzir os impostos. Isto requer uma investigação abrangente dos assuntos financeiros e tributários para descobrir métodos legais para baixar os impostos.

Para isso, um passo fundamental é ter um planejamento tributário adequado que analise todas as possibilidades e encontre os melhores cenários para a empresa atuar na redução efetiva da carga tributária.

 3. Regime de tributação – escolha o correto 

Quando você atua como PJ, tem que selecionar o sistema tributário adequado, pois ele determinará o recolhimento de impostos.

Lembrando que os três principais regimes são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. 

O Simples Nacional é o regime mais comum, sendo vantajoso para as micro e pequenas empresas. Nesse regime, há um recolhimento unificado de impostos por meio da DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional. 

No entanto, é necessário analisar cautelosamente as opções e as singularidades de cada caso para determinar a melhor escolha em termos de tributação.

 4. Acompanhe o calendário fiscal e faça o pagamento dos impostos em dia 

A maneira mais simples de diminuir os impostos é garantir que sua empresa não pague mais impostos do que o necessário devido a atrasos nos pagamentos.

É fácil determinar por que os impostos devem ser pagos no prazo correto: para evitar multas, taxas e juros acumulados por atrasos de pagamento. 

No entanto, essa é uma regra que muitas vezes é esquecida, o que acaba sendo prejudicial para o negócio, tendo em vista que as multas podem ser significativas.

O principal fator para garantir que os impostos sejam pagos com precisão é a organização. 

É de responsabilidade da empresa colocar em ordem o sistema fiscal e garantir que todas as rotinas sejam cumpridas de forma correta e organizada. Isso significa pagar tudo dentro do prazo!

Mantenha-se atualizado com o cronograma fiscal e tributário para acompanhar quaisquer modificações nos prazos de pagamento e não perca nada!

 5. Tenha o auxílio de um profissional especializado

Quando se trata de tributação e leis fiscais no Brasil, há uma grande complexidade devido às várias regras que podem ou não ser aplicáveis no seu caso. A fim de compreender e seguir estas regras, é essencial obter ajuda especializada em contabilidade.

Um contador pode ajudar a identificar estratégias e outras oportunidades legais de economia de impostos. Além disso, o profissional é responsável por garantir que tudo esteja em conformidade com as leis fiscais, evitando penalidades e outros prejuízos.

Conheça mais formas de reduzir seus impostos:

A Contábil Rio fornece o respaldo necessário para a redução da carga tributária

A redução da carga tributária é uma estratégia fundamental para produtores digitais maximizarem seus lucros e investirem em seus negócios. No entanto, esse processo pode ser complexo e requer um conhecimento profundo das leis e regulamentações fiscais.

A boa notícia é que a Contábil Rio pode fornecer o respaldo necessário para ajudar produtores digitais a reduzirem seus impostos de forma legal e eficiente. 

Com amplo conhecimento contábil e fiscal, ajudamos os empreendedores a identificar oportunidades de economia de impostos e implementar as melhores estratégias para alcançar seus objetivos.

Fale conosco agora mesmo e saiba mais sobre como podemos te ajudar a reduzir os seus impostos!

Pressione aqui para ter um processo efetivo e seguro de redução de impostos

Classifique nosso post

Summary
Maneiras para produtores digitais reduzirem impostos
Article Name
Maneiras para produtores digitais reduzirem impostos
Description
Reduzir impostos: 5 estratégias para produtores digitais. Para saber mais do assunto, leia o artigo que preparamos até o final!
Author
Publisher Name
Contábil Rio
Publisher Logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Confira como é feita a tributação de licenças de uso…