É uma boa ideia montar loja no Mercado Livre?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você sabe qual é o maior mercado online do Brasil? É o Mercado Livre. Provavelmente você já ouviu falar, visitou e quem sabe até fez compras nesse site.

Mas será que realmente vale a pena montar loja no Mercado Livre?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Primeiramente, vamos explicar o que é e como funciona este gigantesco marketplace, e então mostrar dicas para montar sua loja no Mercado Livre.

O que é o Mercado Livre?

O Mercado Livre é um marketplace – tipo de canal de vendas que se tornou febre na Internet. Ou seja, consiste em um tipo de shopping virtual, pois reúne várias lojas, vendedores e compradores: uma imensa vitrine. Uma vitrine visualizada por quase 35 milhões de usuários cadastrados (dados estimados em 2019).

O marketplace foi criado no ano de 1999 por dois economistas, Hernan Kazah e Marcos Galperin. O site tem, portanto, 20 anos de história. Com o tempo, foi se aperfeiçoando, crescendo exponencialmente e ampliando seus recursos.

O Mercado Livre é um local em que pessoas físicas e pessoas jurídicas podem comprar e vender de forma rápida, simples e muitas vezes com preços competitivos. É notável a variedade de mercadorias, e você pode avaliar a confiabilidade do vendedor ou comprador através das avaliações que ele recebeu, além do volume de vendas ou compras finalizadas. 

Ele também categoriza seus vendedores e compradores em diferentes status, conforme se tornam mais ativos e mais confiáveis no site.

Imagine um mercado público de uma grande cidade, só que na web e mais organizado, com normas específicas e recursos tecnológicos: esse é o Mercado Livre, um site que se tornou referência em compra e venda de produtos e vem adquirindo cada vez mais credibilidade. 

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade no Méier Rio de Janeiro - RJ | Contábil Rio

Vale a pena montar loja no Mercado Livre?

A resposta mais sucinta é: depende. Depende do seu negócio, dos seus objetivos, dos seus recursos. Existe uma disputa entre vendedores sobre loja virtual ou Mercado Livre – e marketplaces em geral. Ambos apresentam vantagens e desvantagens.

Vantagens de montar loja no Mercado Livre

  • o Mercado Livre é o marketplace mais importante no nosso país, e um dos maiores do mundo, com mais de 34 milhões de usuários cadastrados;
  • não há despesas com divulgação e marketing, mas você paga uma comissão de 10 a 16% por cada venda finalizada;
  • você pode criar uma conta como pessoa física ou como empresa;
  • é possível ter uma loja virtual e uma loja no Mercado Livre ao mesmo tempo, integrando-as perfeitamente;
  • ideal para pequenos e médios empresários;
  • você pode criar valor para a sua loja ao atingir status cada vez mais altos, por exemplo o MercadoLíder Gold e MercadoLíder Platinum, conforme a quantidade de vendas concretizadas e atendimento eficiente aos clientes;
  • possibilidade de atingir diferentes públicos, que buscam pelos mais variados artigos, alguns difíceis de serem encontrados no Brasil ou muito caros em outros sites ou lojas físicas;
  • alta captação de clientes;
  • muitos consumidores têm o hábito de comprar de forma contínua no Mercado Livre, sejam os mesmos produtos ou produtos diferentes;
  • você pode personalizar sua loja de acordo com as normas do site;
  • estrutura para receber e enviar pagamentos definidas no MercadoPago;
  • MercadoLivre Publicidade: vendedores podem criar propagandas no marketplace; 
  • MercadoLivre Classificados: anúncios de veículos, imóveis, e serviços;
  • MercadoEnvios: vantagens nos fretes realizados pelos Correios;
  • dispõe de aplicativo para smartphone.

Conclusão

É vantajoso, afinal, montar loja no Mercado Livre? Sim, em qualquer cenário. Isso porque você pode ter uma loja virtual própria e integrá-la ao Mercado Livre, ou loja física e loja no Mercado Livre. Agora, se você vai montar loja no Mercado Livre, é premente que avalie seu planejamento estratégico e seus objetivos, assim como as características do seu negócio. 

O Mercado Livre tem um tráfego extremamente alto, o que leva seus produtos até um público muito diversificado, muito maior do que aquele que você conseguiria com uma loja virtual – embora a loja virtual tenha vantagens, como o fato de o vendedor não pagar taxas e comissões pelas vendas.

Esperamos que você tenha apreciado nosso conteúdo sobre montar loja no Mercado Livre. 

Se gostou do artigo, compartilhe! Deixe sua opinião ou sua dúvida e responderemos prontamente. Queremos ajudá-lo a aumentar suas vendas.

Aproveite e veja nosso conteúdo sobre Abertura e Legalização de Empresa de E-commerce.

Compartilhe nas redes!

Summary
Article Name
Montar loja no Mercado Livre - É uma boa ideia?
Description
Você sabe qual é o maior mercado online do Brasil? É o Mercado Livre. Provavelmente você já ouviu falar, visitou e quem sabe até fez compras nesse site. Mas será que realmente vale a pena montar loja no Mercado Livre? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Primeiramente, vamos explicar o que é e como funciona este gigantesco marketplace, e então mostrar dicas para montar sua loja no Mercado Livre.
Author
Publisher Name
Contábil Rio
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE EM NOSSA

NEWSLETTER

Receba nossos Artigos no seu e-mail!

Basta preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Recomendado!
Cada vez mais pessoas têm se interessado em investir na…
Open chat